Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

empreendedorismo

Variedades

Rodada de Negócios da CDL Sapiranga reúne empresárias e fortalece networking

Por Jonathan da Silva 26/06/2026
Por Jonathan da Silva

Empresárias e profissionais de Sapiranga e região participaram da Rodada de Negócios promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga, por meio da CDL Mulher, na noite desta quinta-feira (25). Realizado na sede da entidade, o encontro teve como objetivo estimular a troca de experiências, ampliar redes de relacionamento e promover conteúdos voltados ao desenvolvimento dos negócios, abordando temas como marketing, liderança, experiência do cliente e finanças. Toda a arrecadação obtida com as inscrições será destinada à Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada) de Sapiranga.

A coordenadora da CDL Mulher Sapiranga, Ana Paula Dorscheid, destacou que a iniciativa busca fortalecer o empreendedorismo feminino por meio da criação de espaços de convivência e aprendizado. “Este evento é uma ação que vem sendo intensificada nos últimos anos, porque sabemos da grande força do empreendedorismo feminino na nossa economia. Cada vez mais, precisamos criar momentos para estarmos juntas, aprendermos, falarmos sobre os nossos negócios e ampliarmos essa rede de apoio. Quando as mulheres empreendedoras se encontram, compartilham experiências e conhecimentos, todas crescem juntas”, afirmou Ana Paula.

Conteúdo voltado ao empreendedorismo

Durante a programação, as participantes circularam por diferentes espaços temáticos, em uma dinâmica voltada à aproximação entre empreendedoras e à construção de novas oportunidades de negócios e parcerias.

Na área de Marketing, a estrategista de marca e fundadora da Aurum Agência, Victoria Frantz, abordou estratégias para posicionamento de marcas, produtos e serviços, apresentando sua experiência com a Metodologia Allure, voltada ao crescimento de negócios e vendas recorrentes.

A temática Liderança foi conduzida pela administradora, mentora e consultora Elisabete Roth, que compartilhou sua trajetória profissional de cinco décadas, abordando aspectos relacionados à gestão de pessoas, cultura organizacional e tomada de decisões no ambiente empresarial.

Já a consultora de marketing, qualidade e imagem Piera Macc apresentou reflexões sobre Experiência com o Cliente, destacando o atendimento como fator competitivo para empresas. A palestrante tratou da integração entre comunicação, processos, comportamento humano e posicionamento de marcas.

No eixo Finanças, a multiplicadora de bem-estar financeiro do Sicredi, professora de empreendedorismo e consultora de gestão Glaucia Nitsche falou sobre educação financeira e gestão empresarial, com base em sua atuação como contadora, mestre em Administração e conselheira empresarial.

Ação beneficente

Além do foco no desenvolvimento profissional, o evento teve caráter solidário. O valor arrecadado com as inscrições, fixadas em R$ 120 por participante, será destinado à Apada de Sapiranga.

A presidente da entidade, Maria de Fátima Rodrigues de Lemos, apresentou o trabalho desenvolvido pela instituição e ressaltou a importância da educação bilíngue para crianças e jovens com deficiência auditiva. “Na Apada, as crianças recebem muito mais do que ensino. Elas encontram acolhimento, educação bilíngue de excelência e oportunidades para construir um futuro. Temos ex-alunos que hoje são professores, mestres e profissionais formados, o que mostra a força desse trabalho”, afirmou Maria de Fátima.

A dirigente também destacou o papel da solidariedade no funcionamento da instituição. “Costumamos dizer que quem coloca empecilhos para essas crianças, muitas vezes, é o típico, não o atípico. Cada pessoa tem a sua caminhada, e o que precisamos é apoiar. Somos muito gratos por eventos como este, porque a solidariedade não se compra. Ela vem de dentro. Sapiranga é uma cidade extremamente solidária, e isso faz muita diferença para instituições como a nossa”, completou Maria de Fátima.

Foto: Marcelo Matusiak/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2026 0 Comentários 31 Visualizações
Variedades

Semana do Empreendedor 2027 será realizada de 8 a 11 de março em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 26/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) definiu que a 19ª Semana do Empreendedor será realizada entre os dias 8 e 11 de março de 2027, no Hall do Centro de Eventos do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. A antecipação do evento em relação às edições anteriores foi definida pela organização para evitar a concentração de eventos nos meses de abril e maio e abrir o calendário anual de atividades da entidade. A decisão ocorre após a edição de 2026 superar a expectativa de público, reunindo mais de 1,2 mil participantes em palestras, painéis, workshop, feira de negócios e debates voltados ao empreendedorismo.

Segundo o presidente da Associação dos Jovens Empreendedores (Ajesc) e vice-presidente de Eventos da Assemp, Jonas Batista, a alteração da data busca ampliar a mobilização dos empreendedores no início do ano. “Nossa ideia de antecipação em um mês deve-se à quantidade de eventos locais e regionais em abril e maio e ao fim do período de férias. Assim, iniciaremos o Calendário de Eventos da Assemp com a mobilização dos empreendedores”, destaca Batista.

Crescimento de público

Realizada entre os dias 15 e 17 de abril de 2026, a 18ª Semana do Empreendedor registrou mais de 1,2 mil inscritos, número que representa crescimento superior a 100% em comparação à edição anterior, que reuniu 550 participantes.

Durante os três dias de programação, empresários, profissionais, especialistas e empreendedores participaram de palestras, painéis, workshop e atividades voltadas à gestão empresarial. Entre os temas abordados estiveram marketing, comunicação, vendas, inteligência artificial, inovação, reforma tributária, cadeia automotiva, varejo e estratégias de crescimento.

A programação também contou com a realização da 2ª Feira do Empreendedor Ajesc, que disponibilizou 10 espaços destinados ao networking e à troca de experiências entre os participantes. “Unimos ao evento, a 2ª Feira do Empreendedor Ajesc, com 10 espaços dedicados ao networking e à troca de experiências entre os participantes, e o resultado foi muito positivo”, completa Batista.

Como foi o evento

Além das palestras e debates, o evento abordou temas relacionados à inovação, segurança de dados, tendências de consumo e ferramentas tecnológicas aplicadas ao ambiente empresarial. O formato buscou aproximar teoria e prática, tratando de assuntos ligados aos desafios enfrentados por empresas e profissionais.

Segundo Jonas Batista, a participação do público ao longo da programação reforçou o interesse por iniciativas voltadas ao desenvolvimento profissional e empresarial. “Tivemos palestras lotadas, circulação intensa nos espaços do evento e interação entre participantes. Tudo isso evidencia o interesse crescente por iniciativas voltadas ao desenvolvimento profissional e empresarial. Por isso, também já projetamos um grande evento para o próximo ano”, frisa Batista.

A edição de 2026 contou com palestras ministradas por profissionais de diferentes áreas. A abertura foi conduzida por Marcos Tonin. Também participaram da programação Rogério Pereira, Kathleen Krüger, Douglas Scheibler, Vilmar Thomé, Hojana Lüdtke, Daiana Rosa da Silva, Matheus Rosa, Raquel Portela, Keilon Ritter, Eduardo Bittencourt, Guilherme Pedrozo da Silva, Pablo Constantino, Guto Ortac, Francine Rabuske, André Figueira e Tiago Moraes.

O encerramento teve apresentações de Fabi Nunes e do empresário santa-cruzense Anderson Dick, da FuelTech.

A 18ª Semana do Empreendedor foi realizada pela Assemp, com apoio do município de Santa Cruz do Sul, da Associação dos Jovens Empreendedores (Ajesc), da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Rio Pardo e Taquari (Ativales), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Sicredi Vale do Rio Pardo, além de patrocínio da Prime Leaf e da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo.

Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação | Fonte: Assessoria
26/06/2026 0 Comentários 54 Visualizações
Variedades

Empreendedoras participam de rodada de negócios da CDL Mulher em Santa Cruz

Por Jonathan da Silva 25/06/2026
Por Jonathan da Silva

Cerca de 60 mulheres empreendedoras participaram da segunda edição da Rodada de Negócios promovida pela CDL Mulher, núcleo da CDL Santa Cruz do Sul. O encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (25), na sede da entidade, com o objetivo de estimular o networking, a troca de experiências e a geração de oportunidades comerciais entre empresárias de diferentes segmentos. A iniciativa ocorreu simultaneamente às ações promovidas pelas demais unidades da CDL Mulher no Rio Grande do Sul, que realizaram a quarta edição estadual do evento.

Durante a programação, cada participante teve um minuto para apresentar seu negócio em formato de pitch. Após as apresentações, as empreendedoras participaram de um momento de interação livre voltado à troca de contatos, materiais de divulgação, cartões de visita e experiências profissionais.

A proposta da Rodada de Negócios é criar um ambiente de aproximação entre lideranças femininas, permitindo a construção de novas parcerias e o compartilhamento de vivências do universo empresarial.

Objetivo do encontro

Segundo a coordenadora da CDL Mulher, Ana Machado, o evento busca fortalecer o espaço de diálogo entre mulheres que atuam no empreendedorismo. “A Rodada de Negócios nada mais é do que uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e a geração de novas parcerias comerciais. E nisso, acredito que atingimos plenamente o objetivo”, observou Ana.

O presidente da CDL Santa Cruz do Sul, Gilberto Eidt, destacou a participação das empresárias na iniciativa. “É uma oportunidade importante na qual cada uma pode conhecer gestoras de empresas de diferentes segmentos, as dores das outras e também partilha de conhecimento”, citou Eidt.

Troca de experiências

Entre as participantes estava a corretora de imóveis Simoni Fagundes, da Imogroup, que ressaltou a importância do contato com profissionais de diferentes áreas de atuação. “Eu estou atuando no mercado imobiliário a pouco tempo, mas já sei quais as dificuldades do setor. Mas também sabe-se que muitas questões são comuns entre as empreendedoras e conhecer e esta troca de ideias é fundamental para que se possa aprimorar e crescer enquanto mulher e profissional”, comentou Simoni.

Foto: Alencar da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
25/06/2026 0 Comentários 43 Visualizações
Variedades

Sindilojas Vale Germânico realiza visita técnica à Fecomércio-RS com lojistas da região

Por Jonathan da Silva 16/06/2026
Por Jonathan da Silva

Cerca de 40 empresários do segmento varejista de Novo Hamburgo e região participaram de uma visita técnica à sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre, nesta terça-feira (16). Organizada pelo Sindilojas Vale Germânico, a missão teve como objetivo apresentar aos lojistas a atuação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Sul e os serviços disponibilizados pelas instituições vinculadas à entidade. Durante a programação, os participantes conheceram setores voltados à qualificação profissional, ao bem-estar e à representação institucional do comércio.

Ao longo da visita, os empresários realizaram um tour pelo prédio da Fecomércio-RS, localizado na zona norte da capital, e receberam informações sobre o papel desempenhado pela entidade no desenvolvimento do setor econômico por meio de sua atuação institucional.

A programação contou com apresentações sobre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições ligadas à Federação. Os participantes conheceram iniciativas desenvolvidas pelo Sesc nas áreas de lazer, cultura, esporte, bem-estar e saúde, além das possibilidades de formação oferecidas pelo Senac.

Qualificação profissional

Durante o encontro, foram detalhadas as modalidades de ensino disponibilizadas pelo Senac, incluindo cursos presenciais, ensino a distância e graduações de nível superior voltadas à qualificação profissional. A proposta foi aproximar os empresários dos serviços oferecidos pelo sistema, ampliando o conhecimento sobre ferramentas e oportunidades disponíveis ao setor varejista.

Representação junto ao poder público

Outro tema abordado foi o Representa+, departamento responsável pela interlocução entre a Fecomércio-RS e os poderes executivo e legislativo. O setor atua no monitoramento de pautas de interesse do segmento produtivo, acompanhando projetos em tramitação e mantendo relacionamento institucional com representantes públicos.

Tecnologia aplicada aos negócios

Os participantes também conheceram o Lab Experience, hub de tecnologia voltado ao desenvolvimento de soluções para aplicação no ambiente empresarial. O espaço apresenta iniciativas com foco na geração de resultados práticos para os negócios.

O presidente do Sindilojas Vale Germânico, Gerson Müller, destacou o propósito da iniciativa. “Esse é o nosso papel como entidade representativa do segmento varejista. Assim como defendemos os interesses do setor, proporcionamos momentos de conhecimento. É importante mostrar o que faz a Federação, o que oferecem o Sesc e o Senac, que são retornos na forma de lazer, cultura, esporte, bem-estar e, acima de tudo, qualificação”, ressaltou o presidente.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2026 0 Comentários 70 Visualizações
Business

Feevale oferece orientação gratuita para microempreendedores em Campo Bom

Por Jonathan da Silva 16/06/2026
Por Jonathan da Silva

Microempreendedores individuais e empreendedores de Campo Bom poderão receber orientação gratuita sobre regularização fiscal e gestão de seus negócios nesta quarta-feira, 17 de junho, por meio da atividade Sala do Empreendedor. A iniciativa é promovida pela Universidade Feevale, por meio do projeto social Sustentabilidade Econômica e Financeira, em parceria com a Prefeitura de Campo Bom. Os atendimentos acontecerão no andar térreo da sede do executivo municipal, com o objetivo de facilitar o acesso à informação, auxiliar na manutenção das atividades econômicas e estimular a geração de renda e emprego no município.

A ação é voltada especialmente para quem busca esclarecimentos sobre a situação fiscal do empreendimento e deseja obter orientações para manter o negócio regularizado e em funcionamento. A proposta é oferecer suporte técnico e informações que contribuam para o desenvolvimento dos empreendimentos locais.

Atendimento sem necessidade de inscrição

Os atendimentos ocorrerão das 13h30min às 16h30min, na Prefeitura de Campo Bom. Não será necessário realizar inscrição prévia para participar da atividade. O atendimento será realizado por ordem de chegada durante o período previsto.

A Sala do Empreendedor integra as ações do projeto Sustentabilidade Econômica e Financeira, desenvolvido pela Universidade Feevale, e busca aproximar o conhecimento acadêmico das demandas da comunidade, oferecendo apoio prático aos empreendedores do município.

Os interessados em obter mais informações sobre a atividade podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].br ou pelos telefones (51) 3598-8637 e (51) 99274-9860.

Serviço

  • O quê: Sala do Empreendedor – orientação gratuita para empreendedores e microempreendedores individuais
  • Quando: Quarta-feira, 17 de junho, das 13h30min às 16h30min
  • Onde: Prefeitura de Campo Bom – andar térreo (Av. Independência, 800, Centro Histórico)
  • Quanto: Gratuito
Foto: Universidade Feevale/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/06/2026 0 Comentários 89 Visualizações
Variedades

Rodada de Negócios da CDL Sapiranga reunirá mulheres empreendedoras no dia 25

Por Jonathan da Silva 15/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapiranga promoverá, no dia 25 de junho, a Rodada de Negócios CDL Sapiranga, evento voltado à conexão entre mulheres empreendedoras da região. A iniciativa, organizada pela CDL Mulher, ocorrerá na sede da entidade, no Centro da cidade, com recepção a partir das 18h e início da programação às 18h30min. O objetivo é estimular a troca de experiências, ampliar redes de relacionamento profissional e gerar oportunidades de negócios entre empresárias e associadas.

A atividade será realizada na sede da CDL Sapiranga, localizada na Rua da República, 64, e é destinada exclusivamente às associadas da entidade. As participantes terão acesso a conteúdos voltados à gestão empresarial e ao desenvolvimento de competências relacionadas ao empreendedorismo.

Temas voltados ao desenvolvimento dos negócios

Durante a programação, as participantes circularão por quatro temáticas consideradas estratégicas para a gestão de empresas. O tema Marketing será conduzido por Victoria Frantz. A área de Liderança ficará a cargo de Elisabete Roth. Já a temática Experiência com o Cliente será apresentada por Piera Macc, enquanto Glaucia Nitsche abordará questões relacionadas a Finanças.

A proposta da rodada é permitir que todas as inscritas tenham contato com os diferentes assuntos, ampliando conhecimentos e compartilhando experiências profissionais.

Foco em networking e parcerias

Segundo a organização, o encontro busca fortalecer o protagonismo feminino no ambiente empresarial, além de incentivar a criação de conexões entre empreendedoras de diferentes segmentos. A expectativa é que o formato da atividade contribua para a construção de parcerias, a troca de aprendizados e a geração de oportunidades para os negócios representados pelas participantes.

As confirmações de presença devem ser realizadas até o dia 23 de junho por meio do e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 99661-1082.

Serviço

  • O quê: Rodada de Negócios CDL Sapiranga
  • Quando: 25 de junho, com recepção às 18h e início da programação às 18h30
  • Onde: Sede da CDL Sapiranga (Rua da República, 64, Centro de Sapiranga)
  • Quanto: R$ 120,00
Foto: Marcelo Matusiak/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2026 0 Comentários 76 Visualizações
Variedades

Igrejinha recebe mais uma edição do InovaMix no dia 18 de junho

Por Jonathan da Silva 12/06/2026
Por Jonathan da Silva

Igrejinha receberá, no dia 18 de junho, mais uma edição do InovaMix, evento voltado a empresários, empreendedores, estudantes e profissionais interessados em inovação, tecnologia, educação e desenvolvimento pessoal. A programação ocorrerá no Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch, com início às 13h30min, reunindo especialistas de diferentes áreas para palestras, troca de experiências e oportunidades de networking. O objetivo é promover debates sobre tendências de mercado, inteligência artificial, comunicação, propósito profissional e educação.

A abertura da programação contará com a palestra do representante da Evolutivo Gestão e Tecnologia, Adriel Telles, que abordará o tema “Empreender é enxergar possibilidades”. Em seguida, os representantes do Sesi, Ramon Peres e Arthur Naumann Penna, apresentarão a palestra “Educação Sesi: jovens que pensam, criam e transformam”.

Temas ligados à inovação e tecnologia

Durante a tarde, os participantes acompanharão a palestra do representante do Sebrae, Roberto Santos, intitulada “Inteligência Artificial para Negócios”, que tratará de aplicações da tecnologia no ambiente empresarial. Após um intervalo, a programação seguirá com a palestra de Biah Machado sobre posicionamento de marca e comunicação estratégica. Na sequência, Ana Carolina Grings falará sobre a importância das conexões humanas diante do avanço da automação, enquanto Franciel Sette abordará o papel do propósito no desempenho profissional. No início da noite, Giuliano Desordi apresentará a palestra “E se não houver outra vida, essa você viveu? A tecnologia acelera, mas as virtudes direcionam”, abordando temas relacionados à tecnologia, valores e escolhas de vida.

Encerramento com humor

O encerramento da programação de conteúdos ficará a cargo do humorista, comunicador e influenciador Gio Lisboa. Na palestra “Arte, Fé e Coragem: os bastidores de uma carreira construída do zero”, ele compartilhará sua trajetória profissional.

Após as apresentações, os participantes poderão participar do Happy Hour & Networking, momento destinado à integração e ao fortalecimento de conexões entre os presentes.

Programação

  • 13h30min – Credenciamento
  • 13h45min – Boas-vindas
  • 14h – Adriel Telles (Evolutivo Gestão e Tecnologia) | Tema: Empreender é enxergar possibilidades
  • 14h30min – Ramon Peres e Arthur Naumann Penna (Sesi) | Tema: Educação Sesi: jovens que pensam, criam e transformam
  • 15h15min – Roberto Santos (Sebrae) | Tema: Inteligência Artificial para Negócios
  • 16h às 16h15min – Intervalo
  • 16h15min – Biah Machado | Tema: Posicionamento que Conecta, Comunica e Converte
  • 17h – Ana Carolina Grings | Tema: Em terra de robô, quem tem coração é rei
  • 17h45min – Franciel Sette | Tema: Além da motivação: o papel do propósito no desempenho profissional
  • 18h30min – Giuliano Desordi | Tema: E se não houver outra vida, essa você viveu? A tecnologia acelera, mas as virtudes direcionam
  • 19h30min – Gio Lisboa | Tema: Arte, Fé e Coragem: os bastidores de uma carreira construída do zero
  • 20h30min – Happy Hour & Networking

Serviço

  • O quê: InovaMix 2026
  • Quando: 18 de junho, a partir das 13h30min
  • Onde: Centro de Eventos Prefeito Selson Flesch, em Igrejinha
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2026 0 Comentários 56 Visualizações
Projetos especiais

Projeto Energia Feminina certifica 112 empreendedoras em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 12/06/2026
Por Jonathan da Silva

O projeto Energia Feminina certificou 112 mulheres que concluíram o ciclo inicial de formação empreendedora durante evento realizado nesta segunda-feira (8) no Espaço Força e Luz, no Centro Histórico de Porto Alegre. Promovida pelo Instituto Equatorial em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), a cerimônia marcou o encerramento da primeira fase da iniciativa, que oferece capacitação para o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres. Além da entrega dos certificados, a programação reuniu relatos das participantes e contou com o sorteio de dez geladeiras por meio do Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial.

Entre as empreendedoras certificadas estava a costureira Eva de Oliveira Nunes, que destacou a importância do projeto e a emoção de ter sido contemplada com uma geladeira durante o sorteio realizado no evento. “Eu não tenho nem palavras pra dizer o quanto eu estou emocionada, o quanto eu estou feliz e o quanto eu estou grata a esse projeto que eu participei”, afirmou Eva.

A empreendedora relatou que a conquista tem um significado especial após as perdas enfrentadas durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. “Porque eu, com 72 anos que estou, ganhar uma geladeira assim, ó, é a maior felicidade. Eu perdi minha geladeira na enchente”, contou Eva.

Formação para o empreendedorismo

Ao longo dos últimos meses, as participantes tiveram acesso a conteúdos voltados à gestão de negócios, planejamento e letramento digital. Segundo a organização, a certificação representa a conclusão da etapa inicial da formação e o avanço das empreendedoras na estruturação de seus projetos. O evento também foi marcado pelo compartilhamento de experiências das participantes, que relataram desafios enfrentados e mudanças ocorridas durante o processo de capacitação.

Novas oportunidades

Outra participante contemplada com uma geladeira foi a empreendedora Tauani dos Santos Moser. Ela afirmou que não esperava ser sorteada e destacou o impacto que a conquista terá em seus planos de abrir o próprio negócio. “Eu confesso que eu não esperava ganhar essa geladeira. A emoção que eu estou sentindo agora eu acho que vai cair mesmo depois. Porque eu nunca tive uma geladeira nova”, relatou Tauani.

A certificada também atribuiu ao projeto uma mudança em sua percepção sobre o empreendedorismo e suas capacidades. “O Energia Feminina moldou todo esse sentimento, porque foi um conjunto de fatores. Eu acabei acreditando em mim, vendo que eu não preciso de outras pessoas para começar o meu negócio”, destacou Tauani.

Hoje saber que agora eu só vou precisar correr atrás do fogão porque eu já tenho a geladeira. E eu já vou poder abrir o meu negócio. O sentimento está sendo… não tem como explicar”, expressou a empreendedora Tauani dos Santos Moser.

Para a analista de Responsabilidade Social da CEEE Equatorial, Luciana Hoffmann, a iniciativa contribui para ampliar as oportunidades de geração de renda entre as participantes. “A ação evidencia o impacto positivo gerado na vida de tantas mulheres, promovendo autonomia e novas oportunidades por meio do empreendedorismo”, afirmou Luciana.

Próxima etapa do programa

Com o encerramento da primeira fase, o Energia Feminina passará para uma nova etapa. A organização informou que, em 17 de junho, será divulgada a lista das 52 empreendedoras selecionadas para continuar no programa.

As participantes escolhidas terão acesso a novas formações, mentorias e recurso semente para apoiar o desenvolvimento de seus negócios.

Instituições envolvidas

O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) é uma organização da sociedade civil com 26 anos de atuação voltada ao desenvolvimento de soluções para o enfrentamento da pobreza. A instituição atua na articulação entre empresas, governos, organizações e comunidades, desenvolvendo projetos de impacto social em diferentes regiões do país.

Já o Instituto Equatorial é uma organização do terceiro setor vinculada ao Grupo Equatorial. A entidade desenvolve programas voltados ao desenvolvimento social nos territórios onde a companhia atua, com foco em parcerias, escuta das comunidades e redução das desigualdades.

A CEEE Equatorial atua há quatro anos no Rio Grande do Sul e é responsável pela distribuição de energia elétrica em 72 municípios da sua área de concessão, atendendo quase oito milhões de pessoas. A empresa integra o Grupo Equatorial, que reúne sete concessionárias de distribuição de energia e atende mais de 14 milhões de clientes no país.

Foto: CEEE Equatorial/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/06/2026 0 Comentários 82 Visualizações
Variedades

Comandante-geral da Brigada Militar participará no próximo Tá na Hora da ACI Santa Cruz

Por Jonathan da Silva 09/06/2026
Por Jonathan da Silva

O comandante-geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, será atração da edição de junho do Tá na Hora, reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul marcada para o dia 24, às 12h, no Hotel Águas Claras. O evento terá como tema a relação entre segurança pública e desenvolvimento econômico, com a proposta de discutir os resultados do Programa RS Seguro e seus reflexos no ambiente empresarial, atendendo a uma demanda de empresários interessados em compreender os impactos da redução dos índices de criminalidade na atividade econômica.

Com o tema “Brigada Militar: sucesso do Programa RS Seguro e o impacto nas empresas”, a palestra abordará como as estratégias de policiamento e os indicadores de segurança pública influenciam a estabilidade econômica, a atração de investimentos e a rotina dos setores produtivos.

Impacto nos negócios

De acordo com a organização, a pauta busca aproximar empresários e gestores públicos para debater a conexão entre ordem pública e desenvolvimento econômico. Durante o encontro, o comandante-geral da Brigada Militar apresentará informações relacionadas às ações implementadas pelo Programa RS Seguro e aos resultados obtidos no estado.

Quem é Luigi Gustavo Soares Pereira

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira, ingressou na corporação em 1993 e atuou em diferentes áreas da segurança pública ao longo da carreira. Entre suas experiências estão passagens por unidades operacionais como o Gate/RS, pela chefia da Agência Central de Inteligência (PM2) da Brigada Militar, pelo comando do Gabinete de Segurança Institucional da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e pela direção do Departamento de Ensino da corporação.

Entre 2023 e 2025, exerceu a função de chefe do Estado-Maior da Brigada Militar. Em âmbito nacional, também atuou como coordenador-geral de operações e diretor substituto da Força Nacional de Segurança Pública, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

O oficial é bacharel em Ciências Militares e em Direito, possui pós-graduações em Administração Policial Militar e Gestão em Segurança Pública, além de formação internacional junto à polícia da Alemanha e participação no programa executivo Leeds, da Academia Nacional do FBI, nos Estados Unidos.

Evento chega ao nono ano

O Tá na Hora da ACI Santa Cruz está em seu nono ano consecutivo e se consolidou como um espaço de networking, relacionamento empresarial e debate de temas ligados ao desenvolvimento regional.

O evento conta com patrocínio de Sicredi, BRDE, BAT, Philip Morris, Banrisul/Vero, Unimed VTRP, Gazeta, Unisc, JTI e Universal Leaf.

Serviço

  • O quê: Tá na Hora – Edição de Junho
  • Tema: “Brigada Militar: sucesso do Programa RS Seguro e o impacto nas empresas”
  • Palestrante: comandante-geral da Brigada Militar do RS, coronel Luigi Gustavo Soares Pereira
  • Quando: 24 de junho, às 12h
  • Onde: Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul
  • Quanto: R$ 100 para associados da ACI Santa Cruz e R$ 140 para não associados
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
09/06/2026 0 Comentários 95 Visualizações
Projetos especiais

Prospera Santa Cruz é lançado para ampliar acesso ao crédito para pequenos negócios

Por Jonathan da Silva 01/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou oficialmente, na manhã desta sexta-feira (29), o programa Prospera Santa Cruz, iniciativa voltada à ampliação do acesso ao crédito para micro e pequenas empresas do município. O lançamento ocorreu no Palacinho e reuniu autoridades municipais, representantes de entidades empresariais, cooperativas de crédito, Sebrae, empresários e lideranças locais. Desenvolvido em parceria com instituições financeiras e de apoio ao empreendedorismo, o programa busca estimular investimentos, fortalecer negócios locais e contribuir para a geração de emprego e renda.

O Prospera Santa Cruz é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sicredi, Sicoob, Cresol, Sebrae e RS Garanti. Durante a cerimônia, o coordenador do Banco do Povo, Paulo Mans, apresentou os detalhes do programa, os critérios de participação e as linhas de crédito oferecidas aos empreendedores. “A proposta é estimular investimentos, fomentar o crescimento dos negócios locais e contribuir para a geração de emprego e renda”, explicou Mans.

A iniciativa é direcionada principalmente a microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), oferecendo condições diferenciadas de financiamento, suporte técnico e incentivo à capacitação empresarial.

Linhas de financiamento

As linhas de crédito disponibilizadas pelo programa variam entre R$ 100 mil e R$ 200 mil. Os financiamentos contam com prazo de até 36 meses para pagamento, carência de até dois meses e garantia da RS Garanti.

O gerente executivo da RS Garanti, Marcelo de Lima, destacou o pioneirismo da iniciativa. “Estamos trazendo este presente para o desenvolvimento ainda maior de Santa Cruz. Este fundo, que inicialmente dará acesso ao micro e pequeno empresário, no aporte de R$ 12 milhões, é o primeiro passo porque um município forte se traduz em uma comunidade feliz!”, afirmou Lima.

Impacto na economia local

O secretário municipal de Planejamento e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, Vanir Ramos de Azevedo, que responde interinamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, ressaltou a importância da medida para a economia local. “Estamos trabalhando para oferecer oportunidades reais aos empresários de Santa Cruz do Sul. Quando fortalecemos os pequenos negócios, fortalecemos também a geração de emprego, renda e o desenvolvimento do município”, ressaltou o titular da pasta.

Apoio ao empreendedorismo

Durante o lançamento, o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), Marco Antônio Borba, destacou a união entre poder público, entidades empresariais e cooperativas para viabilizar o programa. “Mais um projeto que está dando certo. O Prospera nos enche de alegria e ajudará muito os pequenos empresários”, destacou Borba.

O vice-prefeito Alex Knak também enfatizou o propósito da iniciativa. “Ele nasceu para apoiar quem acredita, investe e gera oportunidades dentro de nosso município”, reforçou Knak.

Já o prefeito Sérgio Moraes (PL) afirmou que a administração municipal busca incentivar o crescimento econômico por meio do fortalecimento dos empreendedores locais. “Queremos que tenham uma casa bonita, uma empresa grande e qualidade de vida. Todas as empresas nascem pequenas e temos muitos exemplos do crescimento de centenas no Brasil afora. O trabalho dignifica as pessoas e o cooperativismo visa fortalecer essas pequenas empresas”, enfatizou o chefe do executivo santa-cruzense.

Quem pode participar

Podem solicitar acesso ao programa microempreendedores individuais com receita bruta anual de até R$ 81 mil, microempresas com receita anual de até R$ 360 mil e empresas de pequeno porte com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Entre os critérios exigidos para obtenção do financiamento estão a ausência de restrições financeiras, a comprovação de pelo menos um ano de faturamento e a apresentação de certidões negativas municipal, federal e de FGTS.

Segundo o coordenador do Banco do Povo, Paulo Mans, a proposta foi estruturada para facilitar o acesso aos recursos. “O objetivo é oferecer condições para que as empresas possam investir, crescer e se fortalecer, sempre com orientação e acompanhamento”, afirmou Mans.

Além do acesso ao crédito, o Prospera Santa Cruz pretende incentivar a inovação, a modernização de processos e a adoção de novas tecnologias, com o objetivo de ampliar a competitividade das empresas instaladas no município.

Atendimento na Casa do Empreendedor

Os interessados podem obter mais informações na Casa do Empreendedor, localizada na Avenida Independência, nº 100. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Informações também podem ser solicitadas pelo telefone (51) 3120-4053.

Foto: Évelin Nyland/Divulgação | Fonte: Assessoria
01/06/2026 0 Comentários 101 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO