Mais vistas
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
União Corinthians disputará LDB 2026 com sete atletas formados na...
Indústria de semicondutores do RS se destaca no SemiCon-LAC 2026
Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de...
CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul
Gramado registra crescimento de 260% nas reservas de turistas internacionais
Com investimento de R$ 50 milhões, Marzoli Inc. aposta no...
Professor da Feevale lança jogo que orienta comunicação com pessoas...
Carne de búfalo identificada chega a açougues da Grande Porto...
Palestra orienta idosos sobre prevenção de quedas em São Leopoldo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Cultura

Canela celebra Dia Estadual do Patrimônio Cultural com programação neste sábado

Por Jonathan da Silva 15/08/2025
Por Jonathan da Silva

Canela irá celebrar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural neste sábado, 16 de agosto, às 10h, no Espaço Nydia Guimarães. A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMTC) por meio do Departamento de Cultura, terá como tema central a memória e a importância do Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, evento que projetou a cidade no cenário cultural internacional e marcou gerações.

A manhã contará com a exibição de um documentário reunindo imagens e histórias de diferentes edições do festival, além de um bate-papo com artistas e organizadores para compartilhar memórias e bastidores. Também será montada uma exposição de bonecos que já encantou o público em apresentações anteriores.

Patrimônio e identidade

De acordo com a diretora do Departamento de Cultura de Canela, Sabrina Manara de Sá, a comemoração vai além de um momento festivo. “Mais do que um evento, é uma oportunidade de revisitar a magia que transformou Canela em palco para a arte, fortalecendo o vínculo da comunidade com seu patrimônio cultural”, afirmou Sabrina.

Serviço

  • O quê: Celebração do Dia Estadual do Patrimônio Cultural
  • Quando: Sábado, 16 de agosto, às 10h
  • Onde: Espaço Nydia Guimarães (Rua Danton Corrêa da Silva, 746, Centro de Canela)
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: André Fernandes/Prefeitura de Canela/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/08/2025 0 Comentários 334 Visualizações
Cultura

Governador participa de atividades do Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Por Marina Klein Telles 21/08/2023
Por Marina Klein Telles

No Dia Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado no domingo (20), o governador Eduardo Leite aproveitou a tarde e o início da noite para visitar equipamentos culturais do Estado e prestigiar apresentações e atividades artísticas na Capital. O evento comemorativo é uma iniciativa do Estado realizada por meio da Secretaria da Cultura desde 2019. Com o tema “Cultura e Cidadania”, esta quinta edição contou com mais de 270 atividades – incluindo apresentações artísticas, oficinas, palestras, visitas a prédios históricos e ações de educação patrimonial – em 118 municípios do Rio Grande do Sul ao longo dos dias 19 e 20 de agosto.

O governador ressaltou a importância da iniciativa como forma de valorização da cultura e democratização do acesso aos aparelhos e espaços culturais. “É muito bom poder ver as pessoas aproveitando o patrimônio cultural, tanto o que é edificado quanto aquele que se expressa em manifestações artísticas. Que bom viver em um Estado que tem tanto patrimônio e podermos apoiar e evidenciar isso ao mesmo tempo em que vemos a população vibrando e curtindo junto toda essa cultura”, disse Leite.

Acompanhado da secretária da Cultura, Beatriz Araújo, o governador iniciou as atividades deste domingo no bairro IAPI, na zona norte de Porto Alegre, com uma visita à Biblioteca Pública Romano Reif. O local passou recentemente por uma reforma geral viabilizada por recursos do Estado. O investimento foi de R$264 mil do programa Avançar na Cultura.

Leite conheceu as instalações e aproveitou para conferir a exposição “Elis volta para casa”. A mostra levou parte do acervo da reserva técnica Casa de Cultura Mário Quintana sobre a cantora Elis Regina para a biblioteca pública no IAPI, bairro onde ela cresceu e viveu até os 18 anos. Documentação, discos, imagens e recordações da artista foram reunidos na sala multiuso do local, onde permanecerão expostos até outubro.

A diretora da biblioteca, Ana Maria de Souza, disse que, com a reforma, a biblioteca passou a atrair mais o público e que a exposição aproximou ainda mais a comunidade do espaço. “Já tivemos muitas visitas. A população do bairro, os moradores, se motivaram a visitar mais a biblioteca e têm se emocionado muito com a exposição porque se identificam. Entendemos que Elis também é um patrimônio cultural do IAPI”, disse Ana Maria.

Logo depois, o governador e a secretária visitaram a sede do Instituto Estadual do Livro, que fica em um casarão no bairro Independência. O local também recebeu recursos do programa Avançar. Foram R$ 475 mil para a recuperação da edificação.

No Centro Histórico, Leite e Beatriz participaram, no fim da tarde, da saída do cortejo que celebrou o Dia do Patrimônio. A fanfarra Bate & Sopra deu o tom do momento. O cortejo partiu do Teatro de Arena, na avenida Borges de Medeiros, e foi levando junto quem cruzava com o grupo animado, parando em frente aos espaços culturais e históricos, como o Museu Júlio de Castilhos e o Palácio Piratini. Na sede do governo gaúcho, que também estava de portas abertas aos visitantes, Leite se despediu do grupo após muitas fotos, abraços e manifestações de carinho.

Foto: Gustavo Mansur/divulgação | Fonte: Assessoria
21/08/2023 0 Comentários 464 Visualizações
Cidades

Espaço Cultural Dr. Liberato recebe exposição Símbolos de Campo Bom

Por Stephany Foscarini 10/08/2021
Por Stephany Foscarini

Para comemorar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), promove a exposição Símbolos de Campo Bom. A mostra, na Galeria de Artes do Espaço Cultural Dr. Liberato, inicia na quinta-feira, 12, e termina no dia 27 de agosto. O horário de visitação é das 8 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, e das 9 às 12 horas, aos sábados. O agendamento para visitação deve ser feito pelo telefone (51) 3597-4547 ou pelo e-mail [email protected] . A entrada é gratuita.

“O objetivo da exposição é envolver a comunidade no reconhecimento e na valorização dos bens culturais que conferem traços de identidade e de pertencimento ao povo campo-bonense”, disse o prefeito Luciano Orsi.

A curadoria da exposição é do Departamento de Cultura da Smec, com colaboração da Associação Pró-Memória de Campo Bom. Na terça-feira, 17, às 18h30, haverá uma solenidade, no local da exposição, em comemoração ao Dia Estadual do Patrimônio.

Espaço Cultural Dr. Liberato

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
10/08/2021 0 Comentários 670 Visualizações

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 2

    União Corinthians disputará LDB 2026 com sete atletas formados na base

  • 3

    Indústria de semicondutores do RS se destaca no SemiCon-LAC 2026

  • 4

    Rissul inaugura nova unidade em Esteio no dia 2 de julho

  • 5

    CIEE-RS inaugura nova unidade em Caxias do Sul

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO