Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

formação

Projetos especiais

Projeto Energia Feminina certifica 112 empreendedoras em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 12/06/2026
Por Jonathan da Silva

O projeto Energia Feminina certificou 112 mulheres que concluíram o ciclo inicial de formação empreendedora durante evento realizado nesta segunda-feira (8) no Espaço Força e Luz, no Centro Histórico de Porto Alegre. Promovida pelo Instituto Equatorial em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), a cerimônia marcou o encerramento da primeira fase da iniciativa, que oferece capacitação para o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres. Além da entrega dos certificados, a programação reuniu relatos das participantes e contou com o sorteio de dez geladeiras por meio do Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial.

Entre as empreendedoras certificadas estava a costureira Eva de Oliveira Nunes, que destacou a importância do projeto e a emoção de ter sido contemplada com uma geladeira durante o sorteio realizado no evento. “Eu não tenho nem palavras pra dizer o quanto eu estou emocionada, o quanto eu estou feliz e o quanto eu estou grata a esse projeto que eu participei”, afirmou Eva.

A empreendedora relatou que a conquista tem um significado especial após as perdas enfrentadas durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. “Porque eu, com 72 anos que estou, ganhar uma geladeira assim, ó, é a maior felicidade. Eu perdi minha geladeira na enchente”, contou Eva.

Formação para o empreendedorismo

Ao longo dos últimos meses, as participantes tiveram acesso a conteúdos voltados à gestão de negócios, planejamento e letramento digital. Segundo a organização, a certificação representa a conclusão da etapa inicial da formação e o avanço das empreendedoras na estruturação de seus projetos. O evento também foi marcado pelo compartilhamento de experiências das participantes, que relataram desafios enfrentados e mudanças ocorridas durante o processo de capacitação.

Novas oportunidades

Outra participante contemplada com uma geladeira foi a empreendedora Tauani dos Santos Moser. Ela afirmou que não esperava ser sorteada e destacou o impacto que a conquista terá em seus planos de abrir o próprio negócio. “Eu confesso que eu não esperava ganhar essa geladeira. A emoção que eu estou sentindo agora eu acho que vai cair mesmo depois. Porque eu nunca tive uma geladeira nova”, relatou Tauani.

A certificada também atribuiu ao projeto uma mudança em sua percepção sobre o empreendedorismo e suas capacidades. “O Energia Feminina moldou todo esse sentimento, porque foi um conjunto de fatores. Eu acabei acreditando em mim, vendo que eu não preciso de outras pessoas para começar o meu negócio”, destacou Tauani.

Hoje saber que agora eu só vou precisar correr atrás do fogão porque eu já tenho a geladeira. E eu já vou poder abrir o meu negócio. O sentimento está sendo… não tem como explicar”, expressou a empreendedora Tauani dos Santos Moser.

Para a analista de Responsabilidade Social da CEEE Equatorial, Luciana Hoffmann, a iniciativa contribui para ampliar as oportunidades de geração de renda entre as participantes. “A ação evidencia o impacto positivo gerado na vida de tantas mulheres, promovendo autonomia e novas oportunidades por meio do empreendedorismo”, afirmou Luciana.

Próxima etapa do programa

Com o encerramento da primeira fase, o Energia Feminina passará para uma nova etapa. A organização informou que, em 17 de junho, será divulgada a lista das 52 empreendedoras selecionadas para continuar no programa.

As participantes escolhidas terão acesso a novas formações, mentorias e recurso semente para apoiar o desenvolvimento de seus negócios.

Instituições envolvidas

O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) é uma organização da sociedade civil com 26 anos de atuação voltada ao desenvolvimento de soluções para o enfrentamento da pobreza. A instituição atua na articulação entre empresas, governos, organizações e comunidades, desenvolvendo projetos de impacto social em diferentes regiões do país.

Já o Instituto Equatorial é uma organização do terceiro setor vinculada ao Grupo Equatorial. A entidade desenvolve programas voltados ao desenvolvimento social nos territórios onde a companhia atua, com foco em parcerias, escuta das comunidades e redução das desigualdades.

A CEEE Equatorial atua há quatro anos no Rio Grande do Sul e é responsável pela distribuição de energia elétrica em 72 municípios da sua área de concessão, atendendo quase oito milhões de pessoas. A empresa integra o Grupo Equatorial, que reúne sete concessionárias de distribuição de energia e atende mais de 14 milhões de clientes no país.

Foto: CEEE Equatorial/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2026 0 Comentários 75 Visualizações
Variedades

ADCE de Caxias do Sul cria núcleo jovem

Por Jonathan da Silva 23/04/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) de Caxias do Sul anunciou, neste mês de abril, a criação da ADCE Jovem, um projeto voltado à formação de novas lideranças. A iniciativa foi oficializada durante uma reunião com jovens integrantes da entidade, com o objetivo de ampliar a participação das novas gerações e promover o desenvolvimento alinhado aos valores da chamada Doutrina Social Cristã.

A nova estrutura já tem coordenação. A jovem Manoela Carneiro assume como coordenadora da ADCE Jovem, tendo Emanuele Campeol como vice-coordenadora. Também integram o núcleo Franco Luiz Buniatti, Paola Menegat Delazzeri e Lucas Martini.

Formação de lideranças

O projeto surge com a proposta de fortalecer a formação ética e incentivar o protagonismo dos jovens nas áreas empresarial e social. A entidade afirma que pretende, com a ação, ampliar o número de participantes e criar um ambiente voltado à troca de experiências, aprendizado e desenvolvimento de lideranças.

A criação da ADCE Jovem já estava prevista entre os objetivos estratégicos da gestão atual da entidade. A presidente da ADCE Caxias do Sul, Lisandra De Bona, destacou o papel da iniciativa no fortalecimento institucional. “A criação da ADCE Jovem representa um passo muito importante para o futuro da nossa entidade. Acreditamos que os mais jovens trazem novas ideias, energia e um olhar renovado, contribuindo para dar um novo fôlego à nossa atuação. Nosso compromisso é formar lideranças que sejam luz onde estiverem, unindo experiência e inovação em uma caminhada com propósito”, afirmou Lisandra.

O que é a ADCE

A ADCE de Caxias do Sul tem como missão a formação de lideranças éticas inspiradas na Doutrina Social Cristã. A entidade incentiva a atuação de seus membros em diferentes esferas, como ambiente de trabalho, sociedade, família e instituições religiosas, com foco em impacto social e atuação responsável.

Foto: ADCE Caxias do Sul/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/04/2026 0 Comentários 119 Visualizações
Projetos especiais

Casa Cooperativa lança curso de formação em Nova Petrópolis

Por Jonathan da Silva 13/04/2026
Por Jonathan da Silva

A Casa Cooperativa Nova Petrópolis lançou seu primeiro curso de formação no ano em que completa 15 anos de atuação. A capacitação “Desenvolvimento de Pessoas no Berço do Cooperativismo” será realizada nos dias 6 e 7 de maio, na sede da instituição, na localidade de Linha Imperial, em Nova Petrópolis. A proposta é reunir líderes, gestores e profissionais interessados em qualificar equipes por meio de práticas alinhadas aos princípios do cooperativismo, combinando conteúdos teóricos e atividades práticas.

O curso terá dois dias de imersão voltados ao desenvolvimento de lideranças, gestão de pessoas e desenvolvimento humano. A programação prevê a abordagem de temas como liderança cooperativa aplicada, feedback contínuo, acompanhamento de equipes e construção de planos de desenvolvimento individual.

A formação será conduzida pela psicóloga Clarissa Pereira, profissional com mais de 20 anos de experiência na área de recursos humanos e desenvolvimento de lideranças, com atuação em empresas como Sicredi, Ambev e Atento Brasil.

Experiência completa

A presidente da Casa Cooperativa Nova Petrópolis, Heloísa Helena Lopes, destacou a proposta da atividade. “A proposta é proporcionar uma experiência completa. Além do conteúdo em sala, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o cooperativismo na prática, com visita ao Memorial e ao sítio histórico da Linha Imperial. É um encontro entre história, conhecimento e propósito”, afirma Heloísa.

Como será o curso

Além das aulas presenciais, o curso inclui momentos de troca entre os participantes, coffee breaks e almoço. Também estão previstas atividades práticas, como a visita ao Memorial e ao sítio histórico da Linha Imperial, local considerado o berço do cooperativismo no Brasil.

Os participantes terão acesso a mentoria em grupo durante o curso e uma mentoria individual após a conclusão da formação. Ao final, será entregue certificado de participação.

Quando ocorrerá

O curso “Desenvolvimento de Pessoas no Berço do Cooperativismo” será realizado nos dias 6 e 7 de maio, na Casa Cooperativa Nova Petrópolis, localizada na Linha Imperial. O investimento é de R$ 1.590 por participante, incluindo aulas, alimentação, vivências no sítio histórico, certificação e mentorias.

Foto: Casa Cooperativa/Divulgação | Fonte: Assessoria
13/04/2026 0 Comentários 139 Visualizações
Projetos especiais

Fundação Dom Cabral realizará formação executiva presencial em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 12/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Fundação Dom Cabral (FDC) realizará pela primeira vez um curso presencial em Santa Cruz do Sul. O Programa de Desenvolvimento de Dirigentes (PDD) ocorrerá entre maio e novembro, com sete módulos presenciais, totalizando 112 horas de formação. A execução na região será feita pela Cedem – Consultoria e Educação Empresarial, representante da instituição no Rio Grande do Sul, em parceria com a Simone Mueller Consultoria Empresarial.

A apresentação da iniciativa ocorreu na manhã desta quinta-feira (12), durante um café da manhã para a imprensa realizado no auditório do SindiContábil, em Santa Cruz do Sul. O programa é voltado a dirigentes, gerentes e profissionais com responsabilidade na gestão de áreas, unidades de negócio ou processos organizacionais.

Ampliação da atuação no interior

A oferta do programa no município integra a estratégia de ampliação da atuação da Fundação Dom Cabral no interior do Rio Grande do Sul. A proposta é disponibilizar formação executiva na própria região, sem a necessidade de deslocamento para outros centros.

Segundo o diretor da Cedem, professor da Fundação Dom Cabral e consultor de empresas, Volnei Garcia, a iniciativa atende a uma demanda de lideranças empresariais do interior do Estado. De acordo com ele, a parceria com a Simone Mueller Consultoria Empresarial contribui para ampliar a presença da instituição nos Vales do Rio Pardo e Taquari e na região central do estado, aproximando empresas e dirigentes das metodologias utilizadas pela Fundação Dom Cabral em programas realizados em outras regiões do país.

Estrutura do programa

O curso será dividido em sete módulos presenciais, cada um com 16 horas de duração, totalizando 112 horas de atividades. Os encontros ocorrerão em dois dias consecutivos por módulo, com atividades em período integral. Um dos módulos será realizado em formato online, conforme o cronograma do programa.

O conteúdo inclui temas como estratégia organizacional, gestão de processos, finanças e contabilidade gerencial, liderança, transformação digital, gestão de marketing e gestão de projetos.

As atividades incluem aulas presenciais, estudos de caso, análise de situações reais de gestão e aplicação prática de ferramentas utilizadas em processos de planejamento, controle e liderança. O corpo docente é formado por professores associados da Fundação Dom Cabral, que atuam em cursos de educação executiva, consultoria empresarial e projetos de desenvolvimento organizacional.

Público-alvo

O Programa de Desenvolvimento de Dirigentes integra o portfólio de formação executiva da Fundação Dom Cabral e é direcionado a profissionais que ocupam posições de liderança ou que estão em processo de preparação para assumir responsabilidades gerenciais.

A estrutura do curso foi desenvolvida para permitir a aplicação imediata dos conteúdos no ambiente de trabalho, com foco na gestão de resultados, na integração de áreas e na tomada de decisões em contextos de mudança.

Outras cidades

Além de Santa Cruz do Sul, o programa também será oferecido de forma presencial em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Rosa.

Instituições envolvidas

A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira com atuação nacional e internacional nas áreas de educação executiva, desenvolvimento de lideranças e consultoria em gestão. A instituição possui campi em Belo Horizonte e Nova Lima, em Minas Gerais, e em São Paulo, além de parcerias com empresas e escolas de negócios em diferentes países. Segundo a instituição, cerca de 30 mil executivos participam anualmente de seus programas.

A Cedem – Consultoria e Educação Empresarial atua há 29 anos no Rio Grande do Sul como representante da Fundação Dom Cabral, oferecendo programas de formação, consultoria e soluções em gestão empresarial, governança corporativa e desenvolvimento de lideranças. A empresa tem sede em Porto Alegre, junto ao Instituto Caldeira.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/03/2026 0 Comentários 186 Visualizações
Cultura

Programa de Artes abre seleção gratuita para turmas de 2026 em Gramado

Por Jonathan da Silva 26/02/2026
Por Jonathan da Silva

Estão abertas até 8 de março as inscrições para o processo seletivo das turmas de 2026 do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, em Gramado. A iniciativa, mantida pela Gramadotur, oferece formação artística gratuita nas áreas de teatro, dança, circo, patinação e técnica vocal, com carga horária total de 240 horas ao longo de dois anos e certificação ao final do curso para os alunos aprovados.

Quem pode participar

Podem se inscrever moradores de Gramado que completem 10 anos até 31 de março de 2026 e que tenham disponibilidade mínima de quatro horas semanais para aulas, ensaios, oficinas e apresentações. Para a modalidade de teatro, a idade mínima é de 12 anos. Cada candidato pode optar por apenas uma modalidade e, se selecionado, deverá assumir permanência mínima de dois anos no programa.

Cronograma de seleção

As audições para teatro, patinação, jazz fusion, sapateado, acrobacias e projeção circense ocorrerão no próximo 10 de março, às 14h. Já a seleção para técnica vocal será realizada em 16 de março, também às 14h. Todas as audições acontecerão no Expogramado.

A divulgação dos horários e dos primeiros resultados está prevista para 11 de março. O início das aulas e das matrículas será realizado em 12 de março. Para técnica vocal, as atividades começam em 18 de março, após a divulgação dos resultados e efetivação das matrículas.

Formação cultural

De acordo com a diretora artística e pedagógica, Grasiela Gil, o programa integra a política de formação cultural do município. “Em Gramado, onde cultura e turismo caminham juntos, a formação de mão de obra artística fortalece a economia criativa e a identidade local. O Programa de Artes Pedro Henrique Benetti cumpre um papel vital ao semear talentos, gerar oportunidades de arte e transformação de desejos em técnica”, destacou Grasiela.

Foto: Cleiton Thiele/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/02/2026 0 Comentários 185 Visualizações
Projetos especiais

Projeto Cena lança editais para formação audiovisual no RS

Por Jonathan da Silva 11/02/2026
Por Jonathan da Silva

A Amora Produções Culturais lançou o projeto “Cena: Criar e Empreender no Audiovisual” e abriu, no dia 26 de janeiro, dois editais públicos para selecionar escolas ou instituições socioculturais e profissionais do audiovisual no Rio Grande do Sul, com prioridade para municípios atingidos pelas enchentes de maio de 2024. A iniciativa prevê formação técnica para jovens, apoio à produção de curtas-metragens e doação permanente de equipamentos aos dois espaços escolhidos, com o objetivo de fortalecer o setor audiovisual e estimular o empreendedorismo juvenil.

Como funcionam os editais

O projeto selecionará dois locais no estado, que podem ser escolas públicas de ensino médio ou instituições socioculturais. Esses espaços sediarão curso de audiovisual, workshops, oficinas para professores e a formação de microprodutores juvenis. Cada local receberá seis notebooks, duas câmeras semiprofissionais, um projetor e um telão, que permanecerão como legado.

As inscrições para escolas e instituições ocorrem de 26 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026, por formulário online. Podem participar entidades localizadas em municípios atingidos pelas enchentes, que atendam adolescentes do ensino médio e atendam a critérios como disponibilidade de espaço físico, indicação de responsável pelo acompanhamento do projeto, realização das atividades no contraturno escolar e mobilização de ao menos 60 estudantes, além de disponibilidade para visita técnica. O resultado está previsto para 18 de março de 2026.

Formação de jovens

O Cena terá duração de seis meses em cada cidade contemplada e oferecerá quatro turmas temáticas nas áreas de Direção, Roteiro, Arte e Produção, atendendo 60 jovens por local. A carga horária total será de 192 horas, com aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais selecionados via edital. Também estão previstos três workshops sobre Gestão Financeira, Marketing e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante o processo, serão criadas seis microprodutoras audiovisuais por cidade, cada uma formada por dez alunos. Os grupos receberão recursos para produzir um curta-metragem alinhado aos 17 ODS. Ao final, os filmes serão exibidos em uma Mostra de Cinema aberta à comunidade, seguida de conversa com os jovens realizadores. Os estudantes também terão auxílio para transporte, depositado na conta dos responsáveis legais, e lanche nos dias de formação.

A sócia da Amora Produções Culturais, Francielle Daltrozo, afirma que o projeto busca ampliar o acesso dos jovens ao setor. “Uma oportunidade de formação para jovens que, muitas vezes, não têm acesso à linguagem audiovisual. Queremos que esses estudantes experimentem, criem e enxerguem o audiovisual como caminho possível de futuro e expressão. Estamos falando de acesso, de pertencimento e de oportunidades que permanecem mesmo depois que o projeto termina”, destaca Francielle.

Seleção de profissionais

O edital para profissionais do audiovisual selecionará oito professores das áreas de Roteiro, Direção, Arte e Produção, com prioridade para quem reside ou atua em cidades gaúchas afetadas pelas enchentes de 2024 e que tenha experiência com adolescentes. Os selecionados atuarão presencialmente em local a definir, também em cidades atingidas, com remuneração de R$ 2.500 por mês durante o período, para carga média de três horas semanais.

As inscrições para profissionais vão de 26 de janeiro a 13 de fevereiro de 2026, exclusivamente por formulário online, com resultado previsto para 11 de março de 2026.

Investimento e realização

Como investimento social, o projeto prevê a doação de equipamentos, remuneração para oito profissionais, criação de 12 microprodutoras, produção de 12 curtas-metragens e realização de uma mostra de cinema, com impacto direto em mais de 180 jovens e educadores.

O projeto Cena: Criar e Empreender no Audiovisual, Pronac 2317375, é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91), do Ministério da Cultura, com patrocínio do Nubank. A Amora Produções Culturais, fundada em 2012 em Porto Alegre, é responsável pela execução da iniciativa.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/02/2026 0 Comentários 226 Visualizações
Projetos especiais

Instituto Crescer Legal realiza primeira formação de 2026

Por Jonathan da Silva 06/02/2026
Por Jonathan da Silva

Profissionais do Instituto Crescer Legal que atuam nos três estados da região sul do Brasil participaram, de 3 a 5 de fevereiro, da primeira formação do ano, realizada em Santa Cruz do Sul. A iniciativa contou com atividades de integração, debates metodológicos e preparação para o início do curso Gestão Rural e Empreendedorismo, previsto para ocorrer de março a dezembro.

O cronograma começou na manhã do dia 3 com dinâmicas de integração, incluindo uma atividade sobre receita familiar e trabalho em equipe. Também foram realizadas ações voltadas ao autocuidado e uma roda de acolhimento com a temática “Contextualização e prática da Aprendizagem Significativa”.

Metodologias em foco

No dia 4, a programação seguiu com dinâmicas relacionadas à aprendizagem e apresentações dos educadores com base em metodologias ativas, entre elas Aprendizagem Baseada em Pesquisa, Metodologias Maker, Aprendizagem por Investigação e a oficina Storytelling, com foco em roteiro narrativo, engajamento com propósito e autoconhecimento.

Encerramento com conversa

No último dia, os participantes acompanharam uma roda de conversa com a diretoria do Instituto Crescer Legal. Em seguida, foi apresentada a metodologia de Aprendizagem Baseada em Desafios, que propõe desafios abertos, tomada de decisão, ação prática e geração de renda sustentável no meio rural, além de um estudo de caso voltado ao debate sobre decisões e consequências. A programação incluiu ainda apresentações sobre Aprendizagem Colaborativa e Gamificação.

Próximos encontros

A agenda do Instituto prevê outras duas formações ao longo de 2026, também em Santa Cruz do Sul, onde fica a sede da instituição. “São momentos vivenciais que contribuem para o fortalecimento da equipe, além de assegurar a unidade do nosso fazer pedagógico nos diferentes territórios e programas”, pontuou a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf.

Foto: Junio Nunes/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/02/2026 0 Comentários 183 Visualizações
Cidades

32º BPM realiza formatura geral para alinhamento operacional em Sapiranga

Por Jonathan da Silva 06/02/2026
Por Jonathan da Silva

O 32º Batalhão de Polícia Militar realizou uma Formatura Geral na tarde desta quinta-feira (5), no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck, em Sapiranga, reunindo todo o efetivo para o repasse de orientações técnicas, doutrinárias e operacionais. A atividade foi conduzida com a participação do comandante do Comando Regional de Polícia Militar do Vale do Rio dos Sinos, coronel André Lima da Silva, e do comandante do 32º BPM, tenente-coronel Pedro Alexander Beron da Cunha, com foco no alinhamento estratégico institucional e no fortalecimento da segurança e do respaldo ao policial.

A formatura teve como finalidade promover o alinhamento de procedimentos e práticas entre os integrantes do batalhão. Durante o encontro, setores do Estado-Maior apresentaram explanações para orientar a atuação dos policiais militares, com foco na padronização de condutas e na revisão de procedimentos adotados no serviço operacional.

Eixos da instrução

A instrução foi organizada em três eixos. O primeiro tratou da padronização operacional, com orientações sobre táticas de abordagem, protocolos de rádio e revisão dos Procedimentos Operacionais Padrão da Brigada Militar.

O segundo eixo abordou segurança e autocuidado, com orientações relacionadas à autoproteção, postura tática e integridade física do policial, além de ações voltadas à qualidade de vida no trabalho e cuidados com a saúde física, mental e espiritual dos militares estaduais, incluindo o incentivo à busca por apoio psicológico.

O terceiro eixo envolveu aspectos legais, com atualizações sobre a legislação vigente e decisões de tribunais superiores, análise de fundamentos para abordagens policiais e orientações sobre a documentação operacional utilizada em processos criminais.

Integração das seções

As orientações foram apresentadas por integrantes das seções de Pessoal (P1), Inteligência (P2), Operações (P3), Logística (P4) e Comunicação Social. Segundo o comando do batalhão, a iniciativa busca a uniformidade de procedimentos e o aperfeiçoamento contínuo do efetivo que atua na área de abrangência do 32º BPM.

Foto: Comunicação Social do 32º BPM/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/02/2026 0 Comentários 181 Visualizações
Saúde

Formação do VER-SUS aborda SUS e rede de saúde de Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 27/01/2026
Por Jonathan da Silva

Estudantes e residentes da área da saúde participam, nesta semana, de uma imersão do programa Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) em Novo Hamburgo. A ação conta com atividades formativas sobre os princípios do SUS e a organização da Rede de Atenção à Saúde da cidade, com foco em saúde mental, em ações organizadas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

A formação ocorreu na segunda-feira (25), no Centro de Espiritualidade Pe. Arturo (CEPA), no bairro Arroio da Manteiga, em São Leopoldo, local que também serve de alojamento para os participantes. Ao todo, 35 estudantes e residentes integram a imersão, que propõe vivência intensiva na saúde pública.

A secretária municipal de Saúde de Novo Hamburgo, Betina Espindula, participou do encontro, que também contou com a presença do professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dário Pasche. Durante a atividade, foram discutidos a trajetória histórica do SUS e desafios atuais da gestão pública em saúde.

Objetivos do programa

A programação do VER-SUS busca promover a integração entre ensino, serviço e comunidade, com foco na qualificação de futuros profissionais e no aprimoramento das práticas no sistema público de saúde. “O VER-SUS é um espaço de aprendizado e troca. Para nós, enquanto gestão, é fundamental investir na formação e na educação permanente dos profissionais da rede SUS, garantindo um cuidado cada vez mais humanizado, integrado e alinhado às demandas dos territórios”, destacou a secretária Betina.

Atividades previstas

Ao longo da semana, os participantes, chamados de viventes, realizam palestras e visitas a serviços que integram a rede de saúde de Novo Hamburgo. Estão previstas atividades com agentes da atenção básica, visitas a serviços de média e alta complexidade e a equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial, como os Centros de Atenção Psicossocial.

Também está programada uma visita ao Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre. O encerramento do VER-SUS ocorrerá com um sarau cultural no sábado, dia 31, das 14h às 18h, na Casa da Praça, no bairro Boa Vista. A atividade será aberta ao público e integra as ações da Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Janeiro Branco.

Realização

O VER-SUS é realizado pela Associação da Rede Unida, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde, da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva, com apoio do PET-Saúde, da Universidade Feevale e da Associação Cultural Casa da Praça.

Foto: PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
27/01/2026 0 Comentários 179 Visualizações
Ensino

Ulbra forma professores para recuperar aprendizagem afetada por pandemia e enchente

Por Jonathan da Silva 06/11/2025
Por Jonathan da Silva

Mais de 400 professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das redes municipais de Canoas, Gravataí e São Jerônimo participaram, entre abril e outubro deste ano, do projeto Recomposição das Aprendizagens, promovido pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A iniciativa buscou apoiar docentes na retomada do ensino e na redução do déficit de alfabetização causado pela pandemia de Covid-19 e pela enchente de 2024.

O projeto foi desenvolvido pela Ulbra em parceria com as secretarias municipais de Educação das três cidades. As formações priorizaram estratégias voltadas à alfabetização, leitura e interpretação de textos, promovendo também espaços de diálogo entre universidade e escolas. A coordenadora do projeto e professora da Ulbra, Darlize de Mello, destacou que a proposta permitiu identificar desafios comuns e construir soluções conjuntas. “Os grupos apresentaram as dificuldades que encontram nas turmas e debateram estratégias de melhorias. Muitos problemas se repetem e há muitos estudantes que não estão alfabetizados no 5º ano ou não conseguem ter a compreensão da leitura, por exemplo”, afirmou Darlize.

Parcerias e metas de alfabetização

A secretária municipal da Educação de Gravataí, Aurelise Braun, ressaltou a importância da união de esforços entre instituições para alcançar metas de alfabetização. “Temos 4,5 mil estudantes em Gravataí, e a nossa meta é ter 100% das crianças alfabetizadas até o final do 2º ano. A criança precisa saber ler, escrever e interpretar. Como vai resolver uma questão de matemática se não sabe interpretar. Estamos formando nossos futuros médicos, advogados e engenheiros”, pontuou Aurelise.

A superintendente de Educação Básica da Aelbra, Núrfis Vargas, também reforçou o papel do projeto no fortalecimento da educação pública. “Plantamos uma sementinha e queremos desenvolver outras ações. A Ulbra entende que a formação é um dos pilares para transformar a educação. Essa parceria é um exemplo de como a colaboração entre instituições pode gerar resultados na aprendizagem”, afirmou Núrfis.

Encerramento com palestra internacional

A etapa final do projeto ocorreu na sexta-feira (31), no campus da Ulbra Canoas, reunindo cerca de 600 participantes. O encontro contou com mesas temáticas sobre práticas pedagógicas e uma palestra do educador português José Pacheco, criador da Escola da Ponte, referência internacional em modelos de ensino humanizados e inclusivos. O evento foi promovido pelo Núcleo de Acessibilidade da Ulbra, em parceria com a ONG Causa Nobre.

O Núcleo de Acessibilidade da Ulbra em parceria com a ONG Causa Nobre organizou essa palestra que teve a participação de professores, alunos e educadores. O evento reuniu um total de 600 pessoas e nos oportunizou refletir sobre o compromisso com a inclusão, a educação e o fortalecimento de valores humanos, temas tão essenciais nos dias atuais”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ulbra, Gisele Becker.

Foto: Ulbra/Divulgação | Fonte: Assessoria
06/11/2025 0 Comentários 265 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO