A Câmara de Novo Hamburgo aprovou um Voto de Congratulações à Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich pela conquista do 1º lugar na Categoria Comunidade do 11º Prêmio Abel 2026. A homenagem foi concedida por unanimidade, em sessão plenária realizada nesta segunda-feira (22), à instituição na pessoa de sua diretora, Maria Carolina Pietzsch Seitenfus Hagen, em reconhecimento ao destaque obtido durante o 43º Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), realizado entre os dias 17 e 19 de junho, em Fortaleza.
A homenagem foi proposta pela vereadora Daia Hanich (MDB) e recebeu o apoio de todos os parlamentares da casa, que associaram seus nomes ao requerimento.
Reconhecimento unânime
Durante a discussão da matéria, vereadores destacaram o alcance das ações desenvolvidas pela Escola do Legislativo e o impacto do Projeto Vereador Mirim, vencedor da categoria.
Primeiro a solicitar assinatura conjunta ao requerimento, o vereador Cristiano Coller (PP) afirmou que a conquista representa uma vitória institucional. O parlamentar lembrou que o projeto se destacou nacionalmente em uma disputa com centenas de trabalhos apresentados e ressaltou as atividades formativas voltadas tanto aos servidores quanto à comunidade.
A vereadora Professora Luciana Martins (PT) destacou a contribuição da Escola na formação cidadã de crianças e adolescentes. Segundo ela, a presença frequente de estudantes no plenário demonstra a relevância do trabalho realizado. A parlamentar também defendeu a ampliação da estrutura da Escola do Legislativo.
O vereador Ricardo Ritter – Ica (MDB) enfatizou a dedicação de Maria Carolina à frente da instituição e afirmou que o trabalho desenvolvido levou o nome de Novo Hamburgo ao cenário nacional. O vereador Enio Brizola (PT) recordou a atuação da servidora em iniciativas relacionadas à cidadania, à formação política e ao desenvolvimento econômico, classificando a experiência hamburguense como uma referência para outros municípios. Assim como Luciana, ele defendeu a ampliação dos espaços e do quadro de profissionais da Escola.
O vereador Ito Luciano (Podemos) definiu Maria Carolina como exemplo de servidora pública e destacou a qualificação dos profissionais do Legislativo municipal. Já o vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB) afirmou que o reconhecimento é resultado de um esforço coletivo construído ao longo dos anos, lembrando também a contribuição de servidores e estagiários que participaram da consolidação do Projeto Vereador Mirim desde os primeiros anos da Escola do Legislativo.
Para o vereador Eliton Ávila (Podemos), o principal legado da iniciativa está na formação das futuras gerações. Segundo ele, muitos estudantes que participam das atividades passam a demonstrar maior interesse pela vida pública e pelas questões políticas.
Ao encerrar as manifestações, o presidente da Câmara, Juliano Souto (PL), ressaltou o comprometimento e a capacidade de inovação da diretora da Escola. Segundo o parlamentar, a conquista nacional é resultado da dedicação de uma servidora que busca constantemente qualificar o trabalho desenvolvido pela instituição.
Projeto já alcançou mais de 7 mil estudantes
A premiação nacional teve como destaque o Projeto Vereador Mirim, iniciativa da Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich que já impactou mais de 7 mil estudantes de escolas públicas e privadas de Novo Hamburgo.
Por meio de palestras, visitas guiadas, oficinas legislativas, materiais pedagógicos próprios e eleições simuladas com urnas eletrônicas, o projeto busca aproximar crianças e adolescentes do funcionamento do poder legislativo e incentivar a participação cidadã desde os primeiros anos de formação.

