Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Estância Velha

Projetos especiais

Estância Velha levará três empresas para a feira Inspiramais, em São Paulo

Por Jonathan da Silva 23/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha definiu as três empresas que representarão o município na Inspiramais 2027, feira voltada à inovação e ao design de materiais que ocorrerá nos dias 7 e 8 de julho, em São Paulo. A seleção foi realizada por meio de edital conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit). As empresas escolhidas foram Arte da Pele, Ribeirãozinho e Mucca Pele, que receberão subsídio municipal para participar do evento. A iniciativa busca incentivar a geração de negócios, fortalecer o setor coureiro-calçadista local e ampliar oportunidades de parcerias e prospecção de clientes.

Reconhecida como uma das principais feiras voltadas à inovação e ao design de materiais na América Latina, a Inspiramais 2027 será realizada no Centro de Eventos Pro Magno, na capital paulista. As empresas selecionadas contarão com apoio financeiro da Prefeitura, que subsidiará 50% do investimento necessário para participação, com limite de R$ 6 mil por empresa.

Incentivo ao setor produtivo

A ação faz parte de uma política municipal de incentivo à participação de empresas locais em feiras e eventos estratégicos para o desenvolvimento econômico. Segundo a administração municipal, a presença das empresas na Inspiramais tem como objetivo ampliar a visibilidade dos negócios locais e facilitar o acesso a novos mercados.

O prefeito Diego Francisco (PSD) afirmou que a iniciativa faz parte das ações voltadas ao fortalecimento da atividade industrial no município. “É a continuidade deste trabalho, que incentiva as empresas locais e também fortalece o crescimento das indústrias de Estância Velha”, destacou o chefe do executivo estanciense.

Quinto ano consecutivo

Esta será a quinta edição consecutiva do programa municipal de apoio à participação de empresas de Estância Velha em feiras e eventos do setor. A proposta busca aproximar os empreendimentos locais de potenciais clientes, fornecedores e parceiros comerciais, além de promover a inserção das empresas em ambientes voltados à inovação e ao desenvolvimento de produtos.

A Inspiramais reúne empresas, profissionais e instituições ligadas à cadeia produtiva de materiais para os segmentos de calçados, confecção, móveis e outros setores da indústria, funcionando como um espaço de apresentação de tendências, networking e geração de negócios.

Foto: PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/06/2026 0 Comentários 12 Visualizações
Cultura

Exposição sobre a história do rock está aberta à visitação em Estância Velha

Por Jonathan da Silva 23/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Exposição Itinerante sobre o Rock está aberta à visitação no Espaço Cultural de Estância Velha até o dia 17 de julho, com entrada gratuita. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), a mostra integra as atividades alusivas ao Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, e apresenta ao público aspectos da trajetória, da cultura e da influência do gênero musical ao longo das décadas. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Desenvolvida pelo Departamento de Cultura, a iniciativa busca proporcionar uma imersão na história do rock por meio de conteúdos educativos, objetos históricos e produções artísticas realizadas por alunos participantes de atividades culturais do município.

Participação dos estudantes

A exposição foi elaborada pela professora de Música do Espaço Cultural, Bianca da Luz Gausmann, em parceria com crianças integrantes do projeto. Durante as atividades preparatórias, os alunos realizaram pesquisas sobre artistas e bandas que contribuíram para a construção da história do rock em diferentes períodos.

O trabalho incluiu o estudo de trajetórias, estilos musicais e influências que marcaram a evolução do gênero, permitindo que os participantes conhecessem aspectos históricos e culturais relacionados ao movimento.

Representatividade feminina

Um dos temas abordados na mostra é a participação das mulheres na história do rock. As crianças pesquisaram artistas que tiveram papel relevante no desenvolvimento e na expansão do gênero musical, ampliando o debate sobre diversidade e representatividade no cenário artístico.

Experiências musicais

Além do material histórico, a mostra reúne produções artísticas elaboradas pelos próprios alunos e disponibiliza experiências musicais com instrumentos como bateria e guitarra.

Os visitantes também podem conhecer um pequeno museu temático, composto por discos de vinil, vitrola e outros objetos relacionados à história do rock. O acervo busca apresentar elementos que marcaram diferentes períodos da evolução do gênero musical.

A diretora de Cultura, Juliana Michaelsen, destaca que a proposta da exposição vai além da apresentação de aspectos musicais. “Mais do que apresentar um gênero musical, a exposição destaca o rock como uma forma de expressão artística e cultural que atravessa gerações, estimulando criatividade, identidade e liberdade”, afirma Juliana.

Apresentação musical integra programação

Como parte das atividades programadas, a exposição receberá, no dia 1º de julho, uma apresentação da banda Bixu Solto. O grupo é formado por quatro jovens músicos e participará da programação especial relacionada ao Dia Mundial do Rock.

Serviço

  • O quê: Exposição Itinerante sobre o Rock
  • Quando: Até 17 de julho, com visitação das 9h às 11h e das 14h às 16h
  • Onde: Espaço Cultural de Estância Velha (Rua Fagundes Varela, 140)
  • Quanto: Entrada gratuita
  • Atração especial: Apresentação da banda Bixu Solto em 1º de julho
Foto: Sandra Costa/Decom-EV/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/06/2026 0 Comentários 34 Visualizações
Variedades

Estância Velha realiza 5ª Ruralfest de 24 a 26 de julho

Por Jonathan da Silva 22/06/2026
Por Jonathan da Silva

Estância Velha realizará, de 24 a 26 de julho, a 5ª edição da Ruralfest, evento que reúne atividades ligadas ao agronegócio, à agricultura familiar, à cultura e ao entretenimento. A programação ocorrerá no Campo do Chimarrão, no bairro Lira, com entrada gratuita para toda a comunidade. Promovida pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa) e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), a feira contará com exposições de animais, oficinas, apresentações artísticas, feira de artesanato, atividades para crianças e shows musicais.

A abertura oficial da Ruralfest está marcada para sexta-feira, 24 de julho, às 20h, no palco principal. Na sequência, às 20h30min, a Banda DNA sobe ao palco para marcar o início da programação artística.

A expectativa da organização é ampliar o público registrado na edição anterior. Em 2025, a feira recebeu mais de 30 mil visitantes. “A Ruralfest é a celebração das nossas raízes, do trabalho no campo e da dedicação de tantas famílias que contribuem diariamente para o desenvolvimento da nossa cidade e do Estado. Estamos muito felizes em organizar mais uma edição deste evento e convidamos todos a participarem dessa grande festa, que une tradição, conhecimento, negócios e entretenimento”, afirma o prefeito Diego Francisco (PSD).

Agricultura familiar em destaque

Entre os destaques da edição deste ano está a realização da 2ª Feira Estadual da Agroindústria Familiar. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Emater e da Prefeitura de Estância Velha, busca ampliar a visibilidade e a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar.

A proposta é aproximar produtores e consumidores, além de valorizar a produção local e regional.

A Ruralfest também conta com o apoio da Associação dos Produtores Rurais de Estância Velha (Aprev), da Emater e da Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado.

Programação

Sexta-feira, 24 de julho
  • 13h30min – Abertura da praça de alimentação, pontos de venda de bebidas, espaços de comercialização e exposição de animais;
  • 13h30min às 19h30min – Expresso Rural e brinquedos infláveis;
  • 16h – Roda de Viola;
  • 19h – Tranco Véio (Palco Principal);
  • 20h – Abertura Oficial (Palco Principal);
  • 20h30min – Banda DNA (Palco Principal).
Sábado, 25 de julho
  • 9h – Abertura da praça de alimentação, pontos de venda de bebidas, espaços de comercialização e exposição de animais;
  • 9h às 15h – Feira de Adoção de Animais (Pavilhão de Exposição de Animais);
    Escola de Trânsito;
    Cidade das Crianças;
  • 9h às 17h – Expresso Rural (Estação na Rua do Parque);
    Brinquedos infláveis (Campo);
  • 10h30min – Bandinha Típica Municipal (Itinerante);
    Cozinha Rural;
  • 11h – Almoço Caseiro;
  • 14h – Demonstração de Cão Pastor;
    Bandinha Típica Municipal;
  • 14h30min – Oficina Emater (Pavilhão de Exposição de Animais);
  • 15h – Jogos Rurais (Campo);
  • 15h30min – Oficina Emater (Pavilhão de Exposição de Animais);
  • 16h – Izadora Botelho (Palco Principal);
    Apresentação K9 Conan da Guarda Civil Municipal (Campo);
  • 18h30min – Roda de Viola;
  • 18h30min – Thomas Machado (Palco Principal);
  • 20h30min – Show com Os Federais (Palco Principal).
Domingo, 26 de julho
  • 8h – Desfile alusivo ao Dia do Colono (saída da Praça 1º de Maio com chegada ao Campo do Chimarrão);
  • 9h – Abertura da praça de alimentação, pontos de venda de bebidas, espaços de comercialização e exposição de animais;
  • 9h às 17h – Expresso Rural;
    Brinquedos infláveis;
  • 9h às 15h – Feira de Adoção de Animais;
    Vem Brincar;
  • 10h30min – Bandinha Típica Municipal (Itinerante);
    Cozinha Rural;
  • 11h – Almoço Caseiro;
  • 14h – AGE (Palco Principal);
    Demonstração de Cão Pastor (Campo);
    Bandinha Típica Municipal (Itinerante);
  • 14h30min – Oficina Emater (Pavilhão de Exposição de Animais);
  • 15h – Jogos Rurais (Campo);
    Gabriel Ferraz (Palco Principal);
  • 15h30min – Oficina Emater (Pavilhão de Exposição de Animais);
  • 16h – Nycolas Pereira (Palco Principal);
    Apresentação K9 Conan da Guarda Civil Municipal (Campo);
  • 17h – Espetáculo teatral Paulinho Mixaria (Palco Principal).

Serviço

  • O quê: 5ª Ruralfest
  • Quando: De 24 a 26 de julho
  • Onde: Campo do Chimarrão (Avenida Brasil, nº 2621, bairro Lira, em Estância Velha)
  • Quanto: Entrada gratuita para toda a comunidade
Foto: Decom-EV/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/06/2026 0 Comentários 59 Visualizações
Cidades

12ª Conferência Municipal de Saúde de Estância Velha discutirá diretrizes para o SUS

Por Jonathan da Silva 19/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha realizará a 12ª Conferência Municipal de Saúde na próxima quarta-feira, 24 de junho, para debater os desafios do setor e definir diretrizes que irão orientar as políticas públicas de saúde do município nos próximos quatro anos. Promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o encontro acontecerá das 13h às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O evento reunirá servidores efetivos e terceirizados da área da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da comunidade, com participação aberta ao público.

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência terá como foco a discussão de propostas para o fortalecimento da saúde pública municipal. Entre os objetivos estão a reafirmação dos princípios do SUS, como universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, além da avaliação da situação da saúde local e da elaboração de contribuições para os planos e políticas do setor.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Yuri Campos, a participação dos diferentes segmentos envolvidos no atendimento e na utilização dos serviços é fundamental para a definição das prioridades da área. “A Conferência serve para traçar os rumos da saúde nos próximos anos com a participação dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população e dos usuários do sistema”, destaca o titular da pasta.

Temas em debate

Segundo a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde e integrante da organização do evento, Marina Fadrique, a programação prevê debates sobre questões relacionadas ao fortalecimento do SUS e à melhoria dos serviços prestados à população.

Também estarão em pauta o financiamento adequado do sistema público de saúde, os desafios impostos por emergências climáticas e pandemias, a promoção da justiça socioambiental e a valorização dos trabalhadores da saúde, com atenção às condições de trabalho desses profissionais.

Palestra especial

A programação contará com a participação da secretária de Saúde de Cachoeira do Sul, Camila Nunes Barreto. Doutora e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ela é especialista em Gestão de Políticas Públicas de DST e em Saúde Coletiva.

A organização destaca que a presença da comunidade é considerada essencial para a construção de políticas públicas alinhadas às necessidades da população e para o fortalecimento do sistema municipal de saúde.

Serviço

  • O quê: 12ª Conferência Municipal de Saúde de Estância Velha
  • Quando: Quarta-feira, 24 de junho, das 13h às 18h
  • Onde: Plenário da Câmara Municipal de Vereadores (Avenida Brasil, 1144, bairro União, Estância Velha)
  • Quanto: Participação gratuita e aberta à comunidade
Foto: Decom-EV/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/06/2026 0 Comentários 50 Visualizações
Cidades

Estância Velha busca recursos e soluções para reforçar a segurança pública

Por Jonathan da Silva 18/06/2026
Por Jonathan da Silva

Representantes da área de Segurança Pública de Estância Velha participaram, nos dias 16 e 17 de junho, do XIV Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. O município esteve presente no encontro para acompanhar debates sobre inovação, tecnologia e políticas públicas voltadas à proteção da população, além de buscar alternativas para modernizar a estrutura local e avançar na adesão ao Programa Município Mais Seguro, iniciativa do Governo Federal destinada ao fortalecimento das guardas municipais.

O congresso reuniu profissionais das Guardas e Polícias Municipais de diferentes regiões do país, além de especialistas, gestores e agentes de segurança, promovendo a troca de experiências e a apresentação de práticas adotadas por outros municípios brasileiros.

Representação de Estância Velha

Participaram do evento o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Oséias Vieira; o comandante da Guarda Civil Municipal, Eder Castro; o subcomandante da corporação, Paulo Oliveira; e o coordenador da Defesa Civil, Kairo Campos. O prefeito Diego Francisco (PSD) também acompanhou parte da programação.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Eder Castro, o encontro contribuiu para ampliar o conhecimento sobre ferramentas e estratégias que podem ser aplicadas no município. “O congresso nos permite conhecer novas tecnologias, equipamentos e soluções que podem qualificar ainda mais o trabalho da Guarda Municipal, além de possibilitar o contato com fornecedores e instituições de referência na área da segurança pública”, destacou Castro.

Programa Município Mais Seguro

Além das atividades técnicas, a participação no congresso abriu caminho para que Estância Velha avance na adesão ao Programa Município Mais Seguro, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A iniciativa federal prevê o repasse de recursos destinados à aquisição de equipamentos, modernização das estruturas de trabalho e ampliação da capacidade operacional das guardas municipais, fortalecendo as políticas locais de segurança pública.

Busca por qualificação e investimentos

Para Diego Francisco, a presença do município em espaços de discussão nacional contribui para a qualificação das equipes e para a captação de recursos. “O Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública é um espaço fundamental para que os municípios acompanhem as inovações e as melhores práticas da área. Nossa participação reforça o compromisso de Estância Velha com a qualificação constante das equipes, a busca por novas tecnologias e a captação de recursos que possam fortalecer ainda mais a segurança da nossa comunidade. Investir em segurança é investir na qualidade de vida e no bem-estar da população”, afirmou o prefeito.

Foto: PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
18/06/2026 0 Comentários 61 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Estância Velha promove trilha ecológica em defesa do Arroio Luiz Rau

Por Jonathan da Silva 17/06/2026
Por Jonathan da Silva

Uma Trilha Ecológica em defesa do Arroio Luiz Rau será realizada pela Prefeitura de Estância Velha na sexta-feira, 19 de junho. A atividade ocorrerá das 8h às 10h e reunirá estudantes, moradores e demais integrantes da comunidade em ações de conscientização ambiental e recolhimento de resíduos. Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (Semapa), a iniciativa busca incentivar hábitos sustentáveis, estimular a participação coletiva na preservação dos recursos naturais e fortalecer o cuidado com o arroio que corta áreas do município.

Aberta à participação de pessoas de todas as idades, a programação convida famílias, grupos de amigos e moradores da região para uma manhã voltada à preservação ambiental, à saúde e ao bem-estar.

A atividade contará com o recolhimento de resíduos das margens do Arroio Luiz Rau, investigação da qualidade ambiental do local e um bate-papo sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Os materiais coletados serão encaminhados para a Cooperativa Univale, responsável pela destinação adequada dos resíduos.

A organização também disponibilizará luvas e sacos de lixo para os participantes.

Participação das escolas

A trilha terá a participação direta de estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Presidente Kennedy e Marechal Cândido Rondon, além do envolvimento da comunidade do entorno.

O educador ambiental e articulador de projetos ambientais da Semapa, Hoeslen Mauzer, destacou a importância da participação coletiva nas ações de sustentabilidade. “O processo de transformação da nossa cidade em um modelo sustentável tem avançado positivamente; no entanto, é fundamental que reconheçamos que esse esforço é responsabilidade compartilhada de todos os cidadãos”, afirmou Mauzer.

Ampliação do aprendizado

Para a coordenadora pedagógica da EMEF Marechal Cândido Rondon, Deise Simonelli Schindler, a atividade representa uma oportunidade de ampliar o aprendizado dos estudantes sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente. “Fomos convidados pelo Hoeslen para participar da trilha no Arroio Luiz Rau, que passa em nosso bairro. É um momento importante, uma oportunidade de aprendizagem e conscientização, de perceber os impactos das ações humanas no meio ambiente. Além disso, a experiência fortalece o vínculo dos estudantes com a comunidade e incentiva atitudes de cuidado e responsabilidade com o lugar onde vivem”, ressaltou Deise.

Segundo a organização, a expectativa é que a atividade tenha duração aproximada de uma hora e quinze minutos.

Foto: Júlia Monteiro/Decom-EV/Divulgação | Fonte: Assessoria
17/06/2026 0 Comentários 59 Visualizações
Projetos especiais

Plogging reúne cerca de 100 participantes e recolhe 610 kg de resíduos em Estância Velha

Por Jonathan da Silva 15/06/2026
Por Jonathan da Silva

Cerca de 100 pessoas participaram da ação Plogging Pegada Neutra em Estância Velha realizada neste sábado (13). A iniciativa reuniu moradores da cidade e de municípios vizinhos em uma atividade que combinou prática de exercícios físicos com coleta de resíduos descartados irregularmente. Realizado no bairro Lago Azul, o evento faz parte do Movimento Pegada Neutra, desenvolvido pelo Sinpasul, Fiergs e Pegada Neutra, em parceria com a Prefeitura, com o objetivo de promover conscientização ambiental e incentivar hábitos sustentáveis.

A atividade teve início em frente à EMEI Criança Feliz e se estendeu por aproximadamente uma hora e meia. Durante o percurso pelas ruas do bairro, os participantes recolheram resíduos encontrados em espaços públicos, contando com o apoio de um caminhão da Secretaria Municipal de Obras para o transporte do material coletado.

Coleta de resíduos

Ao final da mobilização, foram recolhidos cerca de 610 quilos de resíduos descartados de forma irregular. A ação chamou a atenção de moradores ao longo do trajeto e envolveu participantes de diferentes faixas etárias, incluindo famílias e grupos de amigos.

O plogging é um movimento que une caminhada ou corrida à coleta de lixo durante o percurso. A prática busca estimular a preservação ambiental por meio de ações realizadas em espaços públicos, além de incentivar a reflexão sobre o descarte correto de resíduos.

Participação da comunidade

Moradora de Portão, Adoli Basso participou da atividade e destacou a proposta da iniciativa. “Adorei a ação, pois somos responsáveis pelos resíduos que geramos. É uma excelente oportunidade para refletirmos sobre esse tema tão importante”, afirmou Adoli.

Segundo ela, a divulgação do evento pelas redes sociais foi decisiva para sua participação. “Fiquei sabendo da ação pelas redes sociais e fiz questão de participar”, completou a moradora da cidade vizinha de Estância Velha.

Mobilização ambiental

O Plogging Pegada Neutra integra o Movimento Pegada Neutra, iniciativa desenvolvida pelo Sinpasul, Fiergs e Pegada Neutra em parceria com a Prefeitura de Estância Velha. A proposta do projeto é promover ações voltadas à conscientização ambiental e estimular a participação da comunidade em atividades relacionadas à preservação dos espaços urbanos.

Foto: Richard Silva/Decom-EV/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2026 0 Comentários 91 Visualizações
Cidades

Estância Velha participa de missão internacional sobre primeira infância na Colômbia

Por Jonathan da Silva 10/06/2026
Por Jonathan da Silva

Estância Velha esteve representada na Missão Internacional Medellín – Visita Técnica Urban95 Brasil, realizada entre os dias 2 e 5 de junho, em Medellín, na Colômbia. A arquiteta e servidora de carreira do município Camila Lucca participou da atividade em nome do Grupo Intersetorial Criança na Cidade, com o objetivo de apresentar experiências desenvolvidas na cidade e buscar referências para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à primeira infância.

A missão foi promovida pela Rede Urban95, iniciativa que apoia cidades na criação de espaços urbanos mais acolhedores, seguros e inclusivos para crianças pequenas e seus cuidadores. Organizada pela Fundação Van Leer e pela Oficina de Resiliência de Medellín, a programação reuniu representantes de diversas cidades brasileiras envolvidos em programas, projetos e políticas públicas direcionados à primeira infância.

Durante os quatro dias de atividades, os participantes conheceram iniciativas implementadas em Medellín, cidade reconhecida internacionalmente por projetos de urbanismo social, inovação urbana e desenvolvimento infantil.

Programa Buen Comienzo

Um dos principais focos da visita foi o programa Buen Comienzo, política pública voltada à primeira infância que acompanha o desenvolvimento das crianças desde a gestação até os cinco anos de idade. A iniciativa integra ações nas áreas de educação, saúde, nutrição, cultura e apoio às famílias.

A comitiva também teve contato com experiências voltadas à promoção do desenvolvimento infantil e à redução das desigualdades sociais, observando modelos adotados pelo poder público colombiano para atendimento às crianças e suas famílias.

Projetos visitados

Entre os equipamentos e projetos visitados estiveram as Ludotekas do Inder, espaços destinados ao brincar e ao reconhecimento dessa atividade como um direito da infância. Os participantes também conheceram o Sistema do Cuidado e a Secretaria das Mulheres, que articulam políticas de gênero, cuidado e desenvolvimento infantil.

A programação incluiu ainda visitas às Escolas Populares do Esporte, que utilizam a prática esportiva como ferramenta de inclusão social, e aos Parques Biblioteca, concebidos como espaços de educação, cultura e fortalecimento comunitário.

Outro destaque foi o sistema de mobilidade urbana de Medellín. A comitiva conheceu estruturas como o metrô e o Metrocable, observando como os sistemas de transporte contribuem para ampliar o acesso da população a serviços como educação, saúde, trabalho e lazer.

Aprendizados para o município

Segundo a arquiteta Camila Lucca, a experiência reforçou a importância da integração entre diferentes áreas da gestão pública e do planejamento urbano voltado às pessoas. “Entre os principais aprendizados da missão estão a participação ativa das comunidades na construção das políticas públicas, a atuação intersetorial entre diferentes áreas da gestão, a qualificação dos espaços urbanos, a presença territorial do poder público e a utilização de evidências para orientar a tomada de decisões”, ressalta Camila.

A missão teve como propósito proporcionar a troca de experiências entre cidades brasileiras e a realidade observada em Medellín, reunindo exemplos de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil, à inclusão social e à qualificação dos espaços urbanos.

Foto: Urban95/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 66 Visualizações
Projetos especiais

Cãopanha do Agasalho segue arrecadando itens para animais de Estância Velha

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Estância Velha segue arrecadando doações para a Cãopanha do Agasalho, iniciativa voltada à proteção de cães em situação de abandono, acolhimento e vulnerabilidade durante o inverno. A ação é realizada pela Secretaria de Esporte e Bem-Estar (SEBEES), por meio do Departamento do Bem-Estar Animal, e busca mobilizar a comunidade para a doação de cobertores, casinhas e roupas para cães. As contribuições podem ser entregues na sede do departamento, localizada na Rua Fagundes Varela, 140, no Centro.

A campanha foi lançada em razão da aproximação das baixas temperaturas e ocorre paralelamente à mobilização do município voltada às famílias em situação de vulnerabilidade social. A proposta é ampliar os cuidados durante o período de frio também para os animais que necessitam de abrigo e proteção.

Conscientização sobre os cuidados no inverno

De acordo com o responsável pelo Departamento do Bem-Estar Animal, Cláudio Weirich, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de atenção aos animais durante os meses mais frios do ano. “Assim como as pessoas, os animais também sentem os efeitos do frio e precisam de abrigo, proteção e conforto. Muitas vezes, uma casinha ou um cobertor que não está mais sendo utilizado pode ajudar muito um animal que precisa”, ressaltou Weirich.

Itens arrecadados

A Cãopanha do Agasalho recebe doações de cobertores, casinhas e roupas para cães. A orientação é que todos os itens estejam em boas condições de uso para que possam ser destinados aos animais atendidos pela iniciativa.

As doações devem ser entregues diretamente na sede do Departamento do Bem-Estar Animal, que funciona na Rua Fagundes Varela, 140, no Centro de Estância Velha.

Foto: Sandra Costa/Decom/PMEV/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 67 Visualizações
Projetos especiais

Estância Velha promove ação de plogging para incentivar sustentabilidade e atividade física

Por Jonathan da Silva 08/06/2026
Por Jonathan da Silva

Iniciativa que une atividade física e preservação ambiental por meio da coleta de resíduos em espaços públicos, o Plogging Pegada Neutra será realizado em Estância Velha no próximo sábado, dia 13 de junho. A ação gratuita ocorrerá a partir das 8h, com concentração na EMEI Criança Feliz, no bairro Lago Azul, e é aberta à participação de pessoas de todas as idades.

Promovido pelo Movimento Pegada Neutra, projeto desenvolvido pelo Sinpasul, Fiergs e Pegada Neutra em parceria com a Prefeitura de Estância Velha, o evento busca incentivar hábitos sustentáveis e estimular o envolvimento da comunidade em práticas de conscientização ambiental. A proposta é reunir moradores de diferentes bairros para uma caminhada em que os participantes recolherão resíduos encontrados ao longo do percurso.

O que é o plogging

O plogging é um movimento global que combina caminhada ou corrida com a coleta de lixo durante o trajeto. A prática tem como objetivo estimular a adoção de atitudes sustentáveis no cotidiano, contribuindo para a limpeza de áreas públicas e para a conscientização sobre o descarte correto de resíduos.

De acordo com os organizadores, a atividade pretende mostrar como ações simples podem gerar impactos positivos para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que promovem saúde e bem-estar.

Participação da comunidade

A atividade é voltada para famílias, grupos de amigos e demais integrantes da comunidade interessados em participar de uma manhã dedicada à preservação ambiental. A recepção dos participantes está programada para as 8h, com saída prevista para as 8h30min.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas antecipadamente pela internet. Os 100 primeiros inscritos receberão brindes oferecidos pela organização.

O que é o movimento Pegada Neutra

O Plogging Pegada Neutra integra as ações do Movimento Pegada Neutra, iniciativa que busca promover práticas sustentáveis por meio da participação comunitária e de atividades voltadas à conscientização ambiental.

A expectativa dos organizadores é ampliar o engajamento da população em ações de preservação ambiental e incentivar a adoção de hábitos que contribuam para a construção de uma cidade mais limpa e consciente.

Serviço

  • O quê: Plogging Pegada Neutra – Estância Velha
  • Quando: Sábado, 13 de junho; concentração às 8h e saída às 8h30min
  • Onde: EMEI Criança Feliz (Rua Porto Alegre, 1224, bairro Lago Azul, em Estância Velha)
  • Quanto: Gratuito
  • Inscrições: pelo link bit.ly/ploggingev
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2026 0 Comentários 92 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO