Mais vistas
Especialista avalia a chegada do El Niño no sul brasileiro...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Jornalista e escritor Romar Beling recebe título de Cidadão Santa-Cruzense
Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede...
Canto Alegretense completa 45 anos e motiva início de turnê...
CIEE-RS abre a semana com mais de 2,8 mil vagas...
Emanuela, Gabriele e Fernanda são coroadas Soberanas da 41ª Oktoberfest...
Visac-RS inicia testes no transporte público com ônibus movido a...
Dia dos Namorados: restaurantes de Novo Hamburgo apostam em menus...
Espaço Sicredi Cristo Rei amplia opções gratuitas para eventos, reuniões...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

indústria

Cidades

1º Emprega Canela do Setor Industrial oferta cerca de 30 vagas nesta quinta

Por Jonathan da Silva 08/06/2026
Por Jonathan da Silva

Com a oferta de cerca de 30 vagas de trabalho, o 1º Emprega Canela do Setor Industrial será realizado nesta quinta-feira, dia 11 de junho, pela Prefeitura de Canela. A ação ocorrerá a partir das 8h30min, na sede do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), reunindo aproximadamente dez empresas instaladas no Distrito Industrial do município.

O objetivo da iniciativa é fomentar a economia local e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Durante o feirão, os candidatos poderão conhecer as empresas participantes, obter informações sobre as vagas disponíveis e entregar currículos diretamente aos representantes dos empregadores.

Aproximação entre empresas e candidatos

As empresas participantes contarão com espaços destinados à divulgação institucional e à apresentação das oportunidades de emprego. A proposta é aproximar quem busca uma colocação profissional das organizações que necessitam contratar novos colaboradores.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela, Luciano Melo, a atividade busca atender tanto pessoas que procuram recolocação profissional quanto aquelas que desejam ingressar no mercado de trabalho. “Esta feira é de fundamental importância tanto para quem está em busca de uma nova oportunidade de emprego quanto para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho. Além de aproximar empresas e candidatos, a ação contribui para o desenvolvimento econômico e social do município”, ressalta o titular da pasta.

Serviço

  • O quê: 1º Emprega Canela do Setor Industrial
  • Quando: Quinta-feira, 11 de junho, a partir das 8h30min
  • Onde: Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela – Cidica (Rua São Francisco, nº 199 – bairro Boeira, em Canela)
  • Quanto: Gratuito para os candidatos interessados nas vagas
Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2026 0 Comentários 37 Visualizações
Variedades

Sinborsul realiza assembleia para aprovação do balanço de 2025 no dia 9

Por Jonathan da Silva 05/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (Sinborsul) realizará, no dia 9 de junho, uma Assembleia Geral Ordinária para apreciação e aprovação do balanço de 2025. O encontro acontecerá de forma presencial no Centro das Indústrias, em São Leopoldo. A atividade integra a agenda institucional da entidade e será seguida por uma reunião de diretoria para discutir temas relacionados ao setor da borracha e às ações desenvolvidas pelo sindicato.

A assembleia está marcada para as 10h, em primeira chamada, e às 10h30min, em segunda chamada. Durante o encontro, os participantes analisarão as contas e os resultados financeiros referentes ao exercício de 2025, sob a presidência de Sérgio Ferandin.

Reunião de diretoria

Na sequência, às 11h, ocorrerá a Reunião de Diretoria do Sinborsul, também no Centro das Indústrias. Entre os assuntos previstos na pauta estão questões trabalhistas e tributárias que impactam o segmento industrial da borracha.

Os dirigentes também deverão discutir a parceria e o subsídio para o curso Liderar + Mentorias, desenvolvido pelo Sindimetal RS em parceria com a Talent. A formação tem início previsto para o dia 7 de julho.

Outro tema que será abordado é a Expobor, feira do setor que acontecerá entre os dias 23 e 25 de junho, das 13h às 20h, em São Paulo. A reunião incluirá ainda o retorno sobre ações realizadas pela entidade em diferentes frentes de atuação, incluindo iniciativas desenvolvidas em conjunto com entidades parceiras e a Fiergs.

Programação

Após o encerramento da assembleia e da reunião de diretoria, será oferecido um almoço aos participantes.

Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (51) 3590-7733.

Foto: Tiago da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2026 0 Comentários 68 Visualizações
Business

Levantamento da Fiergs aponta queda na produção industrial do RS em abril

Por Jonathan da Silva 29/05/2026
Por Jonathan da Silva

A produção industrial do Rio Grande do Sul apresentou retração em abril na comparação com março, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela pesquisa Sondagem Industrial do RS, realizada pelo Sistema Fiergs. O índice de produção ficou em 46,3 pontos, abaixo da linha de 50 pontos, indicando queda na atividade industrial. Apesar disso, o resultado permaneceu acima da média histórica para o mês, de 45,4 pontos, o que sinaliza uma retração menos intensa do que a normalmente registrada em abril. Ao mesmo tempo, o levantamento apontou aumento na disposição dos empresários industriais para investir nos próximos seis meses.

Segundo a pesquisa, o índice do número de empregados ficou em 49 pontos em abril, repetindo o desempenho registrado em março e indicando nova retração no emprego industrial. A utilização da capacidade instalada alcançou 69%, patamar considerado abaixo do usual para o período.

Estoques sobem

Os estoques de produtos finais armazenados pelas indústrias cresceram entre março e abril. O indicador de evolução atingiu 51,5 pontos, enquanto o índice em relação ao planejado marcou 52,4 pontos, demonstrando que os estoques ficaram acima do desejado pelas empresas.

Expectativas caem

A sondagem também mostrou retração nas expectativas da indústria para maio nos indicadores de demanda e exportações. O índice de demanda caiu 1,6 ponto, chegando a 49 pontos, enquanto o indicador de exportações recuou 2,8 pontos, alcançando 46,8 pontos.

Por outro lado, houve avanço nas expectativas relacionadas ao emprego e às compras de matérias-primas. O índice de emprego subiu 1,2 ponto, atingindo 49 pontos, e o indicador de compras de matérias-primas avançou 0,3 ponto, chegando a 49,6 pontos. Mesmo com a alta, todos os índices permaneceram abaixo da linha de 50 pontos, indicando perspectivas pessimistas para os próximos meses.

Intenção de investir cresce

Apesar do cenário de retração na produção e das expectativas negativas, a intenção de investir da indústria gaúcha apresentou crescimento entre abril e maio. O índice avançou 3,5 pontos, passando de 51,8 para 55,3 pontos, superando a média histórica de 52,1 pontos.

De acordo com a pesquisa, 59,7% das empresas consultadas demonstraram intenção de realizar investimentos nos próximos seis meses.

O levantamento foi realizado entre os dias 4 e 13 de maio com 129 empresas industriais do Rio Grande do Sul, sendo 30 pequenas, 43 médias e 56 grandes.

Foto: Hoang NC/Pexels/Reprodução | Fonte: Assessoria
29/05/2026 0 Comentários 68 Visualizações
Variedades

Sinduscom Vales participa do Enic 2026 em São Paulo

Por Jonathan da Silva 27/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (Sinduscom Vales) participou do Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic) 2026, realizado entre os dias 19 e 21 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o evento reuniu mais de 2 mil participantes e contou com uma programação voltada à atualização profissional, debates estratégicos e apresentação de tendências do setor da construção civil.

Representantes da diretoria do Sinduscom Vales e empresas associadas acompanharam os painéis e atividades do encontro, que teve 145 debates distribuídos em diferentes trilhas temáticas. Entre os assuntos abordados estiveram reforma tributária, redução da jornada de trabalho, inovação, sustentabilidade, financiamento e novas tecnologias aplicadas à construção civil.

Participação do Sinduscom Vales

O presidente do Sinduscom Vales, engenheiro Ricardo Ramos, destacou a importância da participação da entidade no evento. “O evento qualificado e estratégico para o setor, reforça a atuação ativa do sindicato; o acesso dos associados aos conteúdos, tendências e networking”, afirmou Ramos. Segundo ele, a presença no encontro também amplia as oportunidades para as empresas associadas acompanharem as transformações do mercado. “Esse tipo de ação é um benefício importante para as empresas associadas, incentivando outras a participarem das próximas edições e eventos similares, nos mantendo conectados com o mercado”, acrescentou o engenheiro.

A comitiva do Sinduscom Vales foi formada pelo presidente Ricardo Ramos, pela vice-presidente Priscila Goettert, pelo diretor Rodrigo Weissheimer, além dos diretores Albert Koelln, Rafael Cadore, Gustavo Heurich e Eduardo Pinto. Também participaram representantes das empresas Kyma, JD Esquadrias, Valência e Fire Sinos.

Como foi o evento

A edição de 2026 do Enic ocupou uma área de 6 mil metros quadrados no Distrito Anhembi, reunindo salas de conteúdo, rodadas de negócios e estandes de 24 marcas da cadeia produtiva da construção. Um dos destaques da programação foi a entrega do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade.

O presidente da CBIC, Renato Correia, avaliou os resultados do encontro. “Nós atingimos todos os objetivos ao realizar um Enic combinando conteúdo e área de exposição, para que a nossa cadeia produtiva e os próprios empreendedores pudessem apresentar suas inovações e as tendências de futuro”, afirmou Correia, que também anunciou a próxima edição do evento. “Já estamos planejando um Enic maior e ainda melhor em 2027, entre 11 e 13 de maio, no Distrito Anhembi, com a mesma essência de conteúdo e exposição”, ressaltou odirigente.

O presidente executivo da CBIC, Fernando Guedes Ferreira Filho, destacou o networking proporcionado pelo encontro. “As pessoas conversaram com quem atende a cadeia produtiva, com empresas fornecedoras. Esse é um diferencial muito importante do nosso evento, colocar no mesmo lugar, com diálogo aberto, tomadores de decisão de todo o nosso ecossistema”, comentou Ferreira Filho.

A programação do Enic também abordou o uso de robôs, impressoras 3D e inteligência artificial nos canteiros de obras, além de promover workshops e demonstrações práticas de novas tecnologias. O evento contou ainda com rodadas de negócios internacionais realizadas em parceria com a Apex-Brasil.

Outro tema debatido foi a escassez de mão de obra no setor da construção civil. Durante o painel “O futuro da Construção começa pelas pessoas”, especialistas discutiram os impactos da redução de profissionais disponíveis no mercado e os custos de reposição de vagas.

O Enic 2026 foi realizado pela CBIC em correalização com Sesi e Senai, além de contar com apoio institucional, patrocinadores e parceiros ligados à indústria, tecnologia, inovação e desenvolvimento econômico.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
27/05/2026 0 Comentários 88 Visualizações
Variedades

Sindimetal RS promove 5ª edição do Metal Connect nesta quinta em São Leopoldo

Por Jonathan da Silva 26/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Sindimetal RS realiza a quinta edição do Metal Connect, encontro voltado às lideranças da indústria metalúrgica, mecânica e de material elétrico e eletrônico, nesta quinta-feira, dia 28 de maio, a partir das 17h30min na sede da entidade, junto ao Centro das Indústrias, em São Leopoldo. A programação contará com recepção, espaço de networking e um bate-papo sobre estratégias de valorização de equipes. Nesta edição, o encontro também será realizado em celebração ao Dia da Indústria.

A recepção dos participantes está marcada para as 17h30min. A partir das 18h15min, o evento terá um espaço voltado à ampliação de conexões entre associados e filiados da entidade. Segundo a organização, o objetivo do Metal Connect Happy Hour é aproximar lideranças empresariais e estimular a criação de parcerias e redes de contato entre empresas do setor.

Quem será a palestrante

Durante o encontro, a analista de RH SR da Regal Rexnord, Elaine Carvalho, participará de um bate-papo com o tema “Plano Estratégico de Valorização: Ações práticas para encantar e manter times de alta performance”.

Ingresso solidário

O acesso ao evento será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão destinados ao Banco de Alimentos – Vale do Sinos.

Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (51) 3590-7708.

Serviço

  • O quê: 5º Metal Connect
  • Quando: Quinta-feira, 28 de maio, a partir das 17h30min
  • Onde: sede do Sindimetal RS, junto ao Centro das Indústrias, em São Leopoldo
  • Quanto: 1 kg de alimento não perecível como ingresso solidário
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/05/2026 0 Comentários 90 Visualizações
Business

Sindimetal RS promove visita técnica sobre rastreabilidade industrial na Grefortec

Por Jonathan da Silva 11/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Sindimetal RS realizará um encontro voltado à apresentação dos resultados da implantação do projeto de Rastreabilidade e OEE na empresa Grefortec nesta terça-feira, dia 12 de maio. A atividade ocorrerá a partir das 8h, na unidade da empresa localizada no bairro São João Batista, em São Leopoldo, reunindo empresários, gestores e profissionais de empresas associadas e filiadas ao sindicato. O objetivo é demonstrar, na prática, os impactos da digitalização dos processos industriais e da adoção de ferramentas voltadas ao controle e monitoramento da produção.

A programação terá início com recepção e coffee break, seguida pela apresentação dos resultados do projeto e por uma visita à unidade produtiva da Grefortec.

Segundo a organização, a implantação promoveu mudanças no modelo de gestão fabril da empresa, substituindo processos realizados com lançamentos manuais, planilhas de Excel e controles em papel por uma estrutura digital integrada.

Transformação nos processos industriais

Durante o encontro, os participantes poderão conhecer como a implementação dos sistemas de rastreabilidade e OEE impactou a operação industrial da empresa, com foco em controle de produção, eficiência operacional e tomada de decisão baseada em dados.

A apresentação será conduzida pela diretora Comercial da Grefortec, Andrea Gremes Bender. Administradora, ela atua na gestão e na área comercial da planta de tratamento térmico da empresa em São Leopoldo e também integra o Grupo Valemetalsinos e a diretoria do Sindimetal RS.

Também participará da atividade o CEO da Floki Sys, Giuliano Hoffmann, responsável por apresentar os resultados da implantação do projeto na empresa. Com atuação no setor de automação industrial, ele trabalha na startup voltada ao desenvolvimento de soluções para conexão entre pessoas e máquinas em ambientes industriais.

Visita técnica integra programação

Além das apresentações, os participantes acompanharão uma visita técnica à unidade produtiva da Grefortec, permitindo observar a aplicação das soluções no ambiente fabril.

De acordo com o Sindimetal RS, a atividade é exclusiva para empresários, gestores e interessados vinculados às empresas associadas e filiadas à entidade.

Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (51) 3590-7708.

Serviço

  • O quê: Apresentação dos resultados do projeto de Rastreabilidade e OEE na Grefortec
  • Quando: Terça-feira, 12 de maio, a partir das 8h
  • Onde: Grefortec, bairro São João Batista, em São Leopoldo
  • Quanto: Evento destinado a associados e filiados do Sindimetal RS; valores não informados
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/05/2026 0 Comentários 122 Visualizações
Business

São Leopoldo recebe palestra sobre o cenário econômico de 2026 na segunda-feira

Por Jonathan da Silva 08/05/2026
Por Jonathan da Silva

Empresários, gestores e representantes de empresas associadas ao Sindimetal RS, Sinborsul e Sindivest participarão de uma palestra econômica com o economista-chefe do Sistema Fiergs, Giovani Baggio, na próxima segunda-feira, dia 11 de maio, em São Leopoldo. O encontro ocorrerá na sede do Sindimetal RS, junto ao Centro das Indústrias, com início às 16h30min, e abordará os impactos dos riscos globais e dos desafios econômicos brasileiros sobre o Rio Grande do Sul. A atividade busca discutir os efeitos das tensões internacionais, da política econômica e dos eventos climáticos no desempenho da indústria e da economia gaúcha.

A programação começará com recepção e coffee break às 16h30min. A palestra terá início às 17h, com encerramento previsto para as 18h30min.

Debate sobre economia global e indústria

Com o tema “Riscos globais, desafios do Brasil e impactos no Rio Grande do Sul”, a palestra irá tratar do cenário econômico projetado para 2026 em um contexto de incertezas internacionais. Entre os assuntos previstos estão os reflexos das tensões geopolíticas, como o conflito no Oriente Médio e o avanço de medidas protecionistas, sobre os preços da energia, a inflação e o comércio internacional.

A partir desse cenário, também serão discutidos os efeitos sobre a economia brasileira, especialmente em relação às taxas de juros, ao câmbio e à trajetória fiscal. Segundo a organização, a proposta é analisar como esses fatores influenciam o crédito, os investimentos e a competitividade da indústria nacional.

O economista-chefe do Sistema Fiergs, Giovani Baggio, afirmou que o Rio Grande do Sul também estará no centro da análise. “Teremos destaque também sobre o Rio Grande do Sul, onde a recorrência de eventos climáticos extremos, somada a desafios estruturais e recentes barreiras comerciais, reforça um ambiente mais complexo para o crescimento econômico e a atividade industrial”, comentou Baggio.

Participação mediante doação

O acesso ao evento será mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão destinados ao Banco de Alimentos – Vale do Sinos.

Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (51) 3590-7708.

Serviço

  • O quê: Palestra econômica com o economista-chefe do Sistema Fiergs, Giovani Baggio
  • Quando: Segunda-feira, 11 de maio, das 16h30min às 18h30min
  • Onde: Sede do Sindimetal RS, junto ao Centro das Indústrias, em São Leopoldo
  • Quanto: 1 kg de alimento não perecível para doação ao Banco de Alimentos – Vale do Sinos
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/05/2026 0 Comentários 151 Visualizações
Variedades

Fiergs apresenta estande interativo inspirado no cérebro humano no Gramado Summit

Por Jonathan da Silva 06/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Sistema Fiergs participa do Gramado Summit 2026, de quarta-feira a sexta-feira, 6 a 8 de maio, no Serra Park, em Gramado, com um estande inspirado no cérebro humano e baseado no conceito “Indústria das Ideias”. A iniciativa reúne experiências interativas, exposição de produtos e debates para apresentar ao público a transformação da indústria, com foco em inovação, talentos e novos modelos de negócio, buscando aproximar especialmente os jovens do setor industrial.

O espaço desenvolvido pelo Sistema Fiergs utiliza a lógica do cérebro humano como referência para apresentar atividades que conectam o público à realidade industrial. Entre as ações, visitantes podem participar de uma dinâmica interativa que relaciona esforço, resultado e inovação. Outra atração é a Vitrine Indústria RS, que expõe produtos da indústria gaúcha e demonstra a presença da produção local e do desenvolvimento tecnológico no cotidiano.

O presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier, destacou o objetivo da participação no evento. “A indústria vive um momento de transformação, cada vez mais baseada em pessoas, conhecimento e inovação. Neste evento, queremos mostrar, especialmente aos jovens, que a indústria é um ambiente dinâmico, tecnológico e cheio de oportunidades, onde ideias se transformam em soluções concretas para a sociedade”, afirmou Bier.

Programação

Além das atividades no estande, a entidade participa da programação do evento com painéis voltados ao desenvolvimento industrial. Os debates abordam temas como formação e valorização de talentos, liderança feminina, educação e desafios para atrair jovens à indústria. Um dos painéis conta com a participação do presidente Claudio Bier.

No palco principal, o diretor de Marketing e Administrativo da Poker, Rogério Cauduro, participa como convidado do Sistema Fiergs para apresentar experiências relacionadas a posicionamento, diferenciação e atuação em nichos de mercado, com foco em competitividade.

Tecnologia

A agenda inclui discussões sobre o impacto de novas tecnologias na indústria, com temas como deep techs, saúde e bem-estar e soluções aplicadas ao agronegócio. Também são abordadas iniciativas de integração com startups e exemplos práticos de uso de tecnologia, como o reaproveitamento de resíduos no setor têxtil.

O Gramado Summit reúne representantes do ecossistema de inovação e dos setores público, privado e acadêmico, promovendo debates e atividades voltadas ao desenvolvimento tecnológico e industrial.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/05/2026 0 Comentários 92 Visualizações
Variedades

IBTeC debate robótica colaborativa no Happy Hour com Tecnologia do dia 29

Por Jonathan da Silva 23/04/2026
Por Jonathan da Silva

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) realiza mais uma edição do projeto Happy Hour com Tecnologia na próxima quarta-feira, 29 de abril, às 17h30min, em Novo Hamburgo. O encontro terá como tema a robótica colaborativa e o futuro da indústria, reunindo profissionais do setor em formato híbrido, com participação presencial na sede da instituição e transmissão online. A iniciativa busca discutir a incorporação de novas tecnologias aos processos industriais, com foco em produtividade, segurança e adaptação à chamada Indústria 4.0 e 5.0.

A palestra será conduzida pelo engenheiro de automação e robótica e diretor da Minipa Robotics, Ricardo Yoshiaki Kirino. Durante a apresentação, ele abordará a evolução da robótica até o modelo colaborativo, estratégias para implementar automação sem interromper operações, formas de aumentar a produtividade com baixo investimento e exemplos de aplicações em indústria, logística e produção.

Também estão previstos conteúdos sobre o papel das normas técnicas, como NR12 e ISO, na segurança dos processos automatizados. “Empresas que já adotaram robótica colaborativa estão produzindo mais com menos erros, reduzindo riscos operacionais, ganhando velocidade e eficiência e se preparando para a Indústria 5.0”, afirma Kirino.

Como será o formato

O evento será realizado de forma híbrida, com recepção presencial na sede do IBTeC a partir das 17h30min, incluindo coffee break e espaço para networking. A transmissão online ocorre a partir das 18h pelos canais digitais da instituição.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente por meio de plataforma digital. A organização também promove a arrecadação de 1 kg de alimento não perecível por participante, caracterizando a ação como solidária.

Serviço

  • O quê: Happy Hour com Tecnologia – “Robótica Colaborativa: o elo entre a Indústria 4.0 e 5.0”
  • Quando: Quarta-feira, 29 de abril, às 17h30min (presencial) e 18h (online)
  • Onde: Sede do IBTeC (Rua Araxá, 750, Novo Hamburgo) e transmissão online pelos canais do IBTeC
  • Quanto: Gratuito (com doação de 1 kg de alimento não perecível)
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
23/04/2026 0 Comentários 99 Visualizações
Variedades

Empresas gaúchas participam da Hannover Messe 2026

Por Jonathan da Silva 22/04/2026
Por Jonathan da Silva

Empresas da Região Metropolitana de Porto Alegre estão participando da Hannover Messe 2026, realizada entre os dias 20 e 24 de abril, em Hannover, na Alemanha. A presença integra uma missão organizada pelo Sebrae RS, reunindo negócios que atuam como expositores e visitantes, em uma edição que tem o Brasil como país parceiro. A participação ocorre com o objetivo de apresentar soluções industriais, ampliar conexões internacionais e acompanhar tendências do setor.

Quatro empresas de Porto Alegre participam como expositoras: Hyxxon Energia, Indusmart, Tidesat Global e Efact Software. A presença no espaço de exposição permite que essas organizações apresentem suas soluções diretamente a um público internacional, formado por potenciais clientes, investidores e parceiros.

Segundo o especialista em Indústria Inteligente do Sebrae RS, Fabiano Dallacorte, a participação no evento amplia o posicionamento estratégico das empresas. “Ao levar suas soluções ao evento, as empresas passam a se posicionar diante de potenciais clientes, investidores e parceiros globais, criando oportunidades reais de expansão”, pontuou Dallacorte.

Comitiva inclui empresas visitantes

Além das expositoras, a missão também reúne empresas visitantes de diferentes municípios da Região Metropolitana. Participam Incocil Cilindros, Casa do Mecânico, Navvi Selos Mecânicos, Vitor Salla de Mellos e Efact Software, de Porto Alegre; Payback Serviços, Kolesny & Kolesny e Tridium Automação, de Cachoeirinha; Guilherme Balbuena Jardim Manutenção, de Alvorada; e Licen Tecnologia, de Charqueadas.

Programação aborda inovação industrial

A programação da missão inclui visitas técnicas, agendas de relacionamento e acompanhamento especializado. Entre os temas abordados estão digitalização da produção, inteligência artificial e eficiência operacional.

O especialista em Indústria Inteligente do Sebrae RS, destacou aspectos do evento. “A Hannover Messe traz uma forte ênfase em soluções aplicadas ao chão de fábrica, especialmente no uso de dados em tempo real para ganho de eficiência e produtividade”, afirmou Dallacorte.

Expectativa é ampliar competitividade

De acordo com o Sebrae RS, a expectativa é que a participação contribua para ampliar a competitividade das empresas, a partir do contato com tecnologias e práticas já consolidadas no mercado internacional.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
22/04/2026 0 Comentários 163 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Especialista avalia a chegada do El Niño no sul brasileiro e quais podem ser os riscos para négocios da região

  • 2

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 3

    Jornalista e escritor Romar Beling recebe título de Cidadão Santa-Cruzense

  • 4

    Marca com origem em Novo Hamburgo é a maior rede de aluguel de trajes do país

  • 5

    Canto Alegretense completa 45 anos e motiva início de turnê nacional em Porto Alegre na sexta

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO