Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

espetáculo

Cultura

CORS abre temporada 2026 com La Traviata no Teatro Simões Lopes Neto

Por Jonathan da Silva 02/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS) e a Companhia de Ópera do RS (CORS) abrem a temporada 2026 com uma nova montagem da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, nos dias 28, 29, 30 e 31 de março, no Teatro Simões Lopes Neto, em Porto Alegre. O evento é parte das comemorações do primeiro aniversário do teatro, dos 125 anos de falecimento do compositor, dos 200 anos da personagem que inspirou a obra e dos 25 anos de carreira do diretor cênico Flávio Leite.

A temporada, intitulada “Memória e Identidade”, dá continuidade à parceria entre a CORS e a Secretaria de Estado da Cultura. A montagem tem concepção e direção cênica do diretor cênico e presidente da CORS Flávio Leite e direção musical e regência de Marcelo de Jesus, à frente da Orquestra Theatro São Pedro. As récitas ocorrem no sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira, 28 a 31 de março, com apresentações às 20h nos dias 28, 30 e 31, e às 18h no dia 29.

O elenco de solistas é encabeçado pelas sopranos Ludmilla Bauerfeldt e Elisa Machado, que se alternam no papel de Violetta Valéry; pelos tenores Giovanni Tristacci e Felipe Bertol, como Alfredo Germont; e pelos barítonos Lício Bruno e Roger Bueno, no papel de Giorgio Germont. Também integram o elenco os tenores João Ferreira Filho, Adolfo Amaral e Xavier Quiñonez; os barítonos Oritz Campos, Robert Willian e Vinícius Braga; as mezzo-sopranos Cristine Guse e Carol Braga; e o baixo Bruno Mezzomo.

O espetáculo contará ainda com a participação da Orquestra Theatro São Pedro, do Coro Lírico da CORS, com 30 integrantes, e dos bailarinos da Plural Cia de Dança.

A obra

La Traviata é uma ópera em três atos de Giuseppe Verdi, com libreto de Francesco Maria Piave, baseada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho. A obra estreou em 6 de março de 1853, no Teatro La Fenice, em Veneza, e, após recepção negativa inicial, foi reapresentada em 1854 com sucesso.

A narrativa gira em torno de Violetta, cortesã parisiense que abandona sua vida anterior para viver com Alfredo Germont, enfrentando pressões sociais e familiares que levam ao desfecho trágico da protagonista.

Faz 25 anos que Porto Alegre não vê uma Traviata. A última foi em 2001 quando estreei no palco como solista em uma produção do então Instituto de Cultura Musical da PucRS. La Traviata é sempre atual pois trata basicamente de misoginia, preconceito e o seu antídoto que é a compaixão, tudo isso embalado por uma música arrebatadora. Não à toa é considerada a ópera das óperas, sempre atual. Minha decisão como encenador de situar a montagem nos 1920 do século XX é a proximidade com o momento atual que vivemos no mundo apenas 100 anos depois. A Paris da década de 1920, os années folles (anos loucos), era efervescente cultural, artística e socialmente como resposta à Primeira Guerra Mundial. As mulheres tiraram as saias de armação, os comprimentos das roupas diminuíram e cortaram cabelos curtos pela primeira vez na história. Assim como a década que estamos vivendo, com os grandes avanços sociais e de igualdade de direitos no mundo, uma grande onda conservadora contrária aos avanços das liberdades individuais ganhou força. No final da década de 1920 o fascismo ascendeu na Europa e, na atualidade, o conservadorismo, o nacionalismo e a xenofobia ocupam lugar em todos os noticiários novamente. Quem sabe se acompanhando as dores da nossa protagonista não revejamos nossos preconceitos e nossos julgamentos com quem é ou pensa diferente de nós”, destaca o diretor cênico e presidente da CORS, Flávio Leite.

Ficha técnica

  • Concepção e direção cênica: Flávio Leite
  • Direção musical e regência: Marcelo de Jesus
  • Maestro do Coro Lírico da CORS: Sérgio Sisto
  • Cenário: Eduardo Menna
  • Figurino: Daniel Lion
  • Iluminação: Veridiana Mendes
  • Violetta: Ludmilla Bauerfeldt (28 e 30 de março) e Elisa Machado (29 e 31 de março)
  • Alfredo: Giovanni Tristacci  (28 e 30 de março) e Felipe Bertol (29 e 31 de março)
  • Giorgio Germont: Lício Bruno (28 e 30 de março) e Roger Bueno (29 e 31 de março)
  • Flora: Cristine Guse
  • Annina: Carol Braga
  • Gastone: João Ferreira Filho
  • Barão: Oritz Campos, barítono
  • Marquês: Robert Willian, barítono
  • Dr. Grenvil: Bruno Mezzomo
  • Giuseppe: Adolfo Amaral
  • Funcionário Flora: Xavier Quiñonez
  • Comissário: Vinícius Braga

Serviço

  • O quê: Ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, abertura da temporada 2026 da CORS
  • Quando: 28, 29, 30 e 31 de março; dias 28, 30 e 31 às 20h e dia 29 às 18h
  • Onde: Teatro Simões Lopes Neto (Rua Riachuelo, 1089 – Centro Histórico, Porto Alegre)
  • Quanto: Ingressos de R$ 40 a R$ 180; antecipados pelo site theatrosaopedro.eleventickets.com
Foto: Vitória Proença/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/03/2026 0 Comentários 249 Visualizações
Cultura

Espetáculo com Thiago Lacerda é atração do Festejando Campo Bom Verão

Por Jonathan da Silva 03/02/2026
Por Jonathan da Silva

O espetáculo “Quem Está Aí? – Monólogos de Shakespeare”, estrelado pelo ator Thiago Lacerda, será apresentado nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, às 20h, no Auditório Marlise Saueressig, no Teatro do CEI, em Campo Bom. A peça faz parte da programação cultural do Festejando Campo Bom Verão, iniciativa da Prefeitura que busca ampliar o acesso da comunidade a atividades culturais ao longo do mês de fevereiro.

A agenda do Festejando Campo Bom Verão tem sequência após as atividades realizadas durante o aniversário de 67 anos do município. A proposta, segundo a administração campo-bonense, é manter ao longo de fevereiro uma programação voltada às artes e à cultura, com atrações abertas à comunidade.

Espetáculo inspirado em Shakespeare

A apresentação “Quem Está Aí? – Monólogos de Shakespeare” reúne trechos da obra de William Shakespeare em formato de monólogos. O espetáculo tem classificação indicativa de 14 anos.

Ingresso solidário

O acesso ao espetáculo será por meio de ingresso solidário, com doação de material escolar no valor mínimo de R$ 30. De acordo com a organização, os itens arrecadados serão destinados a estudantes da rede municipal de ensino cujas famílias são beneficiárias de programas sociais.

Retirada das entradas

A retirada dos ingressos e a entrega das doações devem ser feitas na quarta-feira, 4 de fevereiro, das 13h30min às 19h, na bilheteria do Teatro do CEI. A distribuição está limitada à capacidade do auditório.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
03/02/2026 0 Comentários 223 Visualizações
Cultura

“Sbørnia Kontr`Atracka” inicia temporada em Porto Alegre no dia 16

Por Jonathan da Silva 08/01/2026
Por Jonathan da Silva

O espetáculo musical “A Sbørnia Kontr’Atracka” inicia sua temporada em Porto Alegre no próximo dia 16 de janeiro, com apresentações até 1º de fevereiro no Teatro da Amrigs. A sequência do projeto “Tangos e Tragédias”, protagonizada por Hique Gomez e Simone Rasslan, terá nove sessões após a turnê nacional realizada em 2025. A obra busca levar ao público uma narrativa cômica e musical que explora o universo ficcional da Sbørnia. Os ingressos estão disponíveis pela internet.

A temporada acontece de 17 de janeiro a 1º de fevereiro, com apresentações às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h. O espetáculo é protagonizado pelos personagens Kraunus Sang, interpretado por Hique Gomez, e Nabiha, vivida por Simone Rasslan. Eles estarão acompanhados por outros artistas no palco, incluindo Cláudio Levitan, Tales Melati e Gabriella Castro, além de um coro de doze vozes.

Estrutura do espetáculo

O show utiliza projeções visuais e um desenho de luz e som específico para criar uma atmosfera imersiva. “O público pode esperar desta temporada o que sempre tiveram em Tangos e Tragédias, embora sem a presença física do Maestro Pletskaya (Nico Nicolaiewsky, falecido em 2014). Sentirão sua presença no conceito do trabalho e imagens geniais suas no telão. Aliás, uma parte importantíssima do projeto com imagens riquíssimas em sincronia com as canções”, afirmou o ator e diretor Hique Gomez, que também descreveu a infraestrutura técnica. “O espetáculo é envelopado por um desenho de luz que penetra na alma do público junto com as sonoridades dos instrumentos e um desenho de som imersivo com caixas distribuídas pelo espaço da plateia. Tecnologia 100% a serviço das emoções humanas”, completou.

A Sbørnia Kontr’Atracka

“A Sbørnia Kontr’Atracka” é uma continuação das histórias dos personagens criados na década de 1980, que se passam na nação fictícia da Sbørnia. O projeto já se desdobrou em quadrinhos, um longa-metragem de animação e uma websérie premiada. No ano passado, a obra percorreu o país em turnê. “Todas as cidades marcaram, umas por um motivo, outras por outro. São Paulo e Rio, pela presença de maciça de fãs do Tangos e Tragédias. Florianópolis por ter lotado com tanta antecedência. Mas, em Curitiba, sentimos a força da fênix Sbørniana. Momentos mágicos que não se esquece. Um show transcendental que trouxe a certeza de que estamos de volta no cenário Brasileiro com a força do Tangos e Tragédias”, relembrou Hique Gomez.

O que é a Sbørnia

A Sbørnia é apresentada como uma ilha fictícia que se desprendeu de um continente, governada por um “Anarquismo Hiperbølico” e com uma cultura baseada no reaproveitamento artístico. “Na verdade, o projeto tem um tom de novidade sempre, mas não é o que importa. Muitas vezes promovemos encontros com artistas que se encaixam no universo da Sbørnia. Mas o que trazemos é o mesmo espetáculo, como se fosse um ritual onde o púbico vem para se sincronizar com nossa arte e fazer parte de um momento inesquecível levando para casa memórias afetivas, reflexões e uma atmosfera que pode ser acessada sempre que quiserem dentro de si. Um tipo de arte espiritual e verdadeira que eleva e expande a consciência, além de fazer rir! Não vendemos felicidade. É a própria felicidade que se entrega sem filtros através de nós”, concluiu Gomez.

Ficha técnica

  • Criação e direção geral: Hique Gomez
  • Arranjos e atuação: Hique Gomez e Simone Rasslan
  • Elenco de apoio: Cláudio Levitan, Tales Melati e Gabriella Castro
  • Projeções visuais: Rique Barbo
  • Desenho de iluminação: Heloiza Averbuck
  • Engenharia de som: Edu Coelho
  • Assistente de produção: Camila Franarin
  • Assistente técnico: Rafael Pacheco
  • Camareira: Nelli Schineider
  • Preparadora vocal: Ligia Motta
  • Redes sociais: Pamela Batú
  • Administração Projetos de Lei: Daniela Ramirez
  • Assessoria de imprensa: Adriano Cescani
  • Fotógrafo oficial: Nilton Santolin
  • Empresa de Som/Luz: Alternativa Som e Luz
  • Painel Led: WB Painéis de Led

Serviço

  • O quê: Espetáculo “A Sbørnia Kontr’Atracka”
  • Quando: De 16 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026 (dias 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30, 31 de janeiro e 1º de fevereiro). Horários: sextas e sábados, às 20h; domingos, às 19h
  • Onde: Teatro da Amrigs (Av. Ipiranga, 5311, Porto Alegre)
  • Quanto: Ingressos a R$ 160,00 (inteira) e R$ 80,00 (meia-entrada) – a venda é online, na plataforma BlueTicket, com descontos obrigatórios para idosos, estudantes, jovens de baixa renda, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, e doadores de sangue, mediante comprovação. Artistas com registro profissional também têm direito a 50% de desconto. Pontos de venda física abrem duas horas antes de cada evento.
Foto: Nilton Santolin/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/01/2026 1 Comentário 245 Visualizações
Cultura

Grupo Arte Gaúcha se apresenta no Natal dos Anjos de Dois Irmãos nesta quinta-feira

Por Jonathan da Silva 16/12/2025
Por Jonathan da Silva

O Grupo Arte Gaúcha se será atração no Natal dos Anjos, de Dois Irmãos, nesta quinta-feira, 18 de dezembro. O grupo apresentará o espetáculo “Nosso Natal, Nossa Música” às 20h no Largo Felippe Seger Sobrinho (Palco de Natal), com entrada franca. Na apresentação, o Arte Gaúcha fará releituras de canções gaúchas e natalinas com arranjos de música clássica.

O diretor da Presto Produções e integrante do grupo, Ailton Abreu, explicou o conceito do show. “Nosso objetivo é levar para o público canções populares que fazem parte da cultura do Rio Grande do Sul com uma releitura musical clássica”, ressaltou Abreu. O repertório inclui músicas como “Canto Alegretense”, “Obrigado, Patrão Velho”, “O Homem do Pala Branco”, “Natal Todo Dia”, “Bate o Sino Pequenino”, “Amigo Punk” e “Vira Virou”.

O que é o Grupo Arte Gaúcha

O Grupo Arte Gaúcha foi criado em 2014 pela Presto Produções, de São Leopoldo, e propõe a fusão de clássicos da música gaúcha tradicional, folclórica e popular com a linguagem da música erudita. A formação instrumental do grupo é composta por um quarteto de cordas, voz e violão, acordeon e percussão. Integram o grupo os músicos Rael Gobatto e David Garcia (violinos), Cassiano Rocha (viola), Ailton Abreu (violoncelo), Jacson Jaques (voz e violão), Daniel Castilhos (acordeon) e Leonardo Karam (percussão). O grupo já se apresentou em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

O que é o Natal dos Anjos

O espetáculo integra a programação do 30º Natal dos Anjos de Dois Irmãos, que segue até o dia 6 de janeiro com atrações distribuídas pelo Largo Felippe Seger Sobrinho (Palco de Natal), Praça do Imigrante (Praça de Natal) e Espaço Cultural Antiga Matriz (Ecam), além de atividades itinerantes. O evento é uma realização do Ministério da Cultura, Cantares e Prefeitura Municipal de Dois Irmãos, com patrocínio especial das Lojas Taqi, patrocínio dos Calçados Pegada, copatrocínio da Carrano e apoio de outras entidades locais.

Serviço

  • O quê: Espetáculo “Nosso Natal, Nossa Música” com o Grupo Arte Gaúcha
  • Quando: Quinta-feira, 18 de dezembro, às 20h
  • Onde: Largo Felippe Seger Sobrinho (Palco de Natal), Dois Irmãos
  • Quanto: Entrada franca
Foto: Tiago da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/12/2025 0 Comentários 218 Visualizações
Variedades

Espetáculo de patinação artística “Uma Viagem no Tempo” foi atração em Gramado

Por Jonathan da Silva 16/12/2025
Por Jonathan da Silva

O Ginásio Perinão, em Gramado, recebeu no fim de semana o espetáculo de patinação artística “Uma Viagem no Tempo”, da escola Spin. A apresentação reuniu 125 atletas com idades entre cinco e cinquenta anos, que executaram coreografias inspiradas em diferentes épocas da música e da cultura para o público presente.

O espetáculo foi conduzido pelas professoras Michelle Silveira Robert-Svendsen e Valeska Thewes, responsáveis pela preparação técnica e artística dos patinadores. Do total de participantes, 30 atletas integram um projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Gramado.

Mais que esporte

O secretário municipal de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo, comentou sobre a iniciativa e a parceria. “A patinação artística é uma modalidade que vai muito além da competição. Ela forma pessoas, trabalha disciplina, autoestima e integração social. Ver crianças, jovens e adultos dividindo a pista, muitos deles oriundos de um projeto em parceria com o poder público, mostra que estamos no caminho certo ao investir no esporte como política pública”, afirmou o titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/12/2025 0 Comentários 212 Visualizações
Variedades

Grupo Tholl se apresenta em Montenegro no Natal é Arte

Por Jonathan da Silva 11/12/2025
Por Jonathan da Silva

O consagrado Grupo Tholl se apresentará em Montenegro neste sábado, 13 de dezembro, às 20h, no Parque Centenário, com entrada gratuita. A apresentação do espetáculo “A Noite de Natal” integra a programação do Natal é Arte 2025, iniciativa da Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo montenegrina, com apoio do Sesc.

O espetáculo celebra o espírito natalino por meio da arte circense e teatral, utilizando acrobacias, malabarismo, dança e palhaçaria em sua narrativa. A montagem resgata símbolos tradicionais do Natal, como o nascimento de Jesus, a solidariedade e a esperança, com figurinos elaborados, trilha sonora envolvente e efeitos cênicos marcantes.

Espetáculo de alto nível

A secretária municipal de Desporto, Cultura e Turismo de Montenegro, Daniela Boos, comentou a vinda do grupo. “Trazer o Grupo Tholl para Montenegro é proporcionar ao público um espetáculo de alto nível, que encanta todas as idades e valoriza os verdadeiros significados do Natal”, destacou a titular da pasta.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/12/2025 0 Comentários 281 Visualizações
Variedades

Espetáculo “A Família Tannenbaum” será a atração do Natal no Cecrei em 2025

Por Jonathan da Silva 02/12/2025
Por Jonathan da Silva

O espetáculo natalino “A Família Tannenbaum – Em busca da Paz” será atração nos dias 12 e 13 de dezembro no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo, com entrada franca e abertura dos portões às 17h. A produção é da Presto Produções e integra a programação oficial do Natal no Cecrei, reunindo mais de 150 artistas em uma apresentação que ocorre ao ar livre. Em caso de chuva, o evento será transferido para a Capela Cristo Rei.

O evento será conduzido sob a regência do maestro João Paulo Sefrin e contará com preparação vocal de Lucia Passos. A apresentação reúne a Camerata Presto, o Madrigal Presto, o Coral Infantojuvenil regido por Ana Althoff, os solistas Leona Amaral Garrido e Vinícius Buller e a Corpus Companhia de Dança. O repertório inclui clássicos natalinos e músicas populares. Após o espetáculo, o músico Jacson Jaques fará apresentação ao vivo nos jardins do Cecrei.

A diretora da Presto, Lucia Passos, afirmou que o propósito das apresentações é transmitir uma mensagem de harmonia entre as pessoas, incentivando convivência pacífica e colaborativa. O diretor do Cecrei, Luis Felipe Leifheit, disse que a reunião de pessoas em torno do amor e da solidariedade deve ser cada vez mais estimulada.

História do evento

A montagem já integrou edições anteriores do Natal no Cecrei, contando a história da Família Tannenbaum e destacando valores como união, esperança e superação. A apresentação de 2024 teve destaque por ter ocorrido após o episódio climático que afetou o Vale do Sinos. A programação deste ano também inclui expositores de artesanato e gastronomia, organizando uma praça natalina no local.

Parceiros e realização

O espetáculo conta com patrocínio da Vinícola Galiotto, Unimed VS, Metalmoto, Stihl, Banrisul, Unisinos, Sicredi e Imobiliária Vila Rica, além do apoio da Vale TV e do Centro Medianeira. A realização é da Presto Produções em parceria com o Cecrei, com financiamento do Pró Cultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O que é a Presto

A Presto Produções completará 20 anos em 2026 e atua na organização, produção e promoção de espetáculos e eventos culturais. Também oferece ensino de música por meio de oficinas, recitais, seminários, shows e concertos, além de manter projetos como o Madrigal Presto, o Grupo Arte Gaúcha, o Quarteto de Cordas Presto e o projeto MusiCâmara.

O que é o Cecrei

O Cecrei – Centro de Espiritualidade Cristo Rei é uma instituição fundada pelos jesuítas e dedicada à formação humana, espiritualidade e serviço comunitário. O espaço abriga retiros, encontros e cursos, e é reconhecido pela arquitetura histórica, pelos jardins preservados e pelo papel na promoção da espiritualidade inaciana. A instituição integra a tradição jesuíta, que completará 400 anos de presença no Rio Grande do Sul em 2026.

Serviço

  • O quê: Espetáculo A Família Tannenbaum – Em busca da Paz
  • Quando: 12 e 13 de dezembro
    17h – Abertura dos portões
    18h – Convivência nos jardins
    20h30min – Início do espetáculo
    21h30min às 23h – Música ao vivo nos jardins
  • Onde: Cecrei – Rua Regina Mundi, 333, São Leopoldo
  • Quanto: Entrada franca (ingresso solidário de 1 kg de alimento não perecível)
Foto: Tiago da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/12/2025 0 Comentários 223 Visualizações
Cultura

Espetáculo “A Última Sessão de Freud” retorna a Porto Alegre no fim de novembro

Por Jonathan da Silva 11/11/2025
Por Jonathan da Silva

O espetáculo “A Última Sessão de Freud”, dirigido por Elias Andreato e estrelado por Odilon Wagner e Marcello Airoldi, retorna a Porto Alegre para sua terceira temporada nos dias 27, 28 e 29 de novembro, no Teatro do Bourbon Country. A montagem, sucesso de público desde 2022, já foi assistida por mais de 140 mil pessoas em diversas cidades do país e segue atraindo espectadores com sua reflexão sobre fé, razão e os dilemas humanos.

Baseada no texto do autor americano Mark St. Germain, a peça apresenta um encontro fictício entre Sigmund Freud, interpretado por Odilon Wagner, e o escritor e crítico literário C.S. Lewis, vivido por Marcello Airoldi. No diálogo, os dois intelectuais — que influenciaram profundamente o pensamento do século XX — discutem temas como a existência de Deus, o sentido da vida, a natureza humana, o sexo e a morte.

O texto é inspirado no livro “Deus em Questão”, do psiquiatra Armand M. Nicholi Jr., da Harvard Medical School. Na narrativa, Freud busca compreender como um ex-ateu como Lewis pôde, segundo suas palavras, “abandonar a verdade por uma mentira insidiosa”, ao se tornar cristão convicto.

Cenário e direção

O cenário, assinado por Fábio Namatame — indicado ao Prêmio Shell de melhor cenário — recria o consultório de Freud na Inglaterra, onde o psicanalista viveu exilado após fugir da perseguição nazista na Áustria, em 1939.

Segundo o autor Mark St. Germain, situar o encontro no dia em que a Inglaterra entrou na Segunda Guerra Mundial foi essencial para dar tensão dramática à trama. “A peça mostra um embate de ideias. Isso é uma armadilha, e eu não queria que o espetáculo se transformasse em um debate. Então, são dois homens no limite, sabendo que Hitler poderia bombardear Londres a qualquer minuto”, afirmou St. Germain.

Para o diretor Elias Andreato, o foco da montagem é a força da palavra e das ideias. “O Teatro é uma forma de arte onde os atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. É isso o que me interessa: despertar sentimentos e acreditar na força de se contar uma história”, comentou Andreato. O diretor acrescenta que viver a obra de Mark St. Germain representa, para ele, uma “profissão de fé” no poder da arte.

Processo de construção dos personagens

O ator Odilon Wagner destaca o desafio de interpretar Freud, figura central do pensamento moderno. “Para um ator, ter a oportunidade de representar um personagem tão intenso e profundo, que fez parte de nossa história recente, é um privilégio. A construção desse personagem me fez vibrar desde a primeira leitura, foram meses estudando sua vida e personalidade para tentar trazer um recorte mais fiel possível do último ano de vida desse grande gênio do Século XX”, afirmou Wagner.

Ficha técnica

  • Assistente de Direção: Raphael Gama
  • Idealização: Ronaldo Diaféria
  • Elenco: Odilon Wagner e Marcello Airoldi
  • Cenário e figurino: Fábio Namatame
  • Assistente de cenografia: Fernando Passetti
  • Desenho de Luz: Gabriel Paiva e André Prado
  • Iluminação: Nádia Hinz
  • Sonorização: Gabriel Fernandes
  • Trilha Sonora: Raphael Gama Arte
  • Gráfica: Rodolfo Juliani
  • Fotografia: João Caldas
  • Designer de som: André Omote
  • Produtor Executivo: Adolfo Barreto
  • Direção de palco/Contra-regragem: Vinicius Henrique, Kauã Nascimento
  • Produtores Associados: Ronaldo Diaféria e Odilon Wagner
  • Produção Local: Selo Terceiro Sinal | Gana & Voga

Serviço

  • O quê: Espetáculo “A Última Sessão de Freud”
  • Quando: 27, 28 e 29 de novembro (quinta, sexta e sábado), às 20h
  • Onde: Teatro do Bourbon Country – Rua Túlio de Rose, nº 80, Porto Alegre
  • Quanto: R$ 40 a R$ 180 (valores e descontos no site de vendas)
  • Vendas online: teatrodobourboncountry.com.br
  • Ponto de venda: Bilheteria do teatro
  • Duração: 90 minutos
  • Classificação: 14 anos (menores de 14 anos apenas acompanhados de responsável)
Foto: João Caldas/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/11/2025 0 Comentários 348 Visualizações
Variedades

Grupo Tholl abrirá Natal Iluminado Girando Sol em Arroio do Meio com espetáculo gratuito

Por Jonathan da Silva 11/11/2025
Por Jonathan da Silva

O Grupo Tholl será a grande atração da abertura do Natal Iluminado Girando Sol, neste sábado, dia 15 de novembro, a partir das 19h, em Arroio do Meio. A companhia apresentará o espetáculo “Cirquin – Romance num Tempo de Paixão e Alegria” em frente às instalações da indústria, em um evento gratuito para toda a comunidade. A programação marca o acendimento das luzes natalinas, que transformam o espaço em um cenário de celebração e encantamento.

O espetáculo “Cirquin” reúne dança, acrobacias, técnicas circenses e elementos teatrais, narrando a história de quatro personagens apaixonados pela bailarina do circo. Inspirada no teatro mambembe, a montagem apresenta um universo de imagens alegóricas e movimentos coreográficos que exploram o amor em diferentes formas. Os figurinos, rústicos e românticos, reforçam a estética visual marcante característica do grupo.

Novidades do evento

Além da apresentação, o Natal Iluminado Girando Sol trará uma ambientação especial que promete impressionar o público. O pátio e a fachada da empresa serão totalmente decorados, com destaque para as estrelas luminosas de até dois metros de altura e um presépio iluminado de cerca de cinco metros. Outro atrativo será o pinheiro natalino gigante, com aproximadamente dez metros, estruturado em metal e iluminado com cordões de LED e mangueiras de neon.

A decoração natalina poderá ser visitada até o dia 11 de janeiro de 2026, sempre das 19h30min à 1h da manhã, exceto em dias de chuva.

Programação da abertura

  • 19h – Recepção
  • 19h15min – Abertura e mensagem da Girando Sol
  • 19h45min – Espetáculo “Cirquin – Romance num tempo de paixão e alegria”, com o Grupo Tholl
  • 21h – Acender das luzes e show de fogos
  • 21h15min – Visita do Papai Noel
  • 22h30min – Encerramento

Serviço

  • O quê: Abertura do Natal Iluminado Girando Sol, com espetáculo “Cirquin” do Grupo Tholl
  • Quando: Sábado, 15 de novembro de 2025, a partir das 19h
  • Onde: Em frente às instalações da Girando Sol, em Arroio do Meio
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Mateus Berlatto/Divulgação | Fonte: Assessoria
11/11/2025 0 Comentários 325 Visualizações
Cultura

Espetáculo “Elas Cantam e Dançam Ney” retorna a São Leopoldo nesta sexta

Por Jonathan da Silva 30/10/2025
Por Jonathan da Silva

O espetáculo “Elas Cantam e Dançam Ney” será apresentado novamente no Teatro Municipal de São Leopoldo nesta sexta-feira, 31 de outubro, às 20h. A montagem celebra os 50 anos de carreira de Ney Matogrosso e reúne música, dança e performance em uma homenagem à trajetória do artista, conhecido por sua liberdade criativa e presença marcante nos palcos.

O musical propõe uma releitura do repertório de Ney Matogrosso por meio de vozes femininas e do pole dance artístico. A proposta é destacar a força das artistas mulheres que reinterpretam clássicos do cantor, com arranjos e performances que unem canto e dança em uma montagem integrada.

Elenco

O elenco é composto pelas bailarinas de pole dance Juliana Timm, Nina Clos e Lis Gasperin, e pelas cantoras Jô Melia, Gabi Malgarin e Mariana Santiago. A banda é formada por Camila Machado, Alemão Douglas, Brunno, Mateus Ribeiro e Fredi Bessa. A direção executiva é de Sílvia Kurtz e a direção artística, de Juliana Timm.

Segundo a cantora Jô Melia, o espetáculo tem um propósito de valorização das artistas mulheres. “O espetáculo é produzido e protagonizado por mulheres e tem por objetivo trazer à luz um lugar de destaque a artistas femininas”, afirmou a artista.

Serviço

  • O quê: Espetáculo “Elas Cantam e Dançam Ney”
  • Quando: Sexta-feira, 31 de outubro, às 20h
  • Onde: Teatro Municipal de São Leopoldo
  • Quanto: ingressos disponíveis no Sympla
Foto: Produção Elas Cantam e Dançam Ney/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/10/2025 0 Comentários 238 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO