Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

assistência social

Variedades

Agência de Novo Hamburgo assina Campanha do Agasalho de Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 30/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Campanha do Agasalho 2025 da Prefeitura de Porto Alegre teve como responsável pela criação a agência SPR, sediada em Novo Hamburgo, e lançada oficialmente nesta quarta-feira (28). A ação deste ano tem como objetivo arrecadar roupas de cama, cobertores, toalhas de banho, roupas e calçados em bom estado, com uma abordagem sensível: mostrar que, para muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, um gesto simples de doação representa a realização do sonho de uma noite de sono confortável e aquecida.

Realizada anualmente e liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama, a campanha não ocorreu em 2024 devido às enchentes que atingiram Porto Alegre e outras regiões do Rio Grande do Sul. Em 2025, a ação retorna com foco ampliado nas doações que ajudem a enfrentar o rigoroso inverno gaúcho.

Conceito parte da cama como símbolo de empatia

A SPR desenvolveu o conceito “Sua doação é o sonho de muita gente” e criou peças publicitárias que convidam o público a refletir sobre a realidade de quem passa frio. Toda a campanha foi construída visualmente a partir da perspectiva de uma cama aconchegante, símbolo do conforto que ainda falta para muitos. O filme principal da ação foi produzido em stop motion, no estilo visual table top, com a narrativa ambientada em uma noite de sono.

Segundo a gerente de atendimento da SPR, Barbara Vellwock, o principal desafio foi comunicar a importância de doar itens além de roupas tradicionais, como cobertores e toalhas, utilizando uma linguagem empática. “A campanha buscou chamar a atenção da população de Porto Alegre de uma forma lúdica, reforçando a solidariedade e o cuidado com as doações”, explicou Barbara.

Secretaria de Comunicação elogia apelo social da proposta

O secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Porto Alegre, Luiz Otávio Prates, destacou o impacto da campanha. “Ela tem um forte apelo social e, tenho certeza, chamará a atenção dos porto-alegrenses para a importância de estendermos as mãos àqueles que mais precisam de um agasalho no nosso rigoroso inverno gaúcho”, afirmou Prates.

Equipe multidisciplinar envolvida na criação e produção

A campanha foi realizada com a participação de diversos profissionais da agência SPR e da produtora Casa Átomo Filmes. A direção-executiva ficou a cargo de Juliano Brenner Hennemann, com estratégia de Gustavo Ermel e direção de criação de Fábio Henckel. A produção do filme incluiu storyboard, concept art, animação e trilha sonora original.

Entre os envolvidos na execução da campanha estão também a diretora de operações Giorgia Antunes Lorenz, o redator Luciano Sobrosa, o diretor de arte Cléber dos Anjos e a equipe de produção liderada por Carlos Eduardo da Matta. A direção de animação foi assinada por Alexandre Linck, e a trilha sonora ficou sob responsabilidade da Jaft Produtora de Áudio.

Quem é a SPR

Fundada em Novo Hamburgo, a SPR atua há mais de 27 anos no setor de comunicação, com foco em estratégia de marca e criatividade. A agência atende clientes de diversos segmentos, incluindo WEG, Randon, Frasle Mobility, Senar-RS, Ibasa, Farmácias Associadas, Prefeitura de Porto Alegre e Artecola. Mais detalhes estão disponíveis em spr.com.br.

Foto: SPR/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/05/2025 0 Comentários 424 Visualizações
Projetos especiais

De Rua faz campanha solidária no Dia do Hambúrguer em Porto Alegre

Por Jonathan da Silva 30/05/2025
Por Jonathan da Silva

O restaurante De Rua realiza, até o dia 4 de junho, uma campanha solidária em Porto Alegre em comemoração ao Dia Mundial do Hambúrguer, celebrado em 28 de maio. Durante o período, a cada smash burger vendido exclusivamente via delivery pelo iFood, um outro será doado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é realizada em parceria com a ONG Juntos Somos Mais Fortes, que será responsável por receber e distribuir as doações. Segundo o De Rua, as entregas dos hambúrgueres arrecadados serão feitas entre os dias 16 e 21 de junho.

A campanha acontece diariamente, das 18h às 23h, apenas pelo iFood. O destaque do cardápio é o Smash Clássico, vendido por R$ 29, uma das opções mais populares do restaurante.

Tradição que nasceu em outro restaurante

A ação solidária tem origem no 20BARRA9, também do Grupo Manda Brasa, onde foi criada como uma forma de unir gastronomia e responsabilidade social. Neste ano, o De Rua assume a frente da campanha.

O que é o De Rua

O De Rua é uma marca criada pelo Grupo Manda Brasa, que também comanda os restaurantes 20BARRA9 e 1835. O restaurante é especializado em smash burgers, valorizando o hambúrguer artesanal com foco na simplicidade, no sabor e na identidade urbana.

Foto: Rafael Bauer/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/05/2025 0 Comentários 381 Visualizações
Variedades

Famílias gaúchas têm até 30 de junho para solicitar parabólica digital gratuita

Por Jonathan da Silva 30/05/2025
Por Jonathan da Silva

Famílias do Rio Grande do Sul que utilizam parabólicas tradicionais têm até as 20h do dia 30 de junho para solicitar a substituição gratuita pelo novo modelo digital. A troca é destinada aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam parabólica convencional instalada e em funcionamento. A medida busca garantir que esses usuários continuem assistindo aos canais de TV aberta, uma vez que o sinal das parabólicas antigas será desativado em breve.

O processo de migração é conduzido pela entidade Siga Antenado, organização sem fins lucrativos criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para apoiar a população durante a transição do sinal analógico para o digital nas parabólicas. Segundo a entidade, mais de 4,9 milhões de famílias já foram beneficiadas em todo o país.

No Rio Grande do Sul, os beneficiários do CadÚnico que atendem aos critérios devem acessar o site sigaantenado.com.br ou entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404, que também recebe mensagens via WhatsApp. É necessário informar o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social) para verificar se têm direito ao benefício.

Se confirmados os requisitos — estar inscrito no CadÚnico e possuir uma parabólica tradicional instalada e funcionando —, os usuários serão direcionados para um chat, onde podem agendar o dia em que um técnico da Siga Antenado irá até a residência realizar a substituição. De acordo com a entidade, todo o procedimento, incluindo o agendamento e a instalação, é gratuito para os beneficiários.

Vantagens do novo equipamento

A parabólica digital oferece melhorias em relação ao modelo antigo. O sinal passa a ser transmitido em alta definição (Full HD), com imagem mais nítida e som sem interferências. Além disso, a estabilidade da recepção é ampliada, reduzindo falhas na transmissão.

O número de canais também aumenta. Com o novo equipamento, os usuários podem acessar até 140 canais, entre emissoras regionais e nacionais.

Como solicitar a parabólica digital

Confira o passo a passo para saber se tem direito à instalação gratuita no Rio Grande do Sul:

  1. Acesse o site sigaantenado.com.br ou ligue para 0800 729 2404 (também disponível para WhatsApp).
  2. Informe o número do CPF ou do NIS.
  3. Caso atenda aos critérios, prossiga preenchendo o formulário.
  4. Ao final, escolha a data para que um técnico vá até sua casa fazer a substituição da parabólica.

O prazo para solicitar o serviço se encerra às 20h do dia 30 de junho.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
30/05/2025 0 Comentários 377 Visualizações
Variedades

Fundação O Pão dos Pobres entrega nova infraestrutura de TI um ano após enchentes

Por Jonathan da Silva 30/05/2025
Por Jonathan da Silva

Um ano após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, a Fundação O Pão dos Pobres, localizada em Porto Alegre, concluiu a primeira fase de sua nova infraestrutura de tecnologia da informação (TI) e laboratórios de informática. A entrega realizada neste mês de maio faz parte de um processo de reestruturação que visa qualificar o atendimento a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, por meio de ferramentas educacionais e tecnológicas.

Foram instalados mais de 200 novos pontos lógicos e elétricos, novos servidores foram adquiridos e a área de TI foi transferida para um local mais elevado, garantindo maior segurança. Os laboratórios de informática foram reformados e passaram a contar com computadores e monitores modernos. Esses espaços são usados nos cursos oferecidos pela instituição, como assistente administrativo, gastronomia e mecânica.

De acordo com o gestor da Fundação O Pão dos Pobres, João Rocha, “a tecnologia não é apenas um diferencial, mas um instrumento essencial para capacitar e preparar para o mercado de trabalho”.

A nova estrutura foi viabilizada com o apoio de empresas, entidades e doadores individuais. Segundo o gestor administrativo da Fundação, José Marcolan, “vale destacar que essa iniciativa está inserida a um projeto de Inovação e Responsabilidade Social da Fundação, que ainda vai trazer novas salas para o HUB. Mas já temos muito o que comemorar já nessa primeira fase. Que conecta juventude, setor empresarial e comunidades em um ecossistema de desenvolvimento sustentável”.

Projeto arquitetônico mobiliza voluntários e amplia estrutura

A iniciativa também integra o projeto “Um Pão para Partilhar”, desenvolvido com o apoio do arquiteto Alcimir Richter e um grupo de profissionais voluntários. A proposta envolve a adoção de ambientes da instituição por estúdios e times de arquitetos, que projetam espaços mais acolhedores e qualificados para os jovens.

Empresas como a Gerdau participaram da execução do projeto, com a doação de materiais para a construção de um mezanino. A ampliação da estrutura prevê a criação de 14 novas salas para aulas teóricas e práticas, além de ambientes de convivência. A previsão é de que o Hub de Inovação e Responsabilidade Social esteja concluído até o final de 2026.

Quando finalizada, a nova estrutura irá apoiar a promoção de práticas de ESG (ambiental, social e de governança), cooperativismo, empreendedorismo e educação profissional. A meta é oferecer aos jovens formação de qualidade e oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho.

Atendimento a mais de 1.400 crianças e jovens

Com 130 anos de atuação, a Fundação O Pão dos Pobres atende atualmente mais de 1.400 crianças, adolescentes e jovens por meio de cursos profissionalizantes, acolhimento institucional e atividades de educação integral. A instituição oferece 15 cursos para adolescentes a partir de 14 anos e mantém oito casas de acolhimento com capacidade para 160 crianças e adolescentes, que recebem suporte psicossocial, moradia e alimentação.

A Fundação reforça que o Hub de Inovação e Responsabilidade Social visa consolidar seu compromisso com a formação e o protagonismo juvenil, ao conectar jovens a empresas e criar um ambiente que favorece o desenvolvimento de ideias, negócios e relações sustentáveis.

Como ajudar a Fundação O Pão dos Pobres

Interessados em apoiar a Fundação O Pão dos Pobres podem realizar doações via Pix utilizando a chave e-mail [email protected] ou a chave CNPJ 92.666.015/0001-01. Mais detalhes estão disponíveis no site paodospobres.org.br e podem ser obtidos pelo e-mail [email protected]. Empresas interessadas em integrar projetos de impacto social e ESG podem entrar em contato com a instituição para conhecer as oportunidades de parceria.

Foto: Edith Auler/Divulgação | Fonte: Assessoria
30/05/2025 0 Comentários 423 Visualizações
Projetos especiais

Campanha do Agasalho vai até o dia 1º de junho em Gramado

Por Jonathan da Silva 26/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Campanha do Agasalho 2025 entrou em sua fase final em Gramado e recebe doações até o próximo domingo, 1º de junho. A iniciativa da Secretaria da Cidadania busca arrecadar roupas de inverno, calçados e cobertores em bom estado para atender famílias em situação de vulnerabilidade no período de frio. Com o slogan “O tempo pode esfriar, seu coração não! Doe o que você usaria”, a campanha disponibiliza mais de 30 pontos de coleta em escolas, espaços públicos e estabelecimentos comerciais parceiros do município.

O secretário de Cidadania de Gramado, Ilton Gomes, destaca a importância da participação da população na reta final da campanha. “Estamos nos aproximando do inverno e ainda há muitas pessoas que dependem da solidariedade da comunidade. Doar é um gesto simples, mas que faz toda a diferença para quem está passando por dificuldades”, afirma o titular da pasta.

Triagem e higienização das peças

Segundo a Secretaria, todas as peças arrecadadas passam por um processo de triagem e higienização antes de serem distribuídas às famílias atendidas. O objetivo é garantir que os donativos estejam em condições adequadas de uso e contribuam para proteger a população mais vulnerável das baixas temperaturas.

Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
26/05/2025 0 Comentários 357 Visualizações
Projetos especiais

Distribuição da Campanha do Agasalho começa em 22 de maio em Nova Petrópolis

Por Jonathan da Silva 21/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), realizará de 22 de maio a 19 de junho a distribuição das roupas arrecadadas na Campanha do Agasalho Itinerante 2025. As entregas serão feitas em diferentes pontos do município, conforme cronograma, com o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade social.

A ação conta com o apoio das Unidades Básicas de Saúde e das Agentes Comunitárias de Saúde. Durante a distribuição, a equipe da Assistência Social também prestará esclarecimentos sobre o Cadastro Único, que passou por alterações no início deste ano. O Cadastro Único é utilizado pelo Governo Federal para identificar famílias de baixa renda e incluí-las nos programas sociais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Arrecadações seguem até 30 de maio

A arrecadação de roupas, calçados e cobertores segue até 30 de maio. As doações podem ser feitas nos seguintes locais:

  • Cras de Nova Petrópolis – Avenida 3 de Maio, nº 134, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
  • Espaço Solidário – Rua Sepé Tiaraju, nº 70, Bairro Logradouro (acesso pela rua lateral da Brigada Militar), às terças e quintas-feiras, das 8h às 16h.
  • Escolas Municipais e Estaduais de Nova Petrópolis.

A coordenadora do Cras de Nova Petrópolis, Ana Carolina Gonçalves Rossoni, destaca a participação da comunidade. “Graças à solidariedade da população, estamos arrecadando muitas peças de roupas, cobertores e calçados. Agradecemos a todos que contribuíram com suas doações e ajudaram a transformar o inverno de muitas famílias em um tempo mais digno e humano”, afirma Ana Carolina.

Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (54) 3298-2670.

Programação da distribuição da Campanha do Agasalho 2025

  • 22 de maio, das 9h às 14h – Pinhal Alto (Centro Social e Cultural)
  • 29 de maio, das 9h às 16h – Bairro Vale Verde (Centro Comunitário)
  • 3 de junho, das 9h às 16h – Centro (Sociedade Tiro ao Alvo)
  • 5 de junho, das 9h às 16h – Bairro Piá (Ginásio Roque Vogel)
  • 10 de junho, das 9h às 16h – Bairro Fazenda Pirajá (Sociedade Alegria)
  • 12 de junho, das 9h às 16h – Linha Imperial (Sociedade Concórdia)
  • 17 de junho, das 9h às 16h – Linha Olinda (Associação Cultural, Esportiva e Recreativa)
  • 19 de junho, das 9h às 16h – Linha Temerária (Associação Cultural e Esportiva Juvenil)

Fotos: Freepik/Reprodução e PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
21/05/2025 0 Comentários 325 Visualizações
Cidades

São Leopoldo lança Campanha do Agasalho 2025 com foco em arrecadação de moletons

Por Jonathan da Silva 19/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de São Leopoldo lançou oficialmente, nesta segunda-feira (19), a Campanha do Agasalho 2025 com o tema “Desapegar é incluir”. A abertura foi realizada na Sala de Reuniões do Gabinete, no Centro Administrativo, e contou com a presença do prefeito Heliomar Franco (PL), da vice-prefeita Regina Caetano, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Simone Dutra, além de secretários municipais, representantes de organizações sociais, vereadores e imprensa.

Durante o lançamento, o prefeito Heliomar Franco lembrou das doações recebidas por São Leopoldo em 2024, após a enchente de maio, e ressaltou a importância de retribuir a solidariedade. “Hoje a cidade já vive um outro momento, e boa parte das pessoas já se reergueram, mas ainda temos pessoas que estão precisando. É por isso que hoje nos reunimos para fazer este grande lançamento. O lançamento da maior campanha do agasalho que São Leopoldo já teve, para mostrar que nós que fomos ajudados também podemos ajudar e que não precisamos descartar, mas entregar uma peça que estamos usando ou pretendíamos usar neste inverno, para quem não as tem”, afirmou o chefe do executivo leopoldense.

Primeira etapa foca em moletons

A primeira-dama e secretária Simone Dutra destacou que a prioridade inicial da campanha será a arrecadação de moletons, por serem peças de uso universal. Ela convidou entidades e estabelecimentos com grande circulação de pessoas a se tornarem pontos de coleta. “Estamos lançando uma campanha que mexe com o emocional, que mexe com vidas. ‘Desapegar é incluir’. Nós estamos lançando esta campanha para que entre no coração das pessoas que em um momento de abrir o guarda-roupa e escolher uma peça que nunca descarte, mas sim desapegue. O frio mata e São Leopoldo terá olhos sensíveis para esta causa e convidamos toda a população que nos ajude nesta mobilização, neste ato de afeto, ato de carinho, ato de amor”, salientou Simone.

Presenças e primeiras doações

O deputado estadual Rodrigo Lorenzini Zucco (Republicanos), também conhecido como Delegado Zucco, participou do evento e reforçou o papel da solidariedade. “A solidariedade tem que ser diária, visível e concreta. Ela tem que acontecer. Nós precisamos no RS e no Brasil, resgatar os valores de caridade, compaixão, espírito comunitário, que nós temos aqui em São Leopoldo, e muito por parte da população de São Leopoldo, e principalmente a consciência de que não se faz justiça social sem a participação da comunidade”, pontuou Zucco.

A presidente da Câmara de Vereadores, Iara Cardoso (PDT), também destacou a importância das doações.

As primeiras doações da campanha foram feitas pela estudante Ana Clara de Oliveira Rodrigues, 13 anos, da Escola de Ensino Fundamental Vida Nova; pelo vice-presidente da Associação Leopoldense de Deficientes (Aldef), João Batista Souza da Silva; e por Irena da Silva, 85 anos, residente do Lar São Francisco, ligado à Secretaria de Assistência Social. Em seguida, secretários municipais também realizaram suas contribuições.

Pontos de coleta

Os locais para doações são:

  • Macromix: unidades do Centro, Scharlau e Padre Reus

  • Economix: unidades de Mauá, São Borja e Campina

  • Rissul: unidade do bairro Rio Branco

  • TFL do Brasil

  • Carmak Empilhadeiras

  • Unisinos

  • Imobiliária AG3

  • Semae

  • Prefeitura

  • Câmara de Vereadores

  • Secretaria Municipal de Educação

  • Secretaria de Esporte e Lazer

  • Academia New Village

Ação solidária São Léo Moving

Nesta terça-feira, 20 de maio, às 20h, será realizada uma ação especial em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). A corrida São Léo Moving terá ingresso solidário mediante a doação de um moletom. A concentração ocorrerá no Ginásio Municipal Celso Morbach.

Foto: Pedro H. Tesch/Divulgação | Fonte: Assessoria
19/05/2025 1 Comentário 471 Visualizações
Projetos especiais

Lions Clube Novo Hamburgo Centro promove feijoada beneficente no dia 31

Por Jonathan da Silva 15/05/2025
Por Jonathan da Silva

O Lions Clube Novo Hamburgo Centro promove no próximo dia 31 de maio, sábado, a 6ª edição da Feijoada da Amizade, com objetivo de arrecadar recursos para a Campanha da Visão Lions: “doe alimentos e roupas para quem tem fome e frio”. A ação solidária será realizada em formato drive-thru, das 11h30min às 13h30min, na Rua Tapes, 462, no bairro Ideal, em Novo Hamburgo.

A feijoada será vendida exclusivamente para retirada e os interessados podem adquirir os convites pelo valor de R$ 50. Mais detalhes e pedidos podem ser obtidos pelo WhatsApp, no número (51) 99112-4500.

Serviço

  • O quê: 6ª Feijoada da Amizade do Lions Clube Novo Hamburgo Centro
  • Onde: Rua Tapes, 462, bairro Ideal, Novo Hamburgo
  • Quando: Sábado, 31 de maio, das 11h30min às 13h30min
  • Quanto: R$ 50,00 (retirada em sistema drive-thru)
  • Contato: (51) 99112-4500 (WhatsApp)
Foto: Freepik/Reprodução | Fonte: Assessoria
15/05/2025 0 Comentários 352 Visualizações
Projetos especiais

Doações do Sesc Mesa Brasil ultrapassam 520 toneladas no RS no 1º trimestre

Por Jonathan da Silva 15/05/2025
Por Jonathan da Silva

O programa Sesc Mesa Brasil arrecadou 522.711 quilos de alimentos no Rio Grande do Sul entre janeiro e março de 2025. O volume corresponde às doações recebidas no primeiro trimestre do ano, das quais 48,5% foram compostas por hortifrutis. O levantamento foi divulgado pelo Sistema Fecomércio-RS, responsável pela execução do programa no estado. Além dos hortifrutis, os alimentos doados incluíram itens não perecíveis (33,6%), carnes, leite e derivados (10,2%), bebidas e envasados (5,2%) e produtos de higiene pessoal (1,2%).

A maior parte das doações teve origem nos supermercados, que contribuíram com 26,3% do total arrecadado. Na sequência aparecem os distribuidores de alimentos (12,2%), distribuidores de hortifrúti (11,3%), indústria de alimentos (10,8%), atacado (8,2%), agricultores (8,2%) e produtores rurais (5,4%). Instituições privadas também participaram com 5,4%, seguidas de doações de diversos setores (4,4%) e do comércio (3,4%).

Doações ajudam a reduzir desperdício

Segundo a coordenadora do programa no Rio Grande do Sul, Luciana Basile, as doações contribuem tanto para o combate à fome quanto para a redução do descarte de alimentos. “Além de minimizar os impactos da fome, as doações de alimentos realizadas pelo programa Mesa Brasil também contribuem para a redução do impacto ambiental, ao evitar o desperdício e o descarte inadequado de alimentos ainda próprios para o consumo”, afirmou Luciana.

A nutricionista do Mesa Brasil, Priscilla Rohmann, destacou a relevância nutricional dos alimentos doados. “O programa proporciona a segurança alimentar através de doações de alimentos nutricionalmente equilibrados, tendo em vista que mais da metade das doações são de alimentos in natura ou minimamente processados”, reforçou Priscilla.

O que faz o Sesc Mesa Brasil

Desde 2003, o Sesc Mesa Brasil atua no Rio Grande do Sul com foco na diminuição do desperdício de alimentos e no enfrentamento da insegurança alimentar. A iniciativa conta com apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No estado, o programa opera em Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e nos Vales do Taquari e do Rio Pardo. Mais informações estão disponíveis no site sesc-rs.com.br/mesabrasil.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
15/05/2025 0 Comentários 353 Visualizações
Cidades

São Leopoldo cancela 39 benefícios de Aluguel Social por irregularidades

Por Jonathan da Silva 07/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Assistência Social de São Leopoldo (SAS) cancelou 39 contratos do programa Aluguel Social desde o início de uma fiscalização iniciada em março deste ano. Segundo o órgão, os cancelamentos ocorreram por irregularidades e fraudes nos cadastros. Outros 281 benefícios seguem sob análise e podem ser suspensos.

O Aluguel Social é um auxílio destinado a famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Após as enchentes ocorridas na cidade, foi criada uma extensão do programa chamada “Calamidade Pública”, voltada a pessoas que perderam ou tiveram suas casas comprometidas pela catástrofe. O benefício mensal é de R$ 927, sendo metade custeada pela prefeitura e a outra metade pelo Governo do Estado, com a finalidade de cobrir os custos de locação de um imóvel.

Irregularidades e denúncias

Atualmente, 1.172 pessoas recebem o Aluguel Social – Calamidade Pública no município, enquanto mais de 2 mil aguardam na lista de espera. De acordo com a secretária de Assistência Social de São Leopoldo, Simone Dutra, a fiscalização tem como objetivo garantir que o benefício chegue a quem realmente necessita. “Estamos reforçando a fiscalização porque é fundamental que esse recurso chegue para quem realmente necessita, especialmente depois da enchente. Encontramos casos graves: pessoas recebendo em endereço falso, morando na própria casa ou com pagamento duplicado. Por isso, nossas equipes estão indo até os locais para checar tudo de perto”, afirmou a titular da pasta.

A secretária informou ainda que a situação mais comum entre as fraudes é a de pessoas que se cadastraram no programa, mas não residem no endereço declarado. Os fiscais da SAS estão realizando visitas aos locais indicados nos cadastros, especialmente aqueles alvo de denúncias. Caso o beneficiário não seja localizado, é deixado um aviso formal com orientações. O cidadão tem cinco dias úteis para comparecer à Secretaria de Assistência Social e apresentar documentação que comprove a regularidade da situação. “Nosso compromisso é com a justiça e a transparência”, reforçou Simone. Caso a pessoa não se manifeste no prazo, o benefício é excluído do sistema.

Como denunciar

A Prefeitura orienta que denúncias sobre possíveis fraudes ou irregularidades no programa podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 156 (ouvidoria) ou presencialmente na sede da SAS.

Foto: Pedro H. Tesch/Divulgação | Fonte: Assessoria
07/05/2025 0 Comentários 657 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO