Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

experiências

Ensino

Dinâmica com estudantes estrangeiros em Dois Irmãos

Por Marcel Vogt 13/06/2023
Por Marcel Vogt

Inglês com americanos, foi o que os alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental 29 de Setembro, do bairro Moinho Velho, em Dois Irmãos vivenciaram na manhã de segunda-feira (12).

Durante os períodos da disciplina de Língua Estrangeira Inglês, as duas turmas da 29 de Setembro realizaram conversação com 14 americanos, moradores da cidade de Cleveand, no estado de Ohio, que estão visitando Dois Irmãos.

Organizados em duplas, os alunos brasileiros conversam com uma dupla ou trio de americanos, por meio de perguntas e respostas sobre diversos temas, como família, hobbies, animais e esportes.    

A professora de Inglês, Simone Closs Hoerlle, considera positiva a experiência. “Para a maioria dos alunos é o primeiro contato com americanos e eles perceberam que têm capacidade de se comunicar em outro idioma”, destacou Simone.

Recepcionados pelo Pastor da Igreja Ministério Bíblico de Dois Irmãos, Randal Richner, os estadunidenses chegaram na cidade no último sábado (10). Eles são alunos do Hig School, o ensino médio americano, e ficarão uma semana no Brasil.

Randal, que também é norte-americano, mas reside no Brasil há 27 anos, atua no projeto Life Center em Dois Irmãos. Ele conta que os estudantes estão pela primeira vez no Brasil, vieram para cá com recursos próprios, irão atuar na comunidade, desenvolver relacionamentos e exercitar o português. “Estou surpreso com a interação dos jovens”, revelou Randal.  

O líder do grupo, Ryan Adkins, falou sobre as primeiras impressões do Brasil. “Tem sido ótimo conhecer as pessoas daqui e ver o ânimo dos meus colegas e dos brasileiros. Também já tive a experiência de jogar vôlei e futebol, e me disseram que joguei muito bem”, conta ele.

Os jovens, que estão hospedados em um hotel em Dois Irmãos, já jantaram em uma pizzaria e almoçaram numa churrascaria na cidade, irão voltar na Escola 29 de Setembro amanhã, para conversar com os alunos do 8º e 9º ano.

A vice-diretora da 29 de Setembro, Rosmery Ceconi, avalia positivamente a visita. “É uma imersão na cultura americana que eles acabam conhecendo durante a conversação”, revela a vice-diretora.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
13/06/2023 0 Comentários 725 Visualizações
Cidades

Santa Cruz do Sul: equipe de governo recebe secretários da Capital para troca de experiências

Por Caren Souza 15/04/2021
Por Caren Souza

Na manhã desta quarta-feira (14), a prefeita Helena Hermany, o vice-prefeito Elstor Desbessel e os secretários municipais estiveram reunidos para debater sobre planejamento estratégico na gestão pública, parcerias com o setor privado, maior eficiência na realização de projetos, entre outros assuntos.

O encontro teve três convidados que integram a equipe de governo de Sebastião Melo na Capital: o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, a secretária de Parcerias, Ana Pellini, e a diretora de Planejamento e Governança, Melissa Custódio.

A primeira a compartilhar suas experiências na gestão pública foi Ana Pellini, servidora aposentada da Fazenda, com atuações como secretária estadual nos governos Yeda Crusius e José Ivo Sartori, e também no Ministério da Cidadania. Em Porto Alegre, é a responsável por comandar a pasta que tem encaminhado parcerias com o setor privado, como a que concedeu o Parque Harmonia e o Trecho 1 da Orla do Guaíba para o consórcio GAM 3 Parks por 35 anos, com investimentos previstos de R$ 280 milhões nos dois locais.

“Sou entusiasta das parcerias com o setor privado para atingir maior eficiência e prestar melhores serviços ao cidadão. Tira as amarras do setor público, aquela burocracia excessiva, e entrega muito mais qualidade”, afirmou Ana. Em seguida, foi a vez da diretora de Planejamento e Governança, Melissa Custódio, apresentar como o governo da Capital está orientado por um processo que envolve muita estratégia, metas, monitoramento e a busca por resultados efetivos para a comunidade.

Com larga experiência na gestão pública, já tendo sido vereador, prefeito, deputado estadual e federal, secretário estadual e nacional, Cezar Schirmer defendeu a inovação e criatividade na administração, ainda mais em um momento de falta de recursos na maior parte dos municípios. “Inovação é pensar diferente e fazer diferente, para que os resultados sejam mais efetivos, rápidos e com menos custos. Esse ano será muito difícil para as prefeituras, vai exigir muita criatividade para contornar as dificuldades financeiras”.

Para Schirmer, o trabalho realizado no planejamento estratégico da Capital funciona para “governar o governo, identificar o que está avançando e o que está trancando, ter acesso a dados e informações sobre o que está sendo entregue para a população”.

Responsável por trazer os três convidados, o secretário de Segurança, Mobilidade Urbana e Transporte de Santa Cruz, Everton Oltramari, afirmou que foi um momento de muito aprendizado. “São pessoas que inspiram. Apresentaram experiências e iniciativas que podem ser executadas aqui na cidade”.

A prefeita Helena Hermany destacou que sua equipe de governo também está focada em uma gestão com metas e resultados, tendo cumprido mais de 90% dos compromissos assumidos para os cem primeiros dias. Além disso, considerou como muito produtivo o encontro desta manhã. “A troca de conhecimento entre as prefeituras é muito importante. Na formação da nossa equipe, buscamos secretários com empatia para atender bem a população, um grupo comprometido em entregar resultados”.

Crédito: Luiz Fernando Bertuol | Fonte: Assessoria
15/04/2021 0 Comentários 792 Visualizações

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO