Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

cultura

Cidades

Primeira Festa de São João Batista reúne a comunidade em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 15/06/2026
Por Jonathan da Silva

A primeira edição da Festa de São João Batista foi realizada neste sábado (13) na Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul. Promovido pela Catedral São João Batista com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, o evento reuniu famílias e moradores em uma programação voltada à valorização das tradições juninas, da cultura popular e da religiosidade ligada ao padroeiro da cidade.

A festividade ocorreu ao longo do dia e contou com atividades inspiradas nas tradicionais festas juninas. A programação incluiu barraquinhas de comidas e bebidas típicas, comercialização de artesanato temático, apresentações musicais com repertório junino, carreata do padroeiro e o acendimento de uma fogueira simbólica.

Programação reuniu cultura e fé

Segundo a organização, a proposta da festa foi promover a integração das famílias e aproximar a comunidade por meio de atividades que unissem elementos culturais e religiosos. A Praça Getúlio Vargas recebeu decoração temática para sediar a primeira edição do evento.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Sérgio Moraes (PL), da primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Social e Inclusão, Fátima Alves da Silva, e da secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza.

Importância para a cidade

O acendimento da fogueira simbólica foi realizado pelo prefeito, pela primeira-dama e por outras autoridades presentes. Durante a cerimônia, o prefeito Sérgio Moraes destacou a importância da iniciativa para a cidade. “Agradeço à comunidade e ao pároco da Catedral por nos dar esta oportunidade de começar uma festa que logo ali se tornará um grande evento. Esta praça é um lugar especial em Santa Cruz do Sul. Nossa cidade é uma das mais lindas do Brasil e com grande hospitalidade, tendo uma igreja como cartão postal. Os antepassados nos presentearam e temos que zelar por tudo isso”, comentou o chefe do executivo santa-cruzense.

A primeira edição da Festa de São João Batista foi promovida pela Catedral São João Batista com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Foto: Ana Souza/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/06/2026 0 Comentários 100 Visualizações
Variedades

Expofeira e Dança Bom Retiro começam nesta quinta-feira

Por Jonathan da Silva 10/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Expofeira – Feira do Empreendedorismo e o 11º Dança Bom Retiro terão início nesta quinta-feira, 11 de junho, em Bom Retiro do Sul, reunindo programação voltada à cultura, aos negócios, ao empreendedorismo e à integração regional. Os eventos serão realizados no Espaço Multiuso, junto à antiga Calçados Reifer, até domingo, dia 14. A expectativa da organização é receber mais de 30 mil visitantes ao longo da programação, impulsionada pela ampliação da estrutura, pela diversidade de atrações e pelo crescimento do festival de dança.

A abertura marca o início de uma programação que reunirá empresas, empreendedores, atrações culturais, praça de alimentação e iniciativas voltadas à geração de negócios. Nesta edição, o evento passa a ocupar pela primeira vez o Espaço Multiuso, ambiente adaptado para receber expositores, artistas e visitantes.

Nova estrutura

A mudança para o novo local está entre os fatores que motivam a expectativa de público recorde. A estrutura foi preparada para ampliar a capacidade de atendimento ao público e acomodar as diferentes atividades previstas na programação.

Foco em negócios

A Expofeira reúne expositores de diversos segmentos econômicos e busca fortalecer o empreendedorismo regional por meio da promoção de negócios e da aproximação entre empresas e consumidores.

Uma das novidades da edição é a participação de agroindústrias familiares. Um espaço específico foi destinado a nove agroindústrias e uma artesã dos vales do Taquari e Rio Pardo, ampliando a presença da agricultura familiar no evento.

Segundo a organização, a iniciativa busca incentivar a comercialização de produtos regionais e aproximar o público dos empreendimentos ligados ao meio rural.

Alcance do evento

O prefeito Celso Pazuch (PSD) afirmou que a edição deste ano representa uma nova etapa para os eventos promovidos pelo município de Bom Retiro do Sul. “Estamos iniciando uma programação que representa muito bem a capacidade de Bom Retiro do Sul de acolher as pessoas, valorizar seus talentos e estimular o desenvolvimento. Trabalhamos para oferecer uma experiência completa, reunindo cultura, empreendedorismo, lazer e integração regional em um único espaço”, ressaltou o chefe do executivo local.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Clóvis Santos, destacou o papel da feira na geração de oportunidades e no fortalecimento de relações entre expositores e visitantes. “A Expofeira é um ambiente de negócios, relacionamento e valorização das iniciativas locais e regionais. Queremos que visitantes e expositores encontrem aqui um espaço para criar vínculos, apresentar seus produtos e vivenciar tudo aquilo que Bom Retiro do Sul tem de melhor”, acrescentou o titular da pasta.

Festival reúne 1,5 mil bailarinos

Paralelamente à Expofeira, o 11º Dança Bom Retiro reúne números recordes nesta edição. Ao todo, serão apresentadas 376 coreografias assinadas por 83 coreógrafos e interpretadas por aproximadamente 1,5 mil bailarinos.

Os participantes integram 59 grupos oriundos de 20 municípios do Rio Grande do Sul, representando diferentes estilos de dança e escolas de diversas regiões do Estado.

De acordo com a secretária municipal de Educação e coordenadora-geral do evento, Aline Machado, o crescimento do festival é resultado do trabalho desenvolvido ao longo das últimas edições. “O Dança Bom Retiro cresceu porque conquistou credibilidade junto aos grupos e aos profissionais da área. Receber representantes de 20 municípios demonstra a relevância que o festival alcançou e reforça o compromisso de Bom Retiro do Sul com a valorização da cultura e das expressões artísticas”, expressou Aline.

A coordenadora administrativa do 11º Dança Bom Retiro e do 2º Canta Bom Retiro, Maíra Lautert Scheeren, ressaltou a expectativa para a programação dos próximos dias. “Estamos preparados para viver uma edição histórica, com grandes apresentações, excelente participação dos grupos e uma programação pensada para valorizar cada artista que escolheu Bom Retiro do Sul para mostrar seu talento”, complementou Maíra.

Programação completa

Quinta-feira, 11 de junho
  • 10h – Abertura da Expofeira;
  • Brinquedos infláveis;
  • Espaço das agroindústrias familiares;
  • 19h – Início das apresentações do 11º Dança Bom Retiro.
Sexta-feira, 12 de junho
  • 12h – Abertura da Expofeira;
  • Workshop com jurados convidados;
  • 17h – Espetáculo Viva a Dança – A História da Dança;
  • 18h – Apresentações do Dança Bom Retiro;
  • 23h – Show com Trio Som Brasil.
Sábado, 13 de junho
  • 12h – Abertura da Expofeira;
  • Lançamento literário com autores bom-retirenses;
  • Workshop com jurados convidados;
  • Apresentações artísticas;
  • 18h – Apresentações do Dança Bom Retiro;
  • 21h – Show com Banda Boomerang;
  • 23h – Show com Cirilo Souza.
Domingo, 14 de junho
  • 12h – Abertura da Expofeira;
  • Encontro de Carros Antigos;
  • Brinquedos infláveis;
  • 14h – Início do 2º Canta Bom Retiro;
  • 18h – Show com Banda Danúbio Azul.
Foto: Bruno Pedry/Nascimento MKT/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2026 0 Comentários 92 Visualizações
Cidades

Brique na Estação abre 9ª temporada em Hamburgo Velho no domingo

Por Jonathan da Silva 08/06/2026
Por Jonathan da Silva

O Brique na Estação retorna a Novo Hamburgo no domingo, dia 14 de junho, marcando a abertura da sua 9ª temporada com uma programação gratuita que reúne feiras, apresentações musicais, atrações circenses, gastronomia e atividades culturais. O evento ocorrerá na Rua Mauá, no Centro Histórico de Hamburgo Velho, a partir das 10h, promovido pela Associação dos Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho (AME).

A retomada do evento acontece após pedidos do público e celebra quase uma década de realização. A programação busca fomentar a cultura, a economia criativa e a ocupação dos espaços públicos por meio de atividades voltadas para diferentes faixas etárias.

Como será o evento

As atividades terão início às 10h com a abertura das feiras de antiguidades, brechós, sebos, produtos orgânicos e da praça gastronômica. No mesmo horário, começa a Feira de Artes, que seguirá até as 17h.

Nesta edição, a artista convidada será Magda Bonn. Com o lema “Tudo aqui já foi um sonho”, ela apresentará trabalhos desenvolvidos em cerâmica, telas, lettering e placas decorativas produzidas artesanalmente.

As atrações de palco começam às 15h com apresentação do Green Duo, formado por Matheus Green e Ben-Hur Pereira. O repertório inclui releituras de músicas de artistas e bandas como Jimi Hendrix, Neil Young, Rolling Stones, Pearl Jam e Foo Fighters.

Às 18h, a banda Canivette’s encerra a programação musical. O grupo, criado em 2024, apresentará repertório voltado ao rock gaúcho, com interpretações de sucessos de TNT, Cascavelletes, Nenhum de Nós e Cachorro Grande.

Espetáculo circense

Entre as atrações da tarde está o espetáculo “Vida de Cachorro – Imagem e Som”, apresentado pelo Palhaço Bem às 16h30min.

Com duas décadas de atuação artística, o palhaço leva ao público uma apresentação que combina números de equilíbrio, malabares, teatro de bonecos e monociclo. O espetáculo acompanha as aventuras do personagem e de seu cachorro, Palhacão, com trilha sonora executada ao acordeom.

História do evento

O nome Brique na Estação faz referência à antiga estação férrea de Hamburgo Velho, que funcionava na Rua Mauá. A proposta do evento é manter viva a memória histórica do local por meio da ocupação cultural do espaço urbano.

A edição deste ano será aberta ao público e pet friendly. A cervejaria oficial será a Clandestina Craft Beer. O evento conta com patrocínio da Sicredi Pioneira.

Programação completa

  • 10h: Abertura das feiras (Antiguidades, Brechós, Sebos, Orgânicos e Gastronomia)
  • 10h às 17h: Feira de Artes – Artista convidada: Magda Bonn
  • 15h: Atração Musical – Green Duo (Folk/Rock)
  • 16h30min: Atração Circense – Palhaço Bem (Espetáculo “Vida de Cachorro – Imagem e Som”)
  • 18h: Atração Musical – Canivette’s (Rock Gaúcho)

Serviço

  • O quê: Abertura da 9ª temporada do Brique na Estação
  • Quando: Domingo, 14 de junho, a partir das 10h
  • Onde: Rua Mauá, Centro Histórico de Hamburgo Velho, Novo Hamburgo
  • Quanto: Entrada gratuita
Foto: Marcos Quintana/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2026 0 Comentários 87 Visualizações
Variedades

The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

Por Jonathan da Silva 08/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Casa Vetro, em Porto Alegre, promoverá durante a Copa do Mundo FIFA 2026 o evento “The Soccer Point”, espaço temático voltado à transmissão de partidas, atrações musicais e atividades de entretenimento. A programação terá início em 11 de junho, data de abertura do Mundial, e deve reunir mais de 10 mil torcedores ao longo da competição.

O projeto retoma uma iniciativa realizada durante a Copa do Mundo de 2014 e pretende reunir torcedores, grupos de amigos e famílias em um ambiente dedicado à celebração do futebol. Instalado nas dependências da Casa Vetro, o espaço contará com decoração temática, transmissões dos jogos e apresentações musicais ao longo de todo o torneio.

Programação de abertura

A estreia do The Soccer Point ocorrerá em 11 de junho. A casa abrirá às 15h para receber o público que acompanhará a partida entre México e África do Sul, marcada para as 16h. A programação inclui ainda apresentações de Zé Caetano Acústico e Karina Voz e Violão.

No dia seguinte, 12 de junho, o espaço terá uma edição especial de Dia dos Namorados. A entrada será gratuita até as 18h. Após esse horário, o ingresso custará R$ 50. O público poderá assistir aos confrontos entre Canadá e Bósnia, às 16h, e Estados Unidos e Paraguai, às 22h. As atrações musicais da noite serão DJ Mau Bagarollo e Zé Caetano.

Estreia do Brasil

A programação de 13 de junho, sábado, será marcada pela estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. Os torcedores poderão acompanhar as partidas entre Catar e Suíça, às 16h, e Brasil e Marrocos, às 19h, além do confronto entre Haiti e Escócia, às 22h.

As atrações musicais confirmadas para a data são Grupo Chocolate e Banda Aquele Braço. O grupo responsável pelo sucesso “Alô Virgínia” também se apresentará nos outros dois jogos do Brasil na fase de grupos, programados para os dias 19 e 24 de junho.

Proposta do evento

Segundo a organização, o The Soccer Point foi concebido para funcionar como um ponto de encontro durante o Mundial, reunindo esporte, música e entretenimento em um único espaço. A expectativa é atrair público ao longo de toda a competição por meio de uma programação voltada aos torcedores que desejam acompanhar os jogos em ambiente temático.

Os ingressos para o evento estão disponíveis para compra antecipada pela internet.

Serviço

  • O quê: The Soccer Point – programação especial da Copa do Mundo FIFA 2026
  • Quando: Durante a Copa do Mundo de 2026, com abertura em 11 de junho
  • Onde: Casa Vetro, Porto Alegre
  • Quanto: Ingressos à venda antecipadamente; no dia 12 de junho, entrada gratuita até as 18h e, após esse horário, ingresso a R$ 50
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2026 0 Comentários 156 Visualizações
Cidades

Famílias pintam rua com as cores do Brasil em Santa Cruz do Sul

Por Jonathan da Silva 08/06/2026
Por Jonathan da Silva

A poucos dias do início da Copa do Mundo de futebol, a Rua Galvão Costa, em Santa Cruz do Sul, recebeu uma ação de pintura temática com as cores do Brasil na manhã deste domingo (7). Crianças, familiares e moradores participaram da atividade “Vem pra rua pintar com a gente”, realizada na quadra da Praça da Cultura José Paulo Rauber Filho.

A iniciativa foi promovida por meio da lei de doações, mecanismo que permite que empresas e entidades desenvolvam projetos em espaços públicos. A ação foi idealizada pela empresa Contel Telecom, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno do clima da Copa do Mundo.

Participação da comunidade

Desde as primeiras horas da manhã, crianças e adultos ocuparam a via para pintar o asfalto com elementos e cores alusivos à Seleção Brasileira. A atividade reuniu moradores da cidade e contou com a presença de representantes do poder público municipal.

O vice-prefeito Alex Knak acompanhou a ação e destacou o envolvimento das famílias. “É um momento marcante, alusivo à Copa, e é lindo de se ver a forma como as crianças e suas famílias se envolvem”, comentou Knak.

Parceria entre iniciativa privada e poder público

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa de Santa Cruz do Sul, Douglas Albers, ressaltou a importância da parceria para a realização da atividade. “É muito bom quando se consegue realizar algo diferente com a participação da comunidade. Aqui está sendo o lugar ideal para pintar com as cores verde e amarelo, já que nossa praça é toda colorida, com o trabalho em grafite nas paredes”, afirmou o titular da pasta.

A ação foi organizada pelo artista Guto Hoppe, que atua profissionalmente há oito anos nas áreas de grafite, pintura em tela e tatuagem.

Participação das crianças

Entre os participantes estavam os irmãos Antônio Schuster, de 5 anos, e Mariah Schuster, de 3 anos, que compareceram ao local acompanhados dos tios. “To adorando pintar. E ‘tá’ ficando bonito”, relatou o pequeno Antônio.

Foto: Elemir Polese/Divulgação | Fonte: Assessoria
08/06/2026 0 Comentários 123 Visualizações
Variedades

Unisinos recebe bate-papo gratuito sobre assessoria de imprensa com Paulo Finatto Jr.

Por Jonathan da Silva 01/06/2026
Por Jonathan da Silva

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) receberá um bate-papo gratuito com o jornalista Paulo Finatto Jr. sobre o mercado de trabalho na comunicação, os bastidores da profissão e a atuação da assessoria de imprensa no setor cultural na terça-feira, 2 de junho, às 19h30min. O encontro ocorrerá no Labtics, no campus de São Leopoldo, com participação presencial e transmissão online via Teams. A iniciativa busca proporcionar aos estudantes e interessados uma visão prática sobre a área, abordando estratégias de divulgação cultural e a relação entre assessorias e veículos de comunicação.

Durante a atividade, os participantes terão acesso a experiências profissionais relacionadas ao trabalho de assessoria de imprensa, além de informações sobre o funcionamento do mercado de comunicação. A programação também prevê espaço para perguntas, troca de experiências e diálogo com o público presente e conectado virtualmente.

Quem é Paulo Finatto Jr.

Atualmente, Paulo Finatto Jr. atua como assessor de imprensa da Opinião Produtora e como jornalista do Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região. Ao longo da carreira, trabalhou na UFRGS TV, na PRR4 e na Embarq. Também foi editor da Revista Noize, com atuação voltada ao jornalismo cultural.

Inscrições

O evento é aberto ao público e gratuito. As inscrições podem ser realizadas por meio do WhatsApp (51) 99969-9507.

Serviço

  • O quê: Bate-papo com o jornalista Paulo Finatto Jr.
  • Quando: Terça-feira, 2 de junho, às 19h30min
  • Onde: Labtics (D02 118), campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, com transmissão online via Teams
  • Quanto: Gratuito, mediante inscrição prévia pelo WhatsApp (51) 99969-9507.
Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/06/2026 0 Comentários 81 Visualizações
Projetos especiais

Projeto Fachwerk pesquisa preservação da técnica enxaimel no Rio Grande do Sul

Por Jonathan da Silva 22/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Projeto Fachwerk – Desafios da Conservação e Restauro da Técnica Enxaimel no Rio Grande do Sul está realizando um levantamento sobre adaptações da técnica construtiva enxaimel no estado e formas de preservação desse patrimônio arquitetônico. A iniciativa, selecionada pelo Edital 31/2024 da Política Nacional Aldir Blanc, prevê estudos em edificações históricas de municípios com influência da imigração alemã e resultará em uma Apostila Digital Acessível no formato ePUB, reunindo análises técnicas, registros arquitetônicos e possibilidades de restauro. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a técnica e auxiliar na conservação dos imóveis históricos.

Até o momento, a equipe já realizou visitas técnicas ao Antigo Salão Vier – Museu Laurindo Vier, em Santa Maria do Herval; à Antiga Casa Ries – Casa dos Escoteiros Grupo Baumschneis, em Dois Irmãos; à Casa Koch, em Estância Velha; e à Antiga Venda Kuhn – Parque Histórico Jorge Kuhn, em Picada Café. Os estudos incluem análises estruturais, identificação de encaixes utilizados nas construções, avaliação de argamassas e vedações, além do levantamento dos danos mais recorrentes causados pela ação do tempo.

Pesquisa técnica

Segundo a arquiteta Ingrid Arandt, a pesquisa busca aprofundar o entendimento sobre a técnica enxaimel aplicada no Rio Grande do Sul. “Nosso trabalho contextualiza a história e representatividade de cada um desses patrimônios para a comunidade onde estão localizados, mas vai além. Os estudos de caso avaliam os encaixes mais comuns da estrutura Enxaimel, argamassas e vedações, permitindo conhecer essa técnica construtiva de maneira mais aprofundada para, consequentemente, aprimorar as técnicas de restauro”, afirma Ingrid.

Em Santa Maria do Herval, um scanner 3D foi utilizado para mapear integralmente a estrutura do prédio analisado. Além disso, a pesquisa inclui testes laboratoriais para identificar as espécies vegetais empregadas na madeira utilizada nas construções históricas.

O arquiteto Jorge Luís Stocker Jr. destaca a importância histórica da técnica construtiva. “Esse tipo de técnica construtiva evidencia a experiência e habilidade de carpinteiros há mais de 1.000 anos, um conhecimento que foi trazido pelos imigrantes alemães que se instalaram no sul do Brasil”, ressalta Stocker.

Próximas etapas

No próximo mês, o projeto prevê visitas à Casa Schmidt, em Novo Hamburgo, e à Igreja Enxaimel, localizada em Morro dos Bugres, em Santa Maria do Herval. A proposta é ampliar o levantamento arquitetônico e aprofundar a análise sobre patologias estruturais e métodos de conservação.

Apostila e ações educativas

O principal produto do projeto será uma Apostila Digital Acessível em formato ePUB, com conteúdos voltados à técnica enxaimel, danos estruturais, métodos de conservação e alternativas de restauro. O material será desenvolvido para permitir acesso por pessoas cegas ou com deficiência visual.

Além da publicação, o projeto prevê a realização de palestras e visitas guiadas a imóveis históricos construídos em enxaimel. As atividades buscam promover ações de educação patrimonial e conscientização sobre a preservação desse patrimônio cultural. “É um trabalho de educação patrimonial para valorizar a importância do patrimônio cultural de arquitetura Enxaimel na formação da sociedade rio-grandense”, afirma o historiador Cristiano Enrique De Brum.

Mais detalhes sobre o projeto podem ser acompanhadas pelo perfil oficial no Instagram, @enxaimel.fachwerk.

Foto: Adriane Costa/Divulgação | Fonte: Assessoria
22/05/2026 0 Comentários 94 Visualizações
Ensino

Abertura do Torneio de Integração do Colégio Mauá reúne mais de 2 mil pessoas

Por Jonathan da Silva 21/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Colégio Mauá realizou a cerimônia oficial de abertura do 39º Torneio de Integração na noite desta quarta-feira (20), no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O evento reuniu mais de 2,4 mil alunos, professores, familiares e ex-alunos em uma programação marcada por apresentações artísticas, desfile das equipes Chaparral, Atlântis e Cometa e homenagens a integrantes da comunidade escolar. A solenidade também marcou o início oficial das atividades esportivas do torneio, que segue até o dia 3 de junho.

A abertura começou ao som de “Summon The Heroes” e contou com transmissão ao vivo pelo canal do colégio no YouTube. Um dos primeiros momentos da cerimônia foi a homenagem à professora Gabriele Bredow, eleita Princesa da 41ª Oktoberfest no último domingo (17). O diretor-geral do Colégio Mauá, professor Nestor Raschen, participou da homenagem à representante da festa.

Como foi a cerimônia

Inspirada no conceito do sol, símbolo presente na identidade visual da instituição, a cerimônia destacou mensagens relacionadas à renovação e continuidade. A frase “Raízes que sustentam histórias e inspiram futuros” conduziu parte da narrativa apresentada pelo professor Rafael Luz durante o evento.

A programação contou ainda com a participação do grupo de Escoteiros do Colégio Mauá, responsável pela entrada inicial no ginásio. O vice-diretor Mártin Goldmeyer conduziu a bandeira da escola, enquanto o Conjunto Instrumental executou o Hino Nacional ao vivo.

Na sequência, alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio representaram as equipes Chaparral, Atlântis e Cometa em desfiles com coreografias, músicas e efeitos visuais. O Chaparral entrou ao som de “Animals Remix”, o Atlântis utilizou “I’m Good Remix” e o Cometa apresentou-se com “Time Remix”.

Outro momento da cerimônia foi o juramento do atleta, conduzido pela presidente do Grêmio Estudantil de 2026, Anna Carolina Araújo. A atividade destacou valores relacionados ao jogo limpo, inclusão e respeito.

A programação também incluiu apresentações dos departamentos de dança, ginástica rítmica e ginástica de trampolim, além da participação do mascote Mauazito.

Encerramento com fogo simbólico

O encerramento da solenidade foi marcado pela entrada do fogo simbólico do torneio, em referência à chama olímpica. O funcionário Rui Jackisch, apontado como o colaborador mais antigo da instituição, conduziu a chama acompanhado do neto Guilherme Jackisch Flores. A homenagem também fez referência “in memoriam” a Eduardo Spall, conhecido como “Ducca”.

Na sequência, o professor Nestor Raschen recebeu o fogo simbólico, representando mais de quatro décadas de atuação no Colégio Mauá.

Importância histórica

Em seu pronunciamento, o diretor-geral Nestor Raschen ressaltou a importância histórica do torneio para a instituição. “O Torneio de Integração é uma tradição do Colégio Mauá que nos enche de orgulho. Uma demonstração amor ao esporte e um sentimento de pertencimento que atravessa gerações”, afirmou Raschen.

A programação do torneio inclui disputas de vôlei, basquete, futebol, atletismo e xadrez, além de um show artístico marcado para o dia 27 de maio, às 19h30min, no Teatro do Mauá.

Serviço

  • O quê: 39º Torneio de Integração do Colégio Mauá
  • Quando: de 14 de maio a 3 de junho; encerramento em 3 de junho, às 14h
  • Onde: Colégio Mauá e Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul
  • Quanto: evento aberto à comunidade
Foto: Alencar da Rosa/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2026 0 Comentários 93 Visualizações
Ensino

Colégio Mauá inicia Torneio de Integração com atividades esportivas e culturais

Por Jonathan da Silva 15/05/2026
Por Jonathan da Silva

O Colégio Mauá iniciou a programação do 39º Torneio de Integração nesta quinta-feira (14), em Santa Cruz do Sul, com atividades voltadas à educação infantil. O evento esportivo e artístico segue até 3 de junho e mobiliza cerca de 2,4 mil alunos da instituição, além de familiares e comunidade escolar. A cerimônia oficial de abertura ocorrerá no dia 20 de maio, às 19h30min, no Ginásio Poliesportivo do Parque da Oktoberfest, com apresentações de ginástica, música e dança e entrada gratuita.

O torneio reúne estudantes da educação infantil ao ensino médio, divididos entre as equipes Chaparral, Cometa e Atlântis, em disputas esportivas e atividades culturais. A programação conta com modalidades como vôlei, basquete, futebol, atletismo e xadrez.

Integração entre alunos e famílias

O diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, afirmou que o torneio representa uma tradição da instituição e reforça valores ligados ao esporte e à convivência. “Queremos reafirmar ritos que moldaram gerações da região. O torneio mostra que o Mauá não ensina apenas conteúdo, mas valores essenciais através do esporte e da cultura”, salientou Raschen.

Além das disputas entre estudantes, o evento também prevê a participação de pais e responsáveis em partidas de vôlei, basquete e futebol 7. A programação contará ainda com um show artístico marcado para o dia 27 de maio, às 19h30min, no Teatro do Mauá.

Cerimônia de abertura

A abertura oficial deste ano terá como tema central o sol, símbolo do colégio. O professor Rafael Luz, responsável pelo espetáculo, explicou que a proposta busca destacar o significado do elemento para a instituição. “Nós vamos trazer todo simbolismo e significado desse sol que ilumina a aprendizagem e os nossos sonhos, fazendo parte da essência do colégio”, destacou Luz.

A solenidade contará com desfile das equipes, juramento dos atletas, homenagens e apresentações de ginástica rítmica, artística, trampolim e dança. O acendimento da pira olímpica será realizado por um convidado surpresa.

Ação solidária

O torneio também manterá ações solidárias com arrecadação de alimentos destinados a entidades do município. A mobilização envolve alunos e famílias durante toda a programação.

Na edição anterior, foram arrecadados 2.109 itens destinados aos hospitais Monte Alverne, Santa Cruz e Ana Nery. Os resultados da campanha deste ano serão divulgados no encerramento do evento, marcado para o dia 3 de junho, às 14h, no ginásio principal da escola.

Foto: Regina Colombelli/Divulgação | Fonte: Assessoria
15/05/2026 0 Comentários 86 Visualizações
Variedades

Fenasul Expoleite é aberta com tentativa de recorde de ambrosia gigante

Por Jonathan da Silva 14/05/2026
Por Jonathan da Silva

A Fenasul Expoleite 2026 foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (13), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, com a preparação de uma ambrosia gigante que busca entrar para o Ranking Brasil como recorde gastronômico nacional. A feira segue até domingo, dia 17, e reúne atrações agropecuárias, gastronômicas e culturais. A iniciativa integra a programação gastronômica do evento e tem como objetivo atrair visitantes e ampliar a visibilidade da feira no estado.

A receita da ambrosia foi preparada com 100 litros de leite, aproximadamente 700 ovos e cerca de 100 quilos de açúcar, além de açúcar aromatizado e vinagre, utilizado no processo de talhamento do doce. O preparo foi conduzido pelo chef Edinilson Nogueira Kailer, conhecido como Chef Edi Dagrê, responsável pelas provas gastronômicas promovidas durante a feira.

Tentativa de homologação

Segundo o chef Edi Dagrê, a produção servirá como base para futuras tentativas de recordes ainda maiores. “Estamos preparando este prato pela primeira vez, em uma proporção que servirá de base para futuras tentativas ainda maiores. Tudo será auditado e devidamente documentado para homologação do recorde brasileiro, conforme os critérios do Ranking Brasil”, explicou o responsável pelo preparo.

O tempo estimado para o preparo da ambrosia é superior a duas horas. Após atingir o ponto ideal, o doce será distribuído gratuitamente ao público presente no parque.

Programação gastronômica

Além da ambrosia gigante, a programação da Fenasul Expoleite prevê outras provas gastronômicas nos próximos dias. Entre os pratos anunciados estão carreteiro de cordeiro, hambúrguer, pizza e linguiça preparados em grandes proporções e oferecidos gratuitamente aos visitantes.

A feira também recebe o Festival Brasa & Prosa, que promove o Torneio Ibero-Americano de Assadores Ancestrais. A competição reúne chefs de 11 países da Europa e das Américas em disputas nas categorias ancestral, com técnicas de fogo de chão e brasa, e defumados.

As atividades do festival acontecem diariamente no Pavilhão Internacional e incluem workshops, cursos, apresentações gastronômicas e programação cultural. O torneio internacional será realizado no sábado e no domingo, 16 e 17.

Expectativa de público

As entidades organizadoras projetam superar o público registrado na edição anterior da Fenasul Expoleite. A feira é considerada uma das principais programações agropecuárias e gastronômicas do Rio Grande do Sul no primeiro semestre. A entrada para pedestres e veículos é gratuita. O acesso de pedestres ocorre pelos portões 3 e 7 do Parque Assis Brasil, enquanto os estacionamentos para visitantes estão disponíveis nos portões 5 e 10. Os portões permanecem abertos diariamente das 8h à meia-noite.

A Fenasul Expoleite é realizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e pela Gadolando, com correalização da Farsul, Febrac, Fetag-RS e Prefeitura de Esteio.

Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2026 0 Comentários 88 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO