Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Festa Concreto Rosa encerra Semana do Centro Histórico em Porto...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

brasília

Política

Na Marcha dos Prefeitos, Amvarp pede agilidade na liberação de recursos para reconstrução

Por Jonathan da Silva 03/07/2024
Por Jonathan da Silva

A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) está participando da Marcha dos Prefeitos Para a Reconstrução dos Municípios do RS, em Brasília. No evento, a entidade cobra celeridade do Governo Federal em relação aos anúncios e programas pró-reconstrução da região após a catástrofe climática. Além dos repasses da União, os prefeitos esperam soluções para a redução da arrecadação de impostos e medidas que beneficiem a iniciativa privada a permanecer ajudando no processo de retomada econômica. A mobilização, que iniciou nesta terça-feira (2) seguirá durante a quarta-feira, 3 de julho.

O presidente da Amvarp, Carlos Bohn, explica que, acompanhados da bancada gaúcha da Câmara dos Deputados, senadores e parlamentares estaduais, os prefeitos esperam rapidez por parte do Governo Federal para a reconstrução dos municípios. “O que se precisa agora é uma maior agilidade na liberação desses recursos. Estamos falando em valores destinados às prefeituras, para a reconstrução e auxílio aos moradores atingidos, assim como socorro aos investidores e ao setor primário. Houve um anúncio grande de recursos, mas está faltando justamente facilitar o acesso a estes recursos e a sua efetiva chegada aos municípios”, pontua Bohn.

O presidente da entidade explica que, no caso dos municípios, há um interesse também em matérias que estão em análise ou votação no Congresso, como no caso da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 66, de 2023, que trata sobre a desoneração da folha de pagamento, assim como as contribuições previdenciárias, que seguem em alíquota reduzida. “Há também uma queda grande nas receitas municipais, por meio da redução da arrecadação, especialmente nos meses de maio e junho. É necessário que o Governo Federal faça uma compensação urgente ao estado do Rio Grande do Sul, pois há uma expectativa que esta situação se mantenha por mais tempo”, aponta Bohn.

O chamado Fundo de Participação dos Municípios (FPM) Calamidade é também uma aposta da região em Brasília. De acordo com o presidente da Amvarp, a União fez um repasse extra de FPM aos municípios em situação de calamidade, tendo como base os valores praticados pelo fundo no último mês de abril. “Apenas uma parte, um pouco mais que 90 municípios que decretaram situação de calamidade receberam esta ajuda. Os demais, 400, não receberam esta ajuda. Se busca isso também, para que seja editada uma Medida Provisória, via Confederação, que deve ajudar na elaboração da redação desta medida, por meio do conhecimento que a CNM tem sobre a realidade das prefeituras”, salienta Bohn.

A Marcha continua

O evento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) segue em Brasília na quarta. Entre as agendas, estão um novo encontro com parlamentares e a presença de representantes do Governo Federal. “Na tarde de terça-feira, nossa comitiva foi recebida pelo presidente Arthur Lira. Teremos agendas importantes para dar continuidade a esta mobilização”, destaca o presidente da Amvarp. De acordo com Bohn, a agilidade no recebimento de auxílio e recursos por parte da União seguirá sendo a tônica do encontro que reúne mais de 400 prefeitos de todo o Rio Grande do Sul.

Foto: Agência CNM/Divulgação | Fonte: Assessoria
03/07/2024 0 Comentários 412 Visualizações
Política

Prefeita de Novo Hamburgo participa de mobilização por apoio da União

Por Jonathan da Silva 02/07/2024
Por Jonathan da Silva

A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (MDB), esteve na Marcha a Brasília pela Reconstrução dos Municípios do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (2). A chefe do executivo hamburguense esteve ao lado de mais de 330 prefeitos de cidades gaúchos, deputados estaduais, federais e senadores. As autoridades reivindicam ao Governo Federal a recomposição das perdas de arrecadação do ICMS para que possam manter o atendimento à população na saúde, educação, segurança e outros serviços públicos.

A estimativa do governador Eduardo Leite (PSDB) é da perda de até R$ 10 bilhões até o fim do ano no Rio Grande do Sul. Desse montante, 25% são repassados para as prefeituras. “Sem a compensação, os municípios terão perdas em média de 25% na receita até o fim do ano, o que traria muitas dificuldades para cumprir com suas obrigações. Em Novo Hamburgo, já tivemos impacto nas receitas com repasses menores de ICMS. A projeção é de redução de 30% até o fim do ano, o que muito nos preocupa. É hora de união pelo Rio Grande do Sul, pelos seus municípios e pelos gaúchos”, detalhou a prefeita Fátima.

A mobilização na capital federal, que se estende até a quarta-feira, 3 de julho, é promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O encontro tem como objetivo agilizar as medidas emergenciais e estruturantes para o restabelecimento das cidades afetadas pelas enchentes no RS.

A CNM também promove uma Mobilização Nacional Permanente, com a participação de prefeitos de todo o Brasil, para buscar o avanço de medidas no Congresso. Entre os temas estão a desoneração permanente da folha de pagamento, o parcelamento especial das dívidas dos municípios, o novo modelo de quitação de precatórios, a extensão da Reforma da Previdência aos municípios com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), o aumento do FPM em 1,5% e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para enfrentamento de desastres e mudanças climáticas.

Foto: Maicon Bock/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
02/07/2024 0 Comentários 424 Visualizações
Política

PLP que facilita reingresso ao Simples Nacional é aprovado na CFT da Câmara dos Deputados

Por Jonathan da Silva 10/06/2024
Por Jonathan da Silva

O projeto de lei complementar (PLP) 37/2023 foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (5). Com atuação da Fecomércio-RS pela aprovação, o texto altera a Lei Complementar 123/2006 e permite que micro e pequenas empresas que se autorregularizem após o prazo legal possam optar pelo Simples Nacional relativo ao restante do ano-calendário. O próximo passo do projeto, que segue em tramitação, é a apreciação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

A medida tem como objetivo incentivar a abertura e a manutenção de pequenos negócios. Ele favorece o compliance dessas empresas, além de impactar positivamente na arrecadação sem a necessidade de aumento de carga tributária. “O projeto é fundamental para auxiliar microempresas e empresas de pequeno porte, tanto na proteção de postos de trabalho quanto na conformidade fiscal desses negócios, facilitando a resolução de eventuais inconsistências cadastrais”, defende o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Com a alteração, a entidade acredita que os negócios terão maior incentivo para regularizar as pendências junto ao Fisco em menor tempo, o que também pode impactar positivamente a arrecadação sem aumento de impostos. A ideia é inspirada no estudo “Successful Tax Debt Management: Measuring Maturity and Supporting Change”, realizado em 2019 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que aponta para a necessidade do Estado de fomentar possibilidades de autorregularização dos contribuintes antes de adotar instrumentos de força.

Mais informações sobre a atuação da Fecomércio-RS em relação ao tema podem ser conferidas na plataforma Representa+.

Foto: Magali Guimarães/Divulgação | Fonte: Assessoria
10/06/2024 0 Comentários 549 Visualizações
Política

Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados direciona recursos para o RS

Por Jonathan da Silva 23/05/2024
Por Jonathan da Silva

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados decidiu redirecionar suas emendas ao Orçamento de 2024 para atender ao Rio Grande do Sul no momento de crise pela catástrofe climática. R$ 15 milhões em emendas destinadas ao Ministério da Justiça e à Polícia Rodoviária deverão ser redirecionadas, nesses órgãos, para atender à situação de calamidade no estado gaúcho. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (22), em Brasília.

As comissões permanentes do Congresso Nacional têm direito a emendas coletivas no orçamento de cada ano. Elas são direcionadas a projetos e órgãos relacionados à área de atuação da comissão. “Anualmente, a comissão tem R$ 15 milhões em emendas que estavam direcionadas ao Ministério da Justiça e à Polícia Rodoviária Federal”, explicou a presidente da CCJ, deputada Caroline de Toni (PL-SC). “Com a situação de calamidade, essas emendas vão continuar sendo indicadas para o mesmo setor. No entanto, elas vão ser direcionadas, no ministério, para atender à situação de calamidade do Rio Grande do Sul”, completou a parlamentar.

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados/Divulgação | Fonte: Agência Câmara de Notícias/Assessoria
23/05/2024 0 Comentários 440 Visualizações
Variedades

Seminário em Brasília discute impactos das enchentes na agricultura gaúcha

Por Marina Klein Telles 17/05/2024
Por Marina Klein Telles

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura da Organização dos Estados Americanos (IICA-OEA) promoveu, na quinta-feira (16), em Brasília, um seminário para avaliação dos impactos e perspectivas após as enchentes no Rio Grande do Sul. O evento contou com a presença de embaixadores, adidos agrícolas e instituições internacionais de fomento.

A representante do Banco Mundial, Marie Paviot, e o representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina, José Rafael Neto, relataram as tratativas já em curso, coordenadas no Estado pela secretária da Fazenda, Pricilla Santana.

O chefe da Representação Brasileira do IICA, Gabriel Delgado, o consultor Caio Rocha e o representante da direção-geral do Instituto, sediado na Costa Rica, Jorge Werthein, destacaram a situação preocupante no Rio Grande do Sul e a possibilidade de forte impacto na segurança alimentar.

A preocupação se sustenta no fato de que o Estado é um celeiro agrícola e um dos maiores produtores de proteína animal do país. O IICA está propondo ações coordenadas com o Ministério da Agricultura e Pecuária, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU).

Representando o Rio Grande do Sul, o secretário-executivo do Escritório de Representação em Brasília (EBSB), Henrique Pires, agradeceu em nome do governador Eduardo Leite, compartilhou dados recentes da Defesa Civil e fez um breve relato de iniciativas da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e da Emater/RS.

Pires destacou a importância de um planejamento conjunto, visando à recuperação de camadas cultiváveis de solo do Estado, impactadas pela chuva e pela erosão, além da preocupação com os rebanhos gaúchos.

As reuniões voltadas para a recuperação do setor rural do Rio Grande do Sul continuarão, com a participação de técnicos, responsáveis pela elaboração de análises a partir de dados que ainda estão sendo coletados. O consultor Robson Valdez, que participou do seminário no IICA, representará o EBSB nas próximas reuniões.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
17/05/2024 0 Comentários 460 Visualizações
Projetos especiais

Doações de Brasília chegam a Canela

Por Jonathan da Silva 14/05/2024
Por Jonathan da Silva

Canela recebeu nesta segunda-feira (13) um caminhão com doações enviadas de Brasília. A iniciativa liderada pelas empresas Só Folhas, academia Word e churrasquinho Rodinho teve como objetivo principal auxiliar comunidades em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Sul em função das enchentes históricas.

A campanha iniciou com o objetivo de encher um caminhão com donativos, mas três acabaram sendo preenchidos com doações. “A população toda se mobilizou e quando vimos a meta já tinha sido batida e conseguimos encher três caminhões e estamos recendo mais doações que virão para a região”, comenta Vinícius, responsável por trazer um dos caminhões. Dos veículos, um permaneceu em Canela e os outros dois foram para Três Coroas, cidade fortemente atingida pelas chuvas, ampliando assim o alcance da campanha.

A Só Folhas tomou conhecimento da situação por meio do noticiário e entrou em contato com a Salamaria e Cutelaria Chaulet para intermediar as doações. A parceria garantiu que os recursos chegassem de forma eficiente e organizada aos municípios.

Fotos: Fernanda Amaral/Divulgação | Fonte: Assessoria
14/05/2024 0 Comentários 462 Visualizações
Cidades

Gramado marca presença na 3ª Marcha dos Dirigentes de Turismo em Brasília

Por Jonathan da Silva 02/04/2024
Por Jonathan da Silva

Gramado está representada na 3ª Marcha dos Secretários de Turismo, realizada em Brasília, pela presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e pela diretora de eventos da autarquia, Tatiana Ferreira. O evento é uma promoção da Anseditur – Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo, com apoio do Ministério do Turismo, Embratur e Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Integrante da diretoria da entidade como 2ª vice-presidente da Anseditur, Rosa Helena Volk representou Gramado na mesa de abertura do evento.

Abertura do evento

A Marcha trata sobre diversos temas relacionados ao setor como as ‘Tendências do Turismo para 2024 e 2025’, ‘Estratégias de Desenvolvimento do Produto Turístico’, ‘Transformação do Turismo com a Inteligência Artificial’, entre outros. Rosa Helena Volk e Tatiana Ferreira aproveitaram o evento para estreitar relações com lideranças políticas e também cumpriram agenda no Ministério da Cultura e na SECOM – Secretaria de Comunicação Social. “Estamos trabalhando fortemente na captação de recursos e também tratando de assuntos referentes aos projetos culturais dos eventos da Gramadotur”, afirma Rosa Helena Volk.

A 3ª Marcha dos Secretários de Turismo segue até esta quarta-feira (3), na capital federal.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
02/04/2024 0 Comentários 470 Visualizações
Saúde

SBD-RS participa de Fórum sobre Ato Médico realizado em Brasília

Por Jonathan da Silva 26/03/2024
Por Jonathan da Silva

A Secção do Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RS) esteve representada pela presidente Rosemarie Mazzuco no Fórum sobre Ato Médico, evento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), na sexta-feira (22) em Brasília. O evento reuniu médicos de diversas especialidades, presidentes de entidades, representantes do Ministério Público e políticos. A discussão central foi sobre a segurança do paciente e a invasão de competências legais e técnicas no campo da saúde.

De acordo com a Rosemarie Mazzuco, o evento é de suma importância para a medicina. “Foi importante para discutir estratégias que visam mitigar os danos causados à população devido à invasão do ato médico, um problema persistente há mais de uma década”, pontua. “Nos proporciona a oportunidade de concentrar esforços na resolução deste grave problema de saúde pública, resultante da usurpação do exercício da medicina por entidades e profissionais sem competência técnica”, complementa a presidente do SBD-RS.

A presidente do SBD-RS marcou presença no evento

O exercício ilegal da medicina é crime previsto no artigo 282 do Código Penal, com punição prevista de 6 meses a 2 anos de prisão, além de multa.

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
26/03/2024 1 Comentário 552 Visualizações
Cultura

Representantes de Santa Cruz do Sul prestigiam Conferência Nacional de Cultura

Por Jonathan da Silva 06/03/2024
Por Jonathan da Silva

Representantes da Secretaria Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul participam da 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, junto ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento, que iniciou na segunda (4) e irá até a próxima sexta-feira (8), reúne cerca de 3 mil gestores e dirigentes culturais e tem como tema Democracia e Direito à Cultura.

De acordo com o titular da pasta, Marcelo Corá, a conferência trata dos temas da diversidade cultural, da economia criativa, sustentabilidade e acessibilidade. “É uma oportunidade importante para avaliar a possibilidade de implantarmos políticas públicas eficazes na área cultural. Há uma década a conferência não acontecia. Daqui sairão as diretrizes para elaborarmos o Plano Nacional da Cultura”, explicou Corá. O coordenador de Cultura, Dinho Barbosa, também participa do encontro. O presidente Lula (PT) e a ministra da Cultura Margareth Menezes prestigiaram a abertura.

Abertura da Conferência Nacional de Cultura

A conferência é promovida pelo Ministério da Cultura e o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Fotos: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/03/2024 0 Comentários 592 Visualizações
Cultura

Secretário da Cultura de Novo Hamburgo está em Brasília para 4ª Conferência Nacional de Cultura

Por Jonathan da Silva 06/03/2024
Por Jonathan da Silva

A Secretaria da Cultura de Novo Hamburgo está participando da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), representada pelo titular da pasta, Ralfe Cardoso. O secretário está em Brasília para debater políticas públicas culturais junto a participantes de todo o país. O evento, que tem “Democracia e Direito à Cultura” como temática, acontece entre 4 e 8 de março.

Para o secretário Ralfe Cardoso, a conferência representa uma nova oportunidade para observar e definir as ações prioritárias para garantir a transversalidade na cultura. “A última CNC ocorreu há dez anos. Nesse período, tivemos muitas mudanças, novidades e possibilidades. Olhar para isso agora e projetar o futuro será importante para políticas públicas ainda mais fortes e eficientes”, analisa Cardoso.

Ao longo da semana, a CNC debate seis eixos temáticos, que incluem questões como Sistema Nacional de Cultura, patrimônio, diversidade cultural, economia criativa, direito às artes e linguagens digitais, entre outras. As propostas aprovadas durante o evento darão base às diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.

Participação em fóruns

Além da agenda na 4ª Conferência Nacional de Cultura, o secretário participou também da reunião conjunta do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, na terça-feira (5). Neste ano, os assuntos do encontro incluíram a Regulação das Plataformas de Streaming (VOD) e a Pactuação Federativa na Política Nacional das Artes.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
06/03/2024 0 Comentários 497 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 307 | Jun 2026

Entrevista | Eduardo Ogawa mostra que a IA precisa de aplicação estratégica para gerar resultado

Pets | Medicação promete aumentar expectativa de vida dos cães em até um ano

Gastronomia | Grupo Gastromundi: um ecossistema gastronômico em Novo Hamburgo

Cultura | Nova Petrópolis lança o 53º Festival Internacional do Folclore

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO