Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Tag:

Asfalto

Cidades

Asfaltamento da Rua Machado de Assis é entregue em Estância Velha

Por Jonathan da Silva 12/05/2026
Por Jonathan da Silva

A entrega oficial do asfaltamento da Rua Machado de Assis foi realizada neste sábado (9) pela Prefeitura de Estância Velha. A pavimentação contempla toda a extensão da via, ligando a Rua Luiz de Camões à Rua Gregório de Matos, nas proximidades do Senai, atravessando as avenidas Brasil e Presidente Lucena. A intervenção recebeu investimento aproximado de R$ 460 mil e busca melhorar a mobilidade, a segurança e a acessibilidade para moradores e motoristas que utilizam diariamente o trecho. A obra era aguardada há mais de 20 anos pela comunidade.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Diego Francisco (PSD), do vice-prefeito Airton Haag, de secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores e moradores da região. A programação contou com uma apresentação da Banda Municipal e momentos de confraternização com a comunidade.

Obra atende demanda histórica

O asfaltamento abrange cerca de 440 metros de pavimentação e atende uma reivindicação antiga dos moradores da região. Segundo o prefeito Diego Francisco, a entrega representa uma melhoria importante para a infraestrutura urbana do município. “Toda obra é importante para a cidade e merece ser celebrada, principalmente quando atende uma demanda aguardada há tantos anos pela comunidade. É uma conquista que melhora a qualidade de vida das pessoas e traz mais segurança e mobilidade para todos”, afirmou o chefe do executivo estanciense.

Impacto local

Durante o evento, a diretora da Escolinha Casinha D’Mel, Carla Ludwig, destacou os impactos da obra para as famílias atendidas pela instituição. Para a diretora, a pavimentação deve facilitar principalmente os horários de chegada e saída das crianças, além de contribuir para a acessibilidade na região.

Carla Ludwig também ressaltou que a escola está instalada no local há 19 anos e acompanhou o período de espera da comunidade pela execução da obra.

Foto: Júlia Monteiro/Decom-EV/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2026 0 Comentários 113 Visualizações
Cidades

Recapeamento na Rua Visconde de Taunay altera trânsito em Novo Hamburgo

Por Jonathan da Silva 23/03/2026
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo iniciou o recapeamento asfáltico de um trecho da Rua Visconde de Taunay nesta segunda-feira (23), no bairro Rio Branco. A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Smopi) e deve seguir até a quarta-feira, dia 25. Durante o período, o trânsito ficará bloqueado no local, com liberação apenas para acesso local e nos horários de entrada e saída do Colégio Adventista.

A intervenção ocorre no segmento entre os fundos do Colégio Adventista e a Rua 25 de Julho. Segundo a Prefeitura, o bloqueio temporário é necessário para a execução do recapeamento asfáltico.

Para orientar os condutores, a via contará com sinalização indicando desvios e alternativas de tráfego durante o andamento dos trabalhos.

Impacto no trânsito

Durante a realização da obra, motoristas que circulam pela região devem redobrar a atenção devido às alterações no fluxo de veículos. O acesso será restrito a moradores e usuários da escola em horários específicos.

A medida busca reduzir riscos e garantir a segurança de quem transita pelo local enquanto as equipes realizam o serviço.

Novas intervenções

De acordo com a administração municipal, outros trechos da cidade também devem receber melhorias conforme a disponibilidade financeira. A Prefeitura informa ainda que está em fase de planejamento uma nova licitação para aquisição de asfalto, com o objetivo de ampliar a recuperação da malha viária do município.

Foto: Smopi/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
23/03/2026 1 Comentário 152 Visualizações
Cidades

Morro Reuter recebe R$ 1,3 milhão para asfaltar a Rua Belvedere

Por Jonathan da Silva 04/12/2025
Por Jonathan da Silva

O município de Morro Reuter receberá um repasse de R$ 1,3 milhão do governo estadual para a pavimentação asfáltica de 600 metros da Rua Belvedere, conforme anúncio feito nesta quarta-feira (3), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O recurso, viabilizado por meio do projeto inscrito pelo município nas Rotas de Resiliência, será repassado por convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e o Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), sem necessidade de contrapartida municipal. A verba busca melhorar a trafegabilidade de uma via considerada estratégica para o acesso à BR-116, especialmente em situações de contingência.

O anúncio foi realizado pelo governador Eduardo Leite (PSD), com participação do secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fernando Classmann, do secretário-adjunto de Logística e Transportes, Clovis Garcez Magalhães, e do diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. O prefeito de Morro Reuter, Airton Bohn (PP), acompanhou a divulgação do projeto selecionado, que foi cadastrado pela prefeitura dentro do programa de melhorias estruturais em rodovias.

O prefeito destacou o esforço conjunto para viabilizar a iniciativa. “A pavimentação asfáltica da Rua Belvedere é de extrema importância por se tratar de uma rota de contingência que dá acesso à BR-116 ligando o Centro da cidade bem como o bairro Planalto, com grande volume de tráfego”, comentou Bohn, que também agradeceu o empenho das equipes municipais na preparação da proposta e documentação. “Esse resultado é fruto desse trabalho conjunto”, enfatizou.

Reconhecimento e articulação política

O prefeito também fez agradecimento ao deputado estadual Dirceu Franciscon (UNIÃO), que, de acordo com ele, atuou junto ao Governo do Estado para demonstrar a relevância do projeto. A secretária municipal de Governança, Planejamento, Gestão e Parcerias, Carla Chamorro, acompanhou a comitiva de Morro Reuter no ato de anúncio.

Importância da obra

Em períodos de chuvas intensas, como nas enchentes de 2024, a Rua Belvedere se tornou uma alternativa de desvio quando a BR-116 ficou parcialmente bloqueada entre os quilômetros 217 e 218. Apesar de servir como rota de fluxo, a via é atualmente de chão batido e requer manutenção frequente, não possuindo estrutura adequada para receber o tráfego excedente. A pavimentação pretende corrigir esse problema e ampliar a segurança e a capacidade de circulação no local.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
04/12/2025 0 Comentários 210 Visualizações
Cidades

Trecho final da Transcitrus é asfaltado em Montenegro

Por Jonathan da Silva 19/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Montenegro conclui nesta semana a pavimentação do último trecho da Transcitrus em território montenegrino. A obra abrange 470 metros na localidade de Santos Reis, entre o acesso à Escola Estadual Osvaldo Brochier e o antigo armazém da comunidade, e recebeu investimento de R$ 749 mil. A etapa será finalizada com a aplicação da sinalização horizontal.

O segmento de Santos Reis não estava previsto inicialmente, por já possuir calçamento em pedra irregular. No entanto, após reunião entre moradores e a Prefeitura, ficou decidido que o trecho receberia asfalto, viabilizado por recurso federal obtido por meio de emenda parlamentar. O assessor especial da Secretaria de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz, destacou a participação popular. “Foi uma escolha quase unânime dos moradores. Isso mostra o quanto a obra era aguardada”, afirmou Cruz.

Avanço no escoamento agrícola

Com a conclusão, Montenegro passa a contar com cerca de 12 quilômetros da Transcitrus totalmente asfaltados, ligando a BR-470 até a divisa com Maratá, na localidade de Vitória. A via é considerada estratégica para o Vale do Caí, especialmente para o escoamento da produção de citros.

Projeto regional segue em andamento

Idealizado em 2001, o projeto da Transcitrus busca integrar polos produtores da região por meio de estradas asfaltadas. Ainda restam aproximadamente 10 quilômetros a serem pavimentados em municípios vizinhos. O prefeito Gustavo Zanatta (Republicanos) reforçou a intenção de buscar novos investimentos. “Cada quilômetro entregue representa desenvolvimento e melhores condições para quem vive e trabalha no interior. Vamos continuar lutando por recursos para que todo o traçado seja finalizado”, comentou o chefe do executivo montenegrino.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
19/08/2025 0 Comentários 358 Visualizações
Cidades

Vila Palmeira de Novo Hamburgo receberá obras de pavimentação

Por Jonathan da Silva 05/08/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Novo Hamburgo iniciará nos próximos dias um pacote de obras de pavimentação na Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso. O investimento, de R$ 2.662.500,00, é proveniente do programa Pavimenta RS, do Governo do Estado, e será executado pela empresa Construsinos.

As melhorias incluem pavimentação com blocos de concreto, drenagem pluvial, terraplenagem e sinalização viária. O projeto contempla 11 ruas, totalizando aproximadamente 1.360 metros de extensão, com larguras que variam de três a oito metros. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em até seis meses.

O secretário de Obras Públicas e Infraestrutura de Novo Hamburgo, Eroni Santos, afirmou que a demanda é antiga. “Os moradores aguardam há quase duas décadas por essas obras, que diminuirão drasticamente a poeira e o barro gerados pelo movimento de carros, melhorar a drenagem da água da chuva e trazer mais segurança com a sinalização”, pontuou o titular da pasta.

Ruas contempladas

  • Rua José Cavalheiro – Trecho: Rua Paraíso / Fim
  • Rua 15 – Trecho: Rua Floresta / Rua da Divisa
  • Rua Santa Cecília – Trecho: Rua Planalto / Rua São Valério
  • Rua 8 – Trecho: Rua Floresta / Rua da Divisa
  • Rua São Valério – Trecho: Rua Planalto / Rua Costa Rica
  • Rua Floresta – Trecho: Existente / Rua 8
  • Rua Boa Fé – Trecho: Rua São Francisco / Rua Costa Rica
  • Rua da Divisa – Trecho: Rua 16 / Rua 8
  • Rua Comunitária – Trecho: Rua São Francisco / Até o fim
  • Travessa Eldorado – Trecho: Rua da Divisa / Rua Eldorado
  • Rua Realeza – Trecho: Rua Planalto / Até o fim
Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
05/08/2025 0 Comentários 324 Visualizações
Cidades

Nova Petrópolis entrega pavimentação da Estrada Rio Caí

Por Jonathan da Silva 16/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Prefeitura de Nova Petrópolis entregou nesta quinta-feira (15) a pavimentação da Estrada Rio Caí, localizada na comunidade de São José do Caí, no interior do município. O trecho asfaltado, de 2.828 metros, vai desde o acesso à BR-116 até a Sociedade Lira. A cerimônia contou com a presença do governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), além de autoridades municipais e estaduais.

O investimento total na obra foi de R$ 3.814.673,82, sendo R$ 2 milhões provenientes do Programa Avançar – Pavimenta RS, do governo estadual. A contrapartida municipal foi financiada por meio de recurso obtido junto ao Badesul. A obra teve início em 2024.

Prefeito destaca espera da comunidade

O prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen (Republicanos), afirmou que a comunidade aguardava há décadas pela pavimentação. “Essa comunidade esperou muito tempo por esse asfalto, com certeza mais de 50 anos. Foi um grande esforço conjunto para que essa obra fosse concluída”, destacou o chefe do executivo nova-petropolitano.

Governador em exercício comenta impacto da obra

O governador em exercício do Rio Grande do Suk, Gabriel Souza, destacou o efeito positivo da pavimentação para a população local. “Nós temos um grande investimento aqui, um asfalto de qualidade e conversando agora com a comunidade que está aqui presente a gente nota a felicidade das pessoas, não só pelo fato de ter o asfalto, mas, principalmente, o que essa obra trará de felicidade para as pessoas. Felicidade essa que não é medida por metros cúbicos ou metros quadrados”, pontuou Souza.

Acesso alternativo é pleiteado

Durante o evento, o prefeito também reforçou a necessidade de uma rota alternativa ao município por meio da Linha Pirajá, como forma de reduzir a dependência da BR-116. “Hoje Nova Petrópolis está refém da BR-116. Já estamos há dois anos em obras. E tem um ponto mais crítico que é de 2016, se der uma chuva de 50 milímetros, nós vamos ficar sem acesso de novo. A referência de saúde é Caxias do Sul, a maioria que vai para faculdade vai para Caxias do Sul. Muitos trabalhadores trabalham no Município vizinho. Por isso estamos pleiteando uma rota alternativa que vai custar em torno de R$ 16 milhões. Quando forem discutir recursos, lembrem de Nova Petrópolis com carinho, de como essa obra será importante para toda essa região”, afirmou Michaelsen.

Deputado estadual reforça importância regional

O deputado estadual Elton Weber (PSB) também comentou a relevância da estrada para a região. “Se houver outra situação, como explicou o prefeito, nós não vamos ter acesso a Caxias do Sul. Caxias não vai vir para cá, o Vale do Caí não vai subir para a serra, então esta obra que vai sair logo ali atrás é muito importante”, ponderou o parlamentar.

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Nova Petrópolis, Alexandre da Silva; os deputados estaduais Elton Weber (PSB) e Carlos Búrigo (MDB); secretários municipais; comunidade e imprensa; além do ex-prefeito Jorge Darlei Wolf (PSDB) e do ex-vice-prefeito Martim Wissmann.

Foto: Gian Baum/Comunicação PMNP/Divulgação | Fonte: Assessoria
16/05/2025 0 Comentários 305 Visualizações
Cidades

Ruas Presidente Lucena e Vicente Prieto são revitalizadas em Picada Café

Por Jonathan da Silva 12/05/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação de Picada Café concluiu as obras de revitalização nas ruas Presidente Lucena e Vicente Prieto na semana passada, com reparos no asfalto, nova pintura das faixas de sinalização e instalação de tachões refletivos para reforço da segurança viária. As intervenções ocorreram em duas das principais vias da cidade, responsáveis por conectar o município ao Vale do Sinos e ao bairro Joaneta, respectivamente.

As melhorias incluíram a correção de desníveis, buracos e fissuras por meio do recorte e recomposição do pavimento com material novo. Além disso, foi realizada a demarcação horizontal nas faixas centrais e laterais, com a inclusão de tachões refletivos em pontos considerados críticos para induzir a redução de velocidade.

Demanda acumulada

O secretário de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação de Picada Café, Éderson Wickert, afirmou que as ações fazem parte de uma estratégia para enfrentar uma demanda acumulada por manutenções viárias. “Neste início de gestão, nossa prioridade tem sido atender as vias de maior fluxo de veículos, como a Presidente Lucena e a Vicente Prieto, justamente por sua importância estratégica e pelo impacto direto na segurança de quem circula por elas”, afirmou o titular da pasta.

Segundo o secretário, a Rua Vicente Prieto não recebia nova pintura há mais de quatro anos. A revitalização total compreende mais de 10 quilômetros de pavimento.

Foto: Marco Dieter/Divulgação | Fonte: Assessoria
12/05/2025 0 Comentários 481 Visualizações
Cidades

Audiência na Assembleia Legislativa debate pavimentação da ERS-373

Por Jonathan da Silva 01/04/2025
Por Jonathan da Silva

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) debateu, nesta segunda-feira (31), a pavimentação da ERS-373, que liga Santa Maria do Herval a Gramado. A reunião foi conduzida pelo deputado estadual Joel Wilhelm (PP), presidente da Comissão de Assuntos Municipais, e teve a participação de representantes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), prefeitos e secretários municipais.

O Daer é responsável por 17 quilômetros da rodovia, sendo 10 quilômetros de asfalto novo e 7 de recapeamento. Atualmente, alguns trechos seguem em obras. Durante a audiência, Wilhelm cobrou agilidade na conclusão do projeto. “A rodovia precisa ficar pronta o quanto antes. O desenvolvimento econômico da região depende dessa estrada. Temos ali produtores de batata e de outros produtos que precisam escoar a produção. Além disso, é uma rota para o turismo, já que encurta o trajeto entre Porto Alegre e Gramado em cerca de 20 quilômetros”, afirmou o parlamentar.

O engenheiro do Daer, Rodrigo Rodrigues, explicou o andamento dos trabalhos e os prazos previstos para a conclusão. “A obra está andando. A sinalização, os bueiros e a rótula ficarão prontos até o final de maio, assim como o trecho de recapeamento na Serra Grande, em Gramado. O trecho de Santa Maria do Herval é um pouco mais complexo, pois é uma região com rochas que necessita de perfuração, inclusive mexendo na rede fluvial. Em junho, a empresa licitada já estará trabalhando. A ideia é terminar até o final do ano”, comentou Rodrigues.

Impacto na região

O prefeito de Santa Maria do Herval, Gilnei Capeletti (MDB), ressaltou a importância da obra para a cidade. “A cidade depende da ERS-373 para se desenvolver. O município terá que investir na rede de abastecimento, que será deslocada, mas para isso temos que saber os detalhes do projeto”, pontuou Capeletti.

Já o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, destacou a necessidade da estrada para os moradores e produtores locais. “A comunidade da Serra Grande precisa escoar a produção por ali e necessita de segurança na estrada. A expectativa de terminar o trecho em maio é animadora. Vamos ficar no aguardo”, declarou Barbacovi.

Demais autoridades presentes

A audiência também contou com a participação do vice-prefeito de Santa Maria do Herval, Felix Alexandro Alles; do secretário de Esportes e Lazer de Gramado, Lucas Roldo; e do secretário de Obras de Gramado, Willian Rodrigo Camillo.

Foto: Divulgação | Fonte: Assessoria
01/04/2025 0 Comentários 381 Visualizações
Cidades

Recapeamento da Joaquim Nabuco altera trânsito de Novo Hamburgo até o sábado

Por Jonathan da Silva 05/03/2025
Por Jonathan da Silva

O recapeamento asfáltico da Rua Joaquim Nabuco, entre a Avenida das Nações Unidas e a Rua 25 de Julho, na área central, provoca alterações no trânsito de Novo Hamburgo até o próximo sábado, dia 8 de março. A obra é realizada pela Prefeitura e envolve bloqueios e liberações parciais ao longo da semana.

Nesta quarta-feira (5), o trânsito no trecho está bloqueado até as 19h, com restrições nos seguintes pontos: esquina da Rua Joaquim Nabuco com a Avenida das Nações Unidas, no encontro da Rua Imperatriz Leopoldina com a Rua Visconde de Taunay, na esquina da Rua Joaquim Nabuco com a Rua 25 de Julho e no cruzamento da Rua Borges de Medeiros com a Rua Joaquim Nabuco. Após as 19 horas, a circulação será liberada temporariamente.

Durante o período de liberação, motoristas que acessarem a Rua Joaquim Nabuco precisarão, obrigatoriamente, virar à direita na Rua Borges de Medeiros.

Novo bloqueio na quinta-feira

Na quinta-feira, dia 6, a partir das 5h, o trânsito será novamente bloqueado para a continuidade do recapeamento. Nesta etapa, as equipes trabalham no lado oposto da via, no sentido Rua Joaquim Nabuco em direção à Avenida das Nações Unidas.

Previsão de conclusão

De acordo com a Prefeitura, a previsão é de que os serviços sejam concluídos até sábado, dia 8 de março.

Fotos: Weslei Fillmann e Nicolas Nobre/PMNH/Divulgação
05/03/2025 0 Comentários 515 Visualizações
Cidades

Rua Simões Lopes, em Novo Hamburgo, terá novo asfalto a partir de 5 de março

Por Jonathan da Silva 28/02/2025
Por Jonathan da Silva

A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Smopi) de Novo Hamburgo iniciará, na próxima quarta-feira, 5 de março, o recapeamento da rua Doutor Simões Lopes, no bairro Liberdade. O trecho que receberá a nova manta asfáltica fica entre a Avenida Primeiro de Março e a ponte sobre o Arroio Gauchinho. A previsão é de que o serviço seja concluído em até uma semana.

Ao todo, serão recuperados 660 metros de via, em uma área total de 7,26 mil metros quadrados de pavimentação. Durante a execução da obra, a Guarda Municipal fará a fiscalização do trânsito no local.

Trânsito durante as obras

O recapeamento será realizado em uma pista por vez, permitindo a circulação de ônibus e veículos de emergência. A Secretaria de Obras recomenda que motoristas que utilizam a rua Doutor Simões Lopes para acessar a BR-116 utilizem rotas alternativas, como a rua São Leopoldo ou a rua Arroio Gaúcho.

Condições climáticas e execução

Caso chova durante o período da obra, o prazo de conclusão poderá ser alterado. A execução do serviço e a instalação da sinalização viária ficarão sob responsabilidade da empresa Pavicon.

Foto: Weslei Fillmann/PMNH/Divulgação | Fonte: Assessoria
28/02/2025 0 Comentários 426 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO