Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Hemorgs

Saúde

São Leopoldo preenche todas as vagas para doação de sangue em parceria com Hemorgs

Por Jonathan da Silva 23/07/2025
Por Jonathan da Silva

A ação de doação de sangue organizada pela Prefeitura de São Leopoldo, em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), preencheu todas as 80 vagas disponíveis para a coleta agendada no próximo dia 16 de agosto. O agendamento, realizado em menos de uma semana, levou a Secretaria Municipal da Saúde a ampliar o número de atendimentos em mais 10 vagas. A coleta ocorrerá no ginásio Celso Morbach, das 8h ao meio-dia.

Segundo a secretária da Saúde de São Leopoldo, Kelbe Gonçalves, os demais interessados em doar permanecerão em lista de espera, para o caso de haver desistências, e também seguirão cadastrados para futuros agendamentos. A comunicação com os doadores será feita por meio de mensagem automática enviada pelo “Zap da Saúde”.

Ponto fixo de coleta é avaliado

Kelbe destacou a mobilização da população e a importância de criar uma estrutura permanente de coleta no município. “Ficamos muito satisfeitos com a procura e a disponibilidade da nossa população. Isso mostra que estamos no caminho certo e que há uma demanda para doação no município”, afirmou a secretária leopoldense.

A titular da pasta também esteve recentemente em Parobé para conhecer o modelo de funcionamento de um ponto fixo de coleta de sangue, com o objetivo de avaliar a viabilidade de implantação em São Leopoldo.

Foto: Romeu Finato/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/07/2025 0 Comentários 319 Visualizações
Saúde

Hemocentro do RS tem nova plataforma para agendamento de doações de sangue

Por Jonathan da Silva 17/05/2024
Por Jonathan da Silva

O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre, conta agora com uma nova plataforma online de agendamento para as doações de sangue. Ao agendar a doação, o doador pode escolher dia e hora para a realização, possibilitando que o atendimento ocorra de forma mais ordenada e com menor tempo de espera.

O novo recurso possibilitou a retomada do serviço prestado pelo Hemorgs, que foi interrompido depois que a plataforma da instituição saiu do ar devido ao alagamento da Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul), que abriga os sites do governo. “Como o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) está inoperante no momento, precisamos imediatamente acolher esses agendamentos dos doadores via WhatsApp. Só que o aplicativo tem limitações e acabamos tendo muitos doadores represados”, explicou a chefe da Divisão de Hemoterapia do Hemorgs, Aline Gularte. “Percebemos que não daríamos conta. Então recebemos a doação da plataforma Ageenda, da Megafox Tecnologia, que permite ao usuário fazer o autoagendamento”, completou Aline.

Pelo novo serviço é possível agendar a doação clicando em Agendamento e depois em Agendar doação. Em seguida, é necessário apontar o tipo sanguíneo – há também a opção para quem não sabe –, selecionando data e horário conforme disponibilidade.

  • Link para agendamento

No momento, o agendamento está aberto apenas para Porto Alegre. A expectativa é que nos próximos dias esteja disponível também para doações ao Hemopasso (Passo Fundo), ao Hemopel (Pelotas) e ao Hemosm (Santa Maria).

Doações seguem necessárias

O Hemorgs está com estoque regular, por isso busca repor apenas grupos específicos: O+ e O-, preferencialmente, e outros grupos negativos, A-, B-, AB-. O agendamento é organizado conforme os estoques e a necessidade de atender às demandas de transfusão, sem gerar desperdício.

Como o sangue é um tecido vivo, para preservar características importantes para o receptor, é necessário que o sangue doado seja utilizado em um tempo determinado. Para plaquetas, por exemplo, o tempo para uso (ou validade) é de cinco dias e para hemácias, 35 dias.

Foto: Itamar Aguiar/SES/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/05/2024 0 Comentários 463 Visualizações
Saúde

Hemocentro do RS pede que doadores façam agendamento pela internet

Por Jonathan da Silva 06/05/2024
Por Jonathan da Silva

A direção do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) solicita que a partir desta segunda (6), pessoas interessadas em doar sangue na instituição façam agendamento pela internet antes de ir até o serviço. De acordo com o Hemocentro, a medida é tomada devido ao grande número de doadores interessados em contribuir. O agendamento é realizado pelo site da Secretaria da Saúde (SES).

O Hemocentro afirma que com a medida pode organizar e agilizar o atendimento, possibilitando a maior brevidade possível no momento de calamidade pública enfrentado pelo estado.

No momento, o Hemocentro precisa de todos os tipos de sangue. A doação segue sendo considerada necessária e contribuirá para a manutenção dos estoques de maneira segura. Alguns hemocomponentes, como as plaquetas, precisam ser utilizadas em curto espaço de tempo. “Quem puder fazer o agendamento para doação colaborará muito. Uma doação salva até quatro vidas”, explica a instituição em comunicado.

Mais informações podem ser conferidas em https://saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue.

Foto: Foto: Neusa Jerusalém/Ascom SES/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/05/2024 0 Comentários 483 Visualizações
Saúde

Ônibus do Hemocentro do Estado estará em Dois Irmãos no sábado

Por Jonathan da Silva 25/04/2024
Por Jonathan da Silva

A unidade móvel do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) estará presente em Dois Irmãos no próximo sábado, 27 de abril. O ônibus do Hemorgs ficará estacionado na Praça do Imigrante, no Centro da cidade, das 8h às 10h, para coleta de sangue. A ação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do município.

A ação especial de coleta em Dois Irmãos foi articulada pela Secretaria de Saúde e pelo Grupo de Doadores de Sangue de Dois Irmãos com o objetivo de mobilizar novos doadores e reforçar os estoques do Hemorgs, que atende cerca de 40 unidades hospitalares conveniadas.

Apesar da meta da ação de receber 80 doadores já estar preenchida, a chefe do Departamento de Saúde, Anelise Steffen, reforça o convite para população participar da atividade que será acompanhada de um café da manhã e uma integração com os profissionais do Hemocentro e com os voluntários do Grupo de Doadores de Sangue de Dois Irmãos. “Quem quiser saber mais como doar sangue pode aproveitar a ação especial de coleta para conhecer o trabalho dos voluntários de Dois Irmãos e quem sabe se tornar um doador também”, convida Anelise.

O convite é reforçado pelo vereador e coordenador do grupo de voluntários, Sérgio Kroetz (PP). O grupo reúne mais de 800 participantes e realiza doações quase todos os sábados no Hemorgs ou em hospitais em Porto Alegre, ou em outros municípios do estado. “Vamos fazer uma manhã bem bacana para que o Hemocentro venha mais vezes para nossa cidade”, convida Kroetz.

Para participar da campanha mensal de doações de sangue basta entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (51) 99500-2719.

Foto: Priscila da Silva/SES/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/04/2024 0 Comentários 504 Visualizações
Saúde

Obras no Hemocentro do RS qualificarão tratamento de resíduos

Por Jonathan da Silva 31/01/2024
Por Jonathan da Silva

A construção do Abrigo de Resíduos do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre, vinculado à Secretaria de Saúde, irá qualificar a estrutura e a prestação de serviços da unidade. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Obras Públicas (SOP) e conta com mais de R$ 205 mil em investimentos. A estrutura deve ser concluída até a segunda quinzena de março. Os trabalhos estão a cargo da Mix Construtora e Empreendimentos, são fiscalizadas pela 1ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), da capital, e começaram em 15 de janeiro.

O local servirá para o armazenamento temporário de diferentes resíduos (biológicos, químicos, recicláveis e orgânicos) em todas as etapas do ciclo do sangue (coleta, processamento, análise laboratorial e distribuição). Também recebe resíduos da Clínica de Hematologia, que realiza atendimento a pacientes e infusão de medicamentos. “Temos muito orgulho em ver obras como a do Hemocentro avançar. São melhorias importantes para as equipes e pessoas atendidas. Para elas se tornarem realidade, foi fundamental o trabalho integrado com a Secretaria de Saúde”, destaca a secretária de Obras, Izabel Matte. “Quando várias esferas se unem, quem sai beneficiada é a população. Essa obra é uma prova de que estamos honrando compromissos”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Sobre o Hemocentro

Com 40 anos de atuação, o Hemocentro do RS fica na Avenida Bento Gonçalves, 3722, Bairro Partenon, e recebe aproximadamente 15 mil doadores por ano, além dos cerca de cem servidores que circulam no local diariamente.

Especializado em Hemoterapia e Hematologia, o Hemorgs fornece sangue e hemocomponentes a 40 hospitais e clínicas na Região Metropolitana de Porto Alegre que utilizam para transfusões sanguíneas no tratamento de pacientes. São cerca de 1,5 mil a 1,7 mil doações por mês. Promove, ainda, campanhas de conscientização sobre doação de sangue e disponibiliza atendimento de diferentes profissionais (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e farmacêuticos) para portadores de doenças como hemofilia.

Foto: Ariel Engster/Ascom SOP/Divulgação | Fonte: Assessoria
31/01/2024 0 Comentários 542 Visualizações

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO