Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

FSNH

Cidades

Hospital Municipal de Novo Hamburgo registra superlotação

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) está alertando a comunidade hamburguense para o aumento da demanda por atendimentos de urgência, emergência e internações no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. Nos últimos dias, a emergência do hospital passou a operar acima da capacidade prevista, enquanto pacientes aguardam transferência das UPAs para internação hospitalar. O município informou que monitora o cenário e poderá adotar novas medidas operacionais caso a alta procura persista.

Segundo a FSNH, a área de observação da emergência do HMNH, que possui capacidade para 13 pacientes, operou com média de 31 pessoas nos últimos dez dias. Nesta segunda-feira (11), o índice de ocupação chegou a 245% da capacidade do setor.

Além disso, a rede municipal contabilizava nesta segunda-feira 11 pacientes aguardando leitos hospitalares na UPA Canudos e outros nove na UPA Centro.

Pressão sobre especialidades

A diretora-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, Vania Horbach, explicou que a situação está relacionada à elevada ocupação hospitalar em determinadas especialidades e à dificuldade de encaminhamento dos pacientes para hospitais de referência.

Segundo ela, a maior demanda atual envolve pacientes das áreas vascular, cardiológica, neurológica e traumato-ortopédica, especialidades que enfrentam dificuldade de transferência hospitalar, aumentando a pressão sobre a rede municipal.

A diretora-presidente também afirmou que, embora o período do ano costume apresentar crescimento nos atendimentos por problemas respiratórios, a maior procura está concentrada nas especialidades mencionadas. “Estamos trabalhando com equipes mobilizadas e acompanhando permanentemente a situação para garantir o atendimento à população. Hoje enfrentamos um cenário de pressão muito grande sobre o sistema hospitalar, especialmente pela elevada ocupação dos leitos”, afirma Vania.

Possíveis medidas

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo e a Secretaria Municipal de Saúde informaram que seguem acompanhando diariamente a ocupação dos leitos e o fluxo de atendimentos na rede pública.

Conforme o comunicado, caso o aumento contínuo da demanda permaneça nos próximos dias, novas medidas poderão ser adotadas para ampliar a capacidade de resposta do sistema de saúde, incluindo eventual restrição temporária de determinados atendimentos eletivos.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que a população procure as unidades básicas de saúde nos casos de menor gravidade, permitindo que os serviços de urgência e emergência priorizem os pacientes em estado mais grave.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 104 Visualizações
Cidades

FSNH inicia obras para instalação de angiógrafo no Hospital Municipal de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 08/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) iniciou nesta quinta-feira (7) as obras de adequação no setor de cardiologia do Hospital Municipal para receber um novo angiógrafo. A intervenção ocorre na área de hemodinâmica da instituição e integra o processo de modernização da unidade hospitalar. O equipamento, um Philips Azurion 5, foi adquirido com investimento de R$ 4,8 milhões, sendo R$ 4 milhões provenientes do Governo do Estado, por meio do programa Avançar RS, além de contrapartida do Município.

As obras incluem melhorias estruturais necessárias para a instalação do equipamento no setor de cardiologia. Entre as intervenções previstas estão a blindagem da sala, a instalação elétrica específica para operação do aparelho e a criação de uma área de recuperação para os pacientes atendidos no local.

De acordo com a FSNH, o investimento total contempla tanto a aquisição do angiógrafo quanto os custos das reformas e adequações da sala onde o equipamento será instalado. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um período entre 40 e 60 dias.

Modernização da hemodinâmica

Segundo a fundação, a instalação do novo equipamento faz parte do processo de atualização da estrutura hospitalar voltada aos atendimentos cardiológicos. O angiógrafo será utilizado em procedimentos realizados na área de hemodinâmica, setor responsável por exames e intervenções minimamente invasivas relacionadas ao sistema cardiovascular.

O aparelho adquirido pela FSNH é um Philips Azurion 5, modelo utilizado em procedimentos de diagnóstico e tratamento cardiovascular guiados por imagem.

Foto: Joceline Silveira/FSNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/05/2026 0 Comentários 87 Visualizações
Saúde

Hospital Municipal de Novo Hamburgo inicia instalação de angiógrafo na quarta

Por Jonathan da Silva 05/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) iniciará a instalação de um novo angiógrafo no Hospital Municipal nesta quarta-feira, 6 de maio. A medida integra um processo de modernização tecnológica da unidade, realizado por meio de parceria entre o município e o Governo do Estado, via programa Avançar. Mesmo com as intervenções, os serviços de cardiologia serão mantidos, sem interrupção, com reorganização do atendimento durante o período de obras.

Segundo a diretora de Gestão Hospitalar, Roberta Guzzon, a chegada do equipamento representa uma ampliação da capacidade de atendimento na área. “A chegada do novo equipamento representa um salto na qualidade do atendimento cardiológico da região”, afirma Roberta.

Modernização da estrutura

Para viabilizar a instalação do angiógrafo, o espaço da hemodinâmica passará por obras de infraestrutura e adequações técnicas. A previsão é de que essa etapa dure entre 40 e 60 dias, período em que o hospital manterá o atendimento por meio de um planejamento específico para garantir a continuidade dos serviços.

De acordo com a direção do Hospital Municipal, o fluxo foi reorganizado para assegurar a assistência aos pacientes durante as intervenções, sem prejuízo ao atendimento.

Atendimento durante as obras

Desde a tarde de segunda-feira (4), os pacientes que necessitam de procedimentos cardiológicos estão sendo encaminhados para uma unidade parceira, localizada a poucos minutos do hospital. O deslocamento é realizado com suporte de equipe médica, mantendo o acompanhamento durante todo o processo.

A medida, segundo a instituição, busca preservar a segurança e a continuidade do cuidado enquanto a unidade passa pelas melhorias estruturais necessárias para receber o novo equipamento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/05/2026 0 Comentários 105 Visualizações
Saúde

Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo promove ações do Abril Laranja

Por Jonathan da Silva 20/04/2026
Por Jonathan da Silva

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) está realizando, ao longo do mês de abril, uma série de ações voltadas à campanha Abril Laranja, com foco na segurança do paciente. A iniciativa envolve profissionais de saúde, pacientes e familiares no município, por meio de atividades de conscientização e reforço de práticas assistenciais. O objetivo é reduzir riscos e prevenir danos durante o atendimento, a partir da adoção de protocolos reconhecidos internacionalmente.

Durante a campanha, a instituição destaca as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, utilizadas como referência para qualificar a assistência em saúde. Entre os pontos abordados estão a identificação correta do paciente, a comunicação efetiva entre equipes, o uso seguro de medicamentos, a aplicação de protocolos de cirurgia segura, a higienização das mãos para prevenir infecções e a prevenção de quedas no ambiente assistencial.

Práticas no dia a dia

De acordo com a Fundação, a segurança do paciente é resultado de práticas cotidianas adotadas pelas equipes de saúde. Entre as ações estão a conferência de dados, a atenção aos processos assistenciais, a comunicação clara e o cumprimento de protocolos estabelecidos.

Participação de pacientes

A campanha também incentiva a participação ativa de pacientes e familiares no processo de cuidado. A proposta é ampliar o envolvimento de todos os públicos atendidos, contribuindo para a melhoria da segurança e da eficiência nos serviços prestados pela rede de saúde do município.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
20/04/2026 0 Comentários 109 Visualizações
Saúde

UTI do Hospital Municipal de Novo Hamburgo é reconhecida entre as melhores do RS

Por Jonathan da Silva 06/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Hospital Municipal de Novo Hamburgo foi reconhecida como uma das 13 melhores do Rio Grande do Sul. O certificado de qualidade foi entregue nesta semana pela Epimed Solutions, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), diretamente no hospital hamburguense, que concorreu com outras 60 unidades públicas e privadas do estado.

A seleção levou em conta o uso da ferramenta de gestão Epimed, certificada com o Selo Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho. O sistema utiliza dados para aprimorar a eficiência e os resultados no setor de terapia intensiva.

Certificação foi entregue à equipe do hospital

Durante a entrega do selo, a gerente comercial sul da Epimed, Francielle Walter, destacou o papel da iniciativa. “Esse certificado reconhece a contribuição para melhoria da qualidade da medicina intensiva e segurança dos pacientes no Brasil”, afirmou Francielle. O selo foi entregue à coordenadora de Enfermagem da UTI Adulto da casa de saúde hamburguense, Roberta Guzzon, e à coordenadora do serviço de fisioterapia do hospital, Claudia Kist.

A UTI Adulto do Hospital Municipal de Novo Hamburgo conta com 15 leitos e atende tanto moradores hamburguenses quanto pacientes de municípios da região.

Secretaria de Saúde destaca dedicação das equipes

A secretária municipal de Saúde de Novo Hamburgo, Betina Espindula, ressaltou a importância do reconhecimento estadual. “Representa o nosso compromisso com a qualidade de serviço prestado tanto pra nossa comunidade quanto para os outros municípios referenciados a nós”, comentou a titular da pasta. Betina também elogiou o empenho dos profissionais da unidade. “Mesmo com condições adversas, as equipes têm se dedicado incansavelmente para ofertar cuidado e segurança para os pacientes”, concluiu a secretária.

Foto: Tatiane Brandão/FSNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/05/2025 0 Comentários 460 Visualizações
Saúde

Fundação de Saúde de Novo Hamburgo assume gestão de cinco unidades de saúde

Por Jonathan da Silva 13/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) assumirá, a partir da última semana de fevereiro, a gestão de cinco unidades de saúde do município. A mudança ocorre após a Prefeitura decidir romper o contrato com a empresa Solução em Gestão, que era responsável pelos serviços. O planejamento da administração municipal hamburguense é de que a medida gere uma economia de R$ 2 milhões.

As unidades que passarão a ser administradas pela FSNH são a Unidade de Saúde da Família (USF) Operário, USF Palmeira, USF Mundo Novo, USF Rondônia 2 e USF Petrópolis. Segundo a secretária de Saúde, Betina Espindula, não haverá mudanças no atendimento médico, pois os profissionais vinculados ao programa Mais Médicos e os agentes de saúde permanecerão os mesmos. “A população pode ficar tranquila, pois os médicos e os agentes de saúde permanecerão os mesmos, pois os médicos são do programa Mais Médicos e os agentes de saúde já são contratados pela Fundação”, afirmou Betina.

Economia e realocação de recursos

Com a mudança na gestão, a Prefeitura estima uma economia de R$ 2 milhões ao longo de um ano, o que permitirá maior investimento na atenção básica. A redução dos custos ocorre, principalmente, pela substituição da empresa privada pela FSNH, que é uma entidade sem fins lucrativos.

A economia mensal será de aproximadamente R$ 200 mil, valor que será reinvestido nos serviços de saúde da rede municipal. “Para que a atenção primária seja cada vez mais integral e responda às necessidades da nossa comunidade, que nesse momento são muitas”, destacou Betina.

Montagem das novas equipes

A principal alteração ocorrerá na equipe de enfermagem, limpeza e recepção. A diretora-presidente da FSNH, Vânia Horbach, afirmou que a instituição já está organizando as equipes que atuarão nas unidades. “Sempre prezando pela qualidade do atendimento ofertado à população”, enfatizou Vânia.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/02/2025 0 Comentários 531 Visualizações
Cidades

FSNH abre processo seletivo para contratação exclusiva de médicos

Por Ester Ellwanger 08/06/2022
Por Ester Ellwanger

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) oferece oportunidades para médicos de diferentes áreas de atuação em seu novo Processo Seletivo Simplificado (PSS).

No sexto PSS deste ano, a instituição visa à contratação de profissionais para vagas em Atenção Básica, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH).

As inscrições estão abertas até 19 de junho, um domingo, e podem ser feitas pelo formulário on-line, exclusivamente pela Internet, portanto, disponível no site www.fsnh.net.br.

O requerimento de inscrição e o edital de abertura, com todas as informações necessárias, já se encontram na pasta Concursos – Processos Seletivos Simplificados – PSS 06/2022 no site da FSNH. Acesso direto pelo link.

 

As oportunidades

  • Médico Clínico Geral (Generalista)
  • Médico Emergencista
  • Médico Ginecologista Obstetra (Atuação na Atenção Básica)
  • Médico Ginecologista Obstetra (Atuação Hospitalar)
  • Médico Infectologista Pediátrico
  • Médico Pediatra Clínico (Atuação Atenção Básica)
  • Médico Pediatra Clínico (Atuação em UPA)
  • Médico Preceptor em Rotina Clínica
  • Médico Psiquiatra (Atuação em CAPS)
  • Médico de Saúde Coletiva

 

 Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria

 

08/06/2022 0 Comentários 725 Visualizações
Saúde

Aberto processo seletivo da FSNH para contratação de médicos

Por Ester Ellwanger 29/01/2022
Por Ester Ellwanger

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) oferece oportunidades para médicos de diferentes áreas de atuação. Em seu primeiro Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2022, a instituição visa à contratação de profissionais para vagas da Atenção Básica até a rotina hospitalar.

As inscrições seguem até 6 de fevereiro, e podem ser feitas pelo formulário on-line, exclusivamente pela Internet, portanto, disponível no site www.fsnh.net.br.

Importante:

O requerimento de inscrição e o edital de abertura, com todas as informações necessárias, já se encontram na pasta Concursos – Processos Seletivos Simplificados – PSS 01/2022 no site da FSNH.

 

As oportunidades são para as seguintes contratações:

• Médico Clínico Geral (Generalista)
• Médico Clínico Geral (Rotina Hospitalar)
• Médico Emergencista
• Médico Ginecologista Obstetra (Atuação na Atenção Básica)
• Médico Ginecologista Obstetra (Atuação Hospitalar)
• Médico Psiquiatra
• Médico de Saúde Coletiva

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
29/01/2022 0 Comentários 783 Visualizações
Saúde

Aberto processo seletivo para a contratação de profissionais médicos

Por Gabrielle Pacheco 08/08/2020
Por Gabrielle Pacheco

Estão abertas a partir desta sexta-feira, dia 7, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) 11/2020 na Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). O edital de abertura e o requerimento de inscrição já estão disponíveis no site www.fsnh.net.br, na pasta concursos.

O PSS11 refere a contratação dos seguintes profissionais: médico cirurgia geral, médico clínico geral/generalista, médico ginecologia obstetrícia (atuação Atenção Básica), médico ginecologia obstetrícia (atuação Área Hospitalar), médico neurocirurgia e médico psiquiatra.

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 16 de agosto, exclusivamente pela internet, onde o candidato deverá preencher todas as informações, conforme solicitado no requerimento.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/08/2020 0 Comentários 698 Visualizações
CidadesSaúde

FSNH abre dois novos processos seletivos

Por Gabrielle Pacheco 24/06/2020
Por Gabrielle Pacheco

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) abriu, nesta terça-feira, dia 23, dois novos Processos Seletivos Simplificados (PSS).

O PSS 08/2020 corresponde a vagas de Atendente de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais, Enfermeiro e Fisioterapeuta. Já o PSS 09/2020 refere-se a vagas para Médico Intensivista Rotineiro e Médico Plantonista de UTI. Os editais de Abertura e o requerimento de inscrição estão disponíveis no site, na pasta Concursos/Processos Seletivos Simplificados. Interessados poderão se inscrever no período entre 23/06/2020 e 02/07/2020, exclusivamente pela internet, mediante preenchimento da inscrição online.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
24/06/2020 0 Comentários 617 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO