Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

energia solar

Variedades

Estado Maior da Restinga adota energia solar em parceria com a startup SunnyHUB

Por Jonathan da Silva 08/06/2026
Por Jonathan da Silva

A escola de samba Estado Maior da Restinga, de Porto Alegre, firmou uma parceria com a startup gaúcha SunnyHUB para adotar energia solar em suas instalações. O contrato foi assinado na terça-feira (26) e prevê a instalação de 39 painéis fotovoltaicos, sem necessidade de investimento inicial por parte da agremiação.

Com o novo sistema, a escola passará a utilizar energia gerada por fonte solar para abastecer suas atividades, com expectativa de reduzir em 28% os gastos com a conta de luz. A iniciativa busca diminuir os custos operacionais da entidade por meio de um modelo de locação de equipamentos oferecido pela empresa.

Modelo de contratação

Segundo a SunnyHUB, o modelo adotado funciona por meio da locação dos equipamentos de geração de energia solar. Dessa forma, a Estado Maior da Restinga terá acesso à tecnologia sem precisar realizar aporte financeiro para a implantação do sistema.

Ao todo, serão utilizados 39 painéis fotovoltaicos para atender à demanda mensal de energia do espaço utilizado pela escola de samba.

Além da redução dos custos com eletricidade, a parceria prevê ações conjuntas voltadas à disseminação do uso de energia limpa na comunidade da Restinga.

Parceria com foco em energia limpa

O CEO da SunnyHUB, Guilherme Corrêa, afirmou que a aproximação entre a empresa e a escola de samba ocorreu a partir de objetivos comuns relacionados ao impacto social. “Nos aproximamos porque ambos acreditamos em gerar impacto positivo na vida das pessoas. Queremos mostrar que a inovação e os benefícios da energia solar podem ser acessíveis para todos, começando por um dos maiores símbolos culturais da nossa cidade”, destacou Corrêa.

De acordo com a empresa, o projeto também pretende ampliar o conhecimento sobre alternativas de geração de energia renovável entre moradores da comunidade.

O que é a SunnyHUB

Fundada em 2018 por um grupo de engenheiros, a SunnyHUB atua no segmento de energia como serviço (EaaS), oferecendo soluções por assinatura para geração e armazenamento de energia solar.

A empresa possui unidades em Porto Alegre e São Paulo e atende clientes em sete estados brasileiros e no Distrito Federal. Segundo a startup, o modelo busca proporcionar maior autonomia energética, previsibilidade de custos e economia para consumidores residenciais e corporativos.

A parceria com a Estado Maior da Restinga marca a adesão da escola de samba ao uso de energia solar como alternativa para abastecimento de suas atividades e redução de despesas operacionais.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2026 0 Comentários 107 Visualizações
Cidades

Prefeitura de Picada Café instala usinas de energia solar em escolas da cidade

Por Jonathan da Silva 09/12/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Picada Café está instalando usinas fotovoltaicas em quatro escolas municipais e dois centros de educação infantil da Fundação Assistencial, em um investimento de R$ 303.900. A iniciativa, executada pela empresa Lopes Serviços de Instalação de Sistemas de Energia Solar Ltda, tem como objetivo gerar economia aos cofres públicos e promover práticas sustentáveis na rede municipal de ensino.

As unidades educacionais que receberão as usinas são a E.M.E.I. Quatro Estações, a E.M.E.F. 25 de Julho, a E.M.E.I.E.F. Amiguinho, a E.M.E.F. Santa Joana Francisca, o C.E.I. Dona Martha e o C.E.I. Joaninha. O secretário municipal de Planejamento e coordenador do projeto, Éderson Wickert, projetou o impacto financeiro da medida. “A previsão é de economia de até R$ 15 mil mensais”, afirmou Wickert.

O prefeito Daniel Rückert (PP) destacou os objetivos do investimento. “Estamos investindo em melhorias que geram retorno imediato e projetam benefícios duradouros. Energia limpa nas escolas significa economia, inovação e cuidado com as próximas gerações”, afirmou o chefe do executivo local.

Próximas etapas

Após a conclusão da instalação, os sistemas passarão por uma etapa de aprovação técnica pela concessionária RGE Energia, necessária para a ativação das usinas. Com o cronograma em andamento, a previsão é que todas as unidades entrem em funcionamento ao longo do ano de 2026.

Foto: Marco Dieter/Comunicação/Prefeitura de Picada Café/Divulgação | Fonte: Assessoria
09/12/2025 0 Comentários 245 Visualizações
Cultura

Montenegro recebe cinema movido a energia solar

Por Jonathan da Silva 15/03/2024
Por Jonathan da Silva

O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, estará em Montenegro na próxima terça-feira, 19 de março, às 18h30min. A atração será gratuita e realizará diversas atividades culturais, além de oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Curtas-metragens infantis e o filme “Sing 2” serão exibidos na telona que será instalada ao lado da Escola Cinco de Maio.

Esta é a sétima edição do CineSolar, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE, empresa do Grupo CPFL Energia. A iniciativa conta com o apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Montenegro, por meio da Secretaria de Desporto, Cultura e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções e governo federal.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Furgão responsável pela magia do CineSolar

Serviço

O quê: Sessões de Cinema
Quando: Terça-feira, 19 de março
Horários: 18h30min – 1ª sessão: curtas-metragens infantis e ambientais; 19h30 – 2ª sessão: ‘Sing 2’
Entrada: Gratuita, não necessita ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Onde: Ao lado da EMEF Cinco de Maio, Rua Padre Alberto Trasel, 347, bairro Cinco de Maio – Em caso de chuva, a atração passa a ser no ginásio do bairro Cinco de Maio

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/03/2024 0 Comentários 482 Visualizações
Cultura

CineSolar chega a Picada Café com cinema movido a energia solar

Por Marina Klein Telles 10/11/2023
Por Marina Klein Telles

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil chega a Picada Café com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. O evento será no próximo sábado, 11, no Parque Histórico Jorge Kuhn. A 1ª sessão, a partir das 19h, será com curtas-metragens infantis e ambientais e a 2ª com o filme “Sing – Quem Canta Seus Males Espanta”. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público poderá visitar o furgão que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da RGE, uma empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. Realização: Brazucah Produções e Governo Federal.

O CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O furgão do CineSolar é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/11/2023 0 Comentários 718 Visualizações
Variedades

CineSolarzinho chega a São Leopoldo com sessões gratuitas de cinema movido a energia solar

Por Marcel Vogt 25/10/2023
Por Marcel Vogt

A experiência do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a São Leopoldo (RS), com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens. Nesta quinta-feira, 26, a partir das 19h, na Praça Largo Rui Porto, serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis que abordam temáticas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade. As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

 

O CineSolarzinho, versão infantil do CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

 

“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

 

O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade.

 

Com infográficos, iluminação e decoração especial, feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma, o veículo é uma atração à parte que mostra de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

 

Serão quatro programas com temas que abordam os princípios do cooperativismo, solidariedade, união, coletividade, inclusão, diversidade e sustentabilidade, que vão garantir muita diversão e reflexão para as crianças e para toda a família!

 

Oficinema Solar

Além das sessões de cinema, o CineSolarzinho realiza a Oficinema Solar com crianças e jovens, que integra arte, tecnologia e sustentabilidade. O encontro on-line, com duração de três horas, tem como objetivo sensibilizar e possibilitar a expressão dos participantes através da linguagem audiovisual, com a utilização de elementos básicos como fotografia, enquadramento e roteiro.

 

Em São Leopoldo foi realizada com os alunos da EMEF Professora Otília Carvalho Rieth, na segunda-feira (23), das 14h às 17h.

 

Por meio da educação ambiental, os participantes são incentivados a levantar os problemas locais e conversar sobre ações sustentáveis, construindo coletivamente a história e a roteirização do filme. Todas as ações são gravadas, um curta é produzido, editado pela equipe do CineSolar e tem sua “estreia mundial” durante a sessão de cinema para a comunidade local, ficando disponível também no canal do Youtube (https://www.youtube.com/@CINESOLARBRASIL).

 

“As oficinas complementam as atividades do cinema ao ar livre. Nos encontros tratamos o tema da sustentabilidade e energias renováveis mais aprofundado, instigando as crianças e os jovens a fazerem uma reflexão sobre a sua comunidade, a partir das discussões locais e tendo como referência as grandes soluções globais. Além disso, incentivamos o empoderamento desses participantes, que ficam à frente da câmera, protagonizando o curta que será projetado na tela do CineSolar para todos”, diz Cynthia Alario.

Programação

Sessões de Cinema

Data: Quinta-feira (26/10)

Horários: 19h – 1ª sessão: curtas-metragens – ‘Diversidade e Cooperação’

                  20h – 2ª sessão: curtas-metragens – ‘Asas da Imaginação’

Entrada: gratuita – não precisa de ingresso

Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Praça Largo Rui Porto – Rua Dom João Becker, 261 – Centro – São Leopoldo/RS

Foto: Fernanda Martins/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/10/2023 0 Comentários 600 Visualizações
Business

Investimento em energia solar preserva 390 árvores por ano em fazenda de arroz

Por Marcel Vogt 05/06/2023
Por Marcel Vogt

Economia de quase R$ 20 mil mensais e uma preservação de 390 árvores por ano. Esses dados correspondem ao investimento em energia solar feito pela Fazenda Bartz, com base localizada em Camaquã, no interior do Rio Grande do Sul, e demonstram os impactos positivos da geração fotovoltaica no agronegócio. Investimentos do tipo, já é realidade há muitos anos no setor industrial e em áreas residenciais, agora vêm crescendo e batendo marcas históricas no campo.

Acreditamos ser um mercado utilizado por todos os clientes futuramente e não podemos ficar para trás. E claro, pensamos em ter uma boa economia.

No caso da Fazenda Bartz, que conta com 4,5 mil hectares para produção de arroz, soja e gado de cria e recria, tendo o arroz como primeira e principal atividade produtiva. Foram instalados 812 módulos, em um investimento de R$ 760 mil. A usina tem capacidade de 449,9 kWp com foco de uso nas estruturas de armazenamento próprio, mangueiras, sistema de irrigação e casas para moradias existentes na propriedade. Ainda no que diz respeito ao meio ambiente, a usina, com projeto e instalação da Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, vai representar uma economia média de 62,63 toneladas de gás carbônico (CO²) e de mais de R$ 240 mil por ano na conta de energia elétrica.

De acordo com o proprietário, Leopoldo Bartz, que gere o negócio junto aos filhos Marcos e Wagner, a opção pelo investimento fotovoltaico foi feito pensando na economia e na modernidade, apostando em um mercado revolucionário, novo e crescente no Brasil. “Acreditamos ser um mercado utilizado por todos os clientes futuramente e não podemos ficar para trás. E claro, pensamos em ter uma boa economia com esse projeto que é sustentável e pagável em curto prazo. Vamos desfrutar desse investimento por décadas”, comemora ele.

Tendência para novos investimentos 

A produção média nos últimos anos na Fazenda Bartz girou em torno de 300 mil sacos de arroz, 80 mil sacos de soja, além da criação de duas mil cabeças de gado. Para que toda essa produção se mantenha e seja até mesmo ampliada, a energia fotovoltaica é vista como fator determinante. “Avaliamos o crescimento da energia solar no agronegócio como uma ferramenta única, viável e rentável, sendo tendência para novos investimentos neste ramo”, completa o empreendedor.

Números no agro

Conforme Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) a expectativa é de crescimento na adesão a usinas fotovoltaicas no agro, estimulado pela consolidação de normas legais e pela gama de possibilidades de investimento em energia solar por parte de produtores rurais. Dados da associação apontam que houve um aumento de 115% no número de sistemas instalados nos campos do Brasil entre os seis primeiros meses de 2021 e o mesmo período de 2022, sendo 44 mil sistemas em 2021 e 94,6 mil no ano passado. “A energia solar é uma excelente alternativa para o agro, já que preserva o meio ambiente, com produção de energia limpa, e ainda reduz custos de produção”, enfatiza a coordenadora estadual da ABSolar e diretora da Solled Energia, Mara Schwengber.]

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
05/06/2023 0 Comentários 945 Visualizações
Variedades

Energia solar pode reduzir tributos na declaração IR 2023

Por Marina Klein Telles 14/04/2023
Por Marina Klein Telles

Os consumidores com sistemas de energia solar instalados em residências que declararem no Imposto de Renda (IR) a implantação da tecnologia fotovoltaica nos telhados como uma reforma e benfeitoria no imóvel podem obter ganhos imobiliários e redução de encargos tributários.

Segundo análises do Portal Solar, franqueadora para venda e instalação de painéis fotovoltaicos no país, a energia solar reduz o imposto de renda sobre a venda do imóvel. Ao adicionar o custo do equipamento na declaração do IR, o valor declarado da propriedade aumenta, reduzindo a base de cálculo do imposto sobre ganho de capital em uma possível venda.

A documentação necessária para declarar o sistema fotovoltaico no Imposto de Renda inclui as notas fiscais dos equipamentos e do serviço de instalação. Pela orientação do Portal Solar, o declarante precisará preencher a ficha “Bens e Direitos”, indicar o imóvel que recebeu o sistema fotovoltaico e informar o preço de aquisição do sistema de energia solar.

Caso a compra do imóvel e do sistema fotovoltaico tenham sido feitos no mesmo ano fiscal, será necessário lançar separadamente o valor do imóvel e o total da reforma. O período de entrega para as declarações de imposto de renda da pessoa física (DIRF) de 2023 será de 15 de março a 31 de maio.

Atualmente, o Brasil possui 19 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, produtores rurais, prédios públicos no Brasil, com mais de 1,8 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.

São mais de R$ 97,1 bilhões em investimentos nesta área, que geraram mais de 570 mil empregos acumulados no período e representam uma arrecadação aos cofres públicos de R$ 28,1 bilhões. A tecnologia solar fotovoltaica já está presente em 5.525 municípios e em todos os estados brasileiros

A instalação de sistemas fotovoltaicos é atrativa e vantajosa para o cidadão que pretende investir na tecnologia em sua residência ou empresa, com possibilidade de economia de até 90% na conta de luz. Os consumidores podem, além da redução de gasto com energia elétrica, se blindar das bandeiras tarifárias, aumentar a competitividade de um negócio e aliviar o orçamento familiar.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/04/2023 0 Comentários 988 Visualizações
Projetos especiais

Entidades sem fins lucrativos podem concorrer a sistema de energia solar

Por Marina Klein Telles 11/04/2023
Por Marina Klein Telles

Com o intuito de contribuir para a preservação do meio ambiente, ajudar iniciativas de impacto positivo e incentivar o uso da energia solar, a Solled Energia, de Santa Cruz do Sul, abriu as inscrições para o Projeto Social 2023. As entidades sem fins lucrativos de qualquer cidade do Rio Grande do Sul podem concorrer à instalação e projeto de um sistema de energia solar de potência máxima de 50 kWp. As interessadas devem se inscrever de 10 de abril até 31 de maio pelo site da Solled Energia na aba social.

De acordo com a diretora da Solled, Mara Schwengber, o sistema fotovoltaico irá contribuir para a redução de custos de energia elétrica da entidade. “Contribuir com o bem social e ambiental é parte integrante da cultura e do propósito da nossa empresa. Por meio deste projeto, estamos auxiliando uma entidade a reduzir seus custos, permitindo que ela possa investir em outras áreas”, explica.

A Solled vai fornecer mão de obra, deslocamento de seus funcionários/prestadores de serviço, laudo de viabilidade estrutural emitido pela engenharia, material e projeto elétrico, documentação com a concessionária de energia elétrica e estruturas de fixação no telhado. Já a entidade contemplada terá que investir nos módulos e inversores, que serão repassados mediante o pagamento do valor de custo. A instalação do prêmio será feita pela Solled até 31 de dezembro de 2023.

Requisitos

A entidade, que deve ser sem fins lucrativos, precisa conferir o regulamento no site https://www.solledenergia.com.br/social/ e preencher corretamente o formulário de inscrição, também disponível no endereço eletrônico. Os projetos que quiserem participar não podem ter vínculo com partidos políticos ou parceria/associação com políticos, precisam autorizar a divulgação de imagem e possuir viabilidade técnica para execução do projeto.

A seleção será composta por três fases: inscrição, escolha de cinco entidades e votação popular. Até o dia 16 de junho, o Comitê do Projeto, composto pelos setores de Engenharia, Técnico, Comercial, Direção e Marketing da empresa, vai selecionar cinco entidades que atendam aos critérios do regulamento. Na segunda fase, de 20 de junho até 20 de setembro, será aberta a votação popular pelo mesmo site para a escolha da vencedora. A divulgação dos resultados será feita até 16 de outubro.

Sobre a Solled Energia

Fundada em 2011 em Santa Cruz do Sul, a Solled Energia é uma empresa dedicada à comercialização de produtos para geração de energia limpa, sendo uma das pioneiras do Estado na instalação de usinas fotovoltaicas. O Projeto Social 2023 vai beneficiar a quinta entidade sem fins lucrativos, pois a Solled já contemplou a Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame) de Santa Cruz do Sul; Sociedade Assistencial de Candelária (SAC) – Recanto da Vida; Associação Beneficente Santa Isabel, de Vacaria; e Fundação Casa dos Sonhos (FCS), de Gravataí.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
11/04/2023 0 Comentários 791 Visualizações
Business

3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética inicia venda de ingressos

Por Felipe Schwartzhaupt 14/03/2023
Por Felipe Schwartzhaupt

Com o objetivo de fomentar o diálogo e a discussão sobre o avanço da energia solar no Rio Grande do Sul e no Brasil, a nova legislação vigente e a geração de oportunidades nas escalas sociais, ambientais e econômicas com a gestão de projetos solares, o 3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética está com inscrições abertas. O evento ocorrerá  nos dias 04 e 05 de abril de 2023, no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Os ingressos são limitados e já estão à venda, com valor inicial de R$250,00, exclusivamente pelo site: www.forumdeenergiasolar.com.br/inscricao . Empresas de micro e pequeno porte garantem desconto especial de 50% no valor. O ingresso de acesso ao evento permitirá ao visitante a participação em palestras e painéis, com temas como inovações para o mercado solar, ESG e sustentabilidade, tendências para o mercado, novas perspectivas com as mudanças na legislação, entre outros.

O evento está sendo promovido pelo Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), SEBRAE, Sicredi, Universidade de Caxias do Sul (UCS), com apoio do Instituto SENAI de Tecnologia, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS), Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e SIMMME. Com ampla estrutura e programação que contempla mais de 20 palestras e apresentações de cases de sucesso, o Fórum vai contar com estandes de patrocinadores, espaço para networking, além de uma imersão com conteúdo rico para o desenvolvimento de novos negócios, planejamento, marketing digital e inteligência estratégica para o mercado solar.

O 3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética reunirá estudiosos, pesquisadores, empreendedores, especialistas do setor e representantes nacionais (confira a programação completa em www.forumdeenergiasolar.com.br/programacao). Entre as apresentações, são aguardados os palestrantes Frederico Boschin, advogado especialista no setor, Renata de Azevedo, da equipe técnica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e o navegador e escritor brasileiro Amyr Klink.

De acordo com o coordenador do 3º Fórum, Professor Tiago Cassol Severo, a programação do evento tem como foco promover conhecimento, gerar novos negócios com segurança, além de preparar a sociedade para compreender os benefícios e as particularidades da energia solar e eficiência energética. “O Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética tem se protagonizado em trazer profissionais de todo o Brasil e de diversas entidades com foco na capacitação do setor solar do nosso Estado. Nesta terceira edição não será diferente e acreditamos que Caxias do Sul poderá confirmar o título de capital gaúcha da energia solar.”

Serviço

O que: 3º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética

Quando: 04 e 05 de abril de 2023

Onde: Centro de Eventos da Festa da Uva – Rua Ludovíco Cavinato, nº 1431, bairro Nossa Sra. da Saúde, em Caxias do Sul/RS

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
14/03/2023 0 Comentários 498 Visualizações
Saúde

Hospital Sapiranga é contemplado em programa de eficiência energética

Por Amanda Krohn 21/11/2022
Por Amanda Krohn

O Hospital Sapiranga recebeu a aprovação do Programa de Eficiência Energética da RGE/ANEEL, para a implementação de ações de eficiência energética em Iluminação e geração fotovoltáica.  A ação integra um esforço da direção do Hospital Sapiranga com ações de preservação do meio ambiente. Com a medida, o Hospital de Sapiranga reduzirá a sua conta em R$ 148.115,04 ao ano, com uma energia economizada de 343,10 MWh/ano. Isso equivale ao consumo médio de mais de 2.000 famílias. Equivale também a emissão de aproximadamente 101TCO² ou evita a derrubada de 723 árvores por ano ao meio ambiente, de acordo com o site Plante uma Árvore.

O investimento no Hospital de Sapiranga será de R$ 1,3 milhões. As ações de modernização no Hospital estão relacionadas com a modernização da iluminação e a implementação de um Sistema Fotovoltaico para geração de energia a partir da energia solar. Serão substituídas 64 lâmpadas fluorescentes convencionais de 32W por outras com tecnologia LED na potência de 17W. Será instalado um sistema de geração fotovoltaica na potência de 243,27kWp, distribuídos em 477 módulos de 510W cada. Parte desta usina será implementada no estacionamento, utilizando a sombra gerada para abrigar os veículos.

O Programa Eficiência Energética foi criado pela Lei nº 9991/00, com o objetivo de promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia. A lei determina que as empresas concessionárias de distribuição devem aplicar anualmente 5% de sua Receita Operacional Líquida (ROL), na realização de projetos de Eficiência Energética. A energia solar no Brasil registrou capacidade instalada de 21 GW em outubro de 2022. Em 2021 o Brasil era o 14° país do mundo em termos de potência instalada de energia solar, e o 11º país do mundo que mais produzia energia solar.

Fotos: Marcelo Matusiak/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/11/2022 0 Comentários 684 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO