Mais vistas
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Fundação João Bosco promove feijoada solidária em Novo Hamburgo
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Business

Autossuficiência e segurança energética como aliada na preservação florestal

Por Caren Souza 25/05/2021
Por Caren Souza

Nos últimos 40 anos, o setor de tabaco estabeleceu como meta erradicar o consumo de lenha nativa. Concentrada no Sul do Brasil, boa parte das áreas produtoras de tabaco ficam junto ao bioma Mata Atlântica. Com as ações de preservação e recuperação, os resultados são visíveis.

Há algumas décadas, o setor já é autossuficiente em lenha para a cura do tabaco.

O incentivo aos plantios florestais alcançou importantes resultados, como o alto índice de cobertura florestal nas pequenas propriedades produtoras de tabaco que chega a 24%, segundo dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), sendo 15% de mata nativa e 9% de plantios florestais.

“Há algumas décadas, o setor já é autossuficiente em lenha para a cura do tabaco e, com isso, a mata nativa é preservada. O incentivo das indústrias, que iniciou em meados dos anos 70, e a disposição dos produtores em plantar eucaliptos foi fundamental para termos hoje índices invejáveis de cobertura florestal”, avalia o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.

O dirigente lembra ainda o compromisso firmado nos contratos das indústrias integradoras com os produtores de que a produção e a comercialização de tabaco estejam em conformidade com as normas ambientais vigentes.

Desde 2019, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) mantém parceria com Universidade Federal de Santa Maria para consolidar e ampliar o conhecimento técnico-científico no sentido de fortalecer a atividade florestal, garantir a autossuficiência e a segurança energética e financeira da pequena propriedade rural. A pesquisa é coordenada pelo professor doutor Jorge Antonio de Farias.

“A produção de tabaco é uma cultura centenária e quando se estabeleceu na nossa região era fortemente dependente das florestas naturais como fonte de fornecimento de lenha, especialmente porque não havia oferta de florestas plantadas. As espécies que hoje são bastante comuns como eucalipto e acácia negra, naquela época eram raras e pouco conhecidas e, por outro lado, havia uma abundância de florestas nativas. A partir da década de 70, quando o setor estabelece metas para erradicar o consumo de lenha nativa, os produtores passaram a utilizar lenha oriunda de plantios florestais”, contextualiza Farias.

“Nesse sentido, o projeto tem como objetivo fortalecer as conquistas obtidas até aqui, ou seja, a manutenção da área florestal existente, e, ao mesmo tempo, trazer novos elementos e tecnologias que possam aumentar a produtividade em áreas já existentes e possibilitar a expansão de novas áreas. Para isso, estamos criando unidades de referência em dezenas de propriedades de tabaco, testando novas tecnologias e técnicas, como o espaçamento (a distância entre as árvores), novos materiais genéticos e espécies florestais que possibilitem maior produtividade e desempenho energético”, afirma o professor.

Ele espera em breve poder apresentar resultados que serão também compartilhados em canais próprios voltados aos produtores de tabaco, incentivando a prática conservacionista sem prejudicar a renda e a segurança energética nas propriedades.

Fonte: Assessoria
25/05/2021 0 Comentários 632 Visualizações
Business

ACINP homenageia lideranças da indústria em semana dedicada ao setor

Por Caren Souza 25/05/2021
Por Caren Souza

O Dia da Indústria é celebrado anualmente em 25 de maio. Nesta data a homenagem é destinada aos espaços de produção de maior representação para as economias nacionais: as indústrias. Também conhecidas como o “setor secundário” de um país, as indústrias podem abranger os mais variados tipos de mercados, desde os alimentícios até os de vestuário, por exemplo.

Temos muito orgulho da pujança da nossa indústria e de seus lideres.

A indústria de Nova Petrópolis é a que mais participa no retorno de ICMS no município, respondendo por quase 40% da arrecadação do município- mesmo representando apenas 9,56% das empresas. O setor conta empresas de diferentes segmentos, como na fabricação de móveis, têxteis, de produtos de metal e de máquinas e equipamentos, dentre outros – todas de grande importância no cenário econômico.

Para celebrar sua relevância e marcar o momento, a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis- ACINP realiza a partir de hoje a Semana da Indústria, com destaque para as principais lideranças associadas. São elas: Breno Seibt (Seibt Máquinas para Plásticos); Carlos Alberto Casagrande (Gula Alimentos); Celso Seefeld (Suibom); José Paulo Boelter (Sugar Shoes); Marcelo Lehnen (Dakota) e Rui Weber (Niruma Móveis).

A abertura oficial das atividades aconteceu nesta segunda-feira (24), na sede da entidade e contou com a presença do Presidente da ACINP, Marcos Alexandre Streck, do Vice-Presidente da Indústria, Gerson Seefeld, da 2ª tesoureira, Christine Hesse Gross, do Diretor de Departamento da Indústria, Celso Seefeld, e do Diretor Executivo da Associação, Eduardo Costa, do Prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, e do Secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Rodrigo dos Santos- além dos homenageados.

Para o Presidente da ACINP, Marcos Alexandre Streck, nossa indústria está crescendo de maneira sólida, constante, equilibrada e sustentável. “Temos muito orgulho da pujança da nossa indústria e de seus lideres. Por isso, essa nossa homenagem, a quem faz história e trabalha para transformar”, comenta Streck.

Ao longo da semana serão publicadas nas nossas redes sociais um pouco da história de cada uma das empresas em destaque, bem como de suas lideranças. O conteúdo completo pode ser lido em http://bit.ly/semanadaindACINP.

Fonte: Assessoria
25/05/2021 0 Comentários 592 Visualizações
Ensino

Trilhas da Inovação: gestores pedagógicos compartilham experiências

Por Caren Souza 25/05/2021
Por Caren Souza

Com a pandemia, a educação encontrou ainda mais desafios, fazendo surgir um novo cenário. Para cooperar e colaborar com esta nova realidade, o Programa A União Faz a Vida (PUFV) – principal programa de educação do Sicredi Vale do Rio pardo, que constrói e vivencia atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio da metodologia investigativa – vem realizando diversas atividades junto à rede de compromisso da iniciativa.

Em tempos tão difíceis, a iniciativa fortalece a nossa rede de compromisso, com o compartilhamento de ideias e de transformações na educação.

Na semana passada, coordenadores locais e gestores de escolas privadas nos municípios de abrangência da Sicredi Vale do Rio Pardo participaram de um encontro virtual, que abordou o contexto atual e a importância dos objetivos educacionais.

A coordenadora de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes, explicou que o evento virtual faz parte das ações do plano formativo Trilhas da Inovação, composto por encontros virtuais coletivos e regionais, com a participação de secretários e coordenadores municipais de Educação e gestores de escolas privadas.

O objetivo é contribuir para a qualidade da educação por meio dos princípios do programa: cooperação e cidadania. “Em tempos tão difíceis, a iniciativa fortalece a nossa rede de compromisso, com o compartilhamento de ideias e de transformações na educação,”  frisou Glaucia.

Uma das participantes dos encontros virtuais é a diretora Pedagógica da Escola de Educação Infantil Criança Feliz, de Venâncio Aires, Daniela Monteiro da Silveira. “Participar do Trilhas da Inovação é ter o privilégio de fazer parte de um grupo comprometido com a educação de qualidade e significativa para as crianças, ressignificando em parceria o nosso processo pedagógico através das trocas de experiências neste grande grupo”, destacou Daniela.

Trilhas – O Trilhas da Inovação vai proporcionar atividades durante os próximos três anos, com a participação de gestores pedagógicos de 26 municípios que fazem parte do Programa A União Faz a Vida. Neste ano, as ações ocorrem entre os meses de abril e agosto, com assuntos relacionados ao compartilhamento de valores e à cultura cooperativa.

A iniciativa é uma realização da Greta Consultoria, RJ Consultoria e Cooperativas Sicredi: Cooperação, Espumoso, Integração Rota das Terras, Região da Produção, União Metropolitana, Vale do Rio Pardo e Interestados.

Fonte: Assessoria
25/05/2021 0 Comentários 685 Visualizações
Cidades

Estância Velha ganha emenda de R$ 100 mil para investir em infraestrutura

Por Caren Souza 25/05/2021
Por Caren Souza

A bancada do Democratas em Estância Velha confirmou a destinação de uma emenda parlamentar de R$ 100 mil vinda do deputado federal Onyx Lorenzoni. Os vereadores Antônio Worst e Décio Hansen, acompanhados do presidente do diretório municipal do DEM, Otávio Luft, estiveram na Prefeitura nesta tarde para oficializar a entrega do ofício. O trio foi recebido pelo prefeito Diego Francisco.

Pensamos em conjunto e vamos usar este recurso para pavimentar alguma rua ou aplicar em alguma operação tapa-buraco.

Na reunião, o chefe do Executivo e os membros do DEM acertaram que o recurso será investido em obras de infraestrutura, mais especificamente na melhoria da malha viária do município. “Pensamos em conjunto e vamos usar este recurso para pavimentar alguma rua ou aplicar em alguma operação tapa-buraco”, pontuou Diego.

Já Otávio Luft lembrou que essa não é a primeira vez que o DEM conquista recursos para Estância Velha. “Independente de cores partidárias, se é bom para o município é bom para todos nós”, colocou. Os vereadores Antônio e Décio afirmaram que seguirão batalhando por mais emendas para a cidade.

Fonte: Assessoria
25/05/2021 0 Comentários 574 Visualizações
Saúde

Canoas: pessoas com doenças crônicas neurológicas já podem se vacinar contra a Covid-19

Por Caren Souza 25/05/2021
Por Caren Souza

Pessoas com doenças crônicas neurológicas já podem se vacinar contra a Covid-19 em Canoas. O grupo foi incluído na lista de comorbidades pelo Ministério da Saúde na nova atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO).

Com a alteração, passam a fazer parte do público-alvo portadores de doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou condições similares.

Em Canoas, a Secretaria Municipal da Saúde destaca que a vacinação para o grupo das comorbidades segue na íntegra o PNO. A aplicação das doses acontece nas 27 unidades básicas de saúde, das 8 às 12 horas.

Crédito: Gustavo Garbino | Fonte: Assessoria
25/05/2021 0 Comentários 591 Visualizações
Saúde

Canoas: nesta terça-feira, pessoas de 40 anos com deficiência permanente podem se vacinar contra a Covid

Por Caren Souza 24/05/2021
Por Caren Souza

A partir desta terça-feira (25), a Prefeitura de Canoas começa a vacinar pessoas com deficiência permanente com 40 anos ou mais. O público integra os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A aplicação das doses acontece nas 27 unidades básicas de saúde (UBSs), das 8 às 12 horas.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade com CPF, comprovante de endereço em Canoas e documento que comprove a deficiência, como laudo médico, cartão de gratuidade no transporte público, cartão de estacionamento para PcD ou declarações de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência.

Indivíduos que fazem acompanhamento pelo SUS poderão utilizar o cadastro já existente. Nesse caso, a orientação é para que a pessoa procure a sua UBS de referência para obter uma declaração.

As pessoas com deficiência permanente se somam ao público que já vinha sendo vacinado em Canoas: população com comorbidades a partir de 18 anos, pessoas com deficiência cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), pacientes com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) acima de 18 anos, pessoas com Síndrome de Down, remanescentes do grupos dos idosos a partir de 60 anos e moradores de rua.

A vacinação pode ser realizada nas UBSs da cidade.

Fonte: Assessoria
24/05/2021 0 Comentários 555 Visualizações
Cidades

Começam as obras do entorno da rodoviária de Santa Cruz do Sul

Por Caren Souza 24/05/2021
Por Caren Souza

As obras que prometem dar uma cara nova ao entorno da Estação Rodoviária de Santa Cruz do Sul começaram nesta segunda-feira, dia 24. Os trabalhos iniciaram pela Rua Erico Verissimo e a primeira fase inclui a colocação dos canos para execução da drenagem também nas travessas Vinicius de Moraes e Vila Lobos.

Na sequência, será feito o reforço das vias, a pavimentação e, por último, a sinalização viária.
A fiscalização de trânsito pede que os condutores fiquem atentos ao trafegar pelo local. A obra está devidamente sinalizada e a interrupção do tráfego ocorre somente em uma das pistas, a outra está fluindo normalmente.

Os trabalhos de drenagem, pavimentação e sinalização totalizam uma área de 17.342,56 metros quadrados. A previsão para conclusão de todo o entorno é de cinco meses.

Crédito: Cassiano Rauber | Fonte: Assessoria
24/05/2021 0 Comentários 864 Visualizações
Business

Oral Sin investe cerca de R$ 4,8 milhões no Rio Grande do Sul

Por Caren Souza 24/05/2021
Por Caren Souza

Ao contrário de setores da economia que ainda passam por momentos difíceis e vêm retomando a estabilidade passo a passo, há um que não apenas não sentiu os efeitos da pandemia, como apresentou crescimento. Para se ter uma ideia, dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF) apontam que, em 2020, franquias dos setores de saúde, beleza e bem-estar apresentaram incremento de 3,1 no acumulado do ano e 5,4% no 4º trimestre.

Impulsionada por este aquecimento do mercado, a empresa líder em implantes dentários no Brasil, Oral Sin, inaugurou 41 unidades durante 2020, isso representou um aumento de 23%. Em 2021, apenas entre os meses de maio e junho, a previsão é de inauguração de nove clínicas no Rio Grande do Sul, o que equivale a um investimento da ordem de cerca de 4,8 milhões. Entre as cidades que receberão as primeiras unidades estão: Viamão, Rio Grande, Esteio, Sarandi, Sapucaia do Sul, Uruguaiana, Torres. Porto Alegre, por sua vez, recebe sua terceira unidade.

Alguns motivos explicam este crescimento, como aponta o dentista e CEO da Oral Sin, Felipe Sapata. “Percebemos que havia uma demanda bastante reprimida. Além disso, por conta da quarentena, houve quem aproveitasse este tempo para realizar procedimentos mais invasivos, baseados também no aumento da busca pela saúde e bem-estar mesmo em um momento delicado. Outro ponto foi que houve um redirecionamento de recursos que seriam utilizados para outros fins, como viagens e outras atividades sociais restritas nesse período”, explica.

Mas, há ainda outras razões. “As franquias de saúde e beleza demonstraram grande resiliência e agilidade. As redes se digitalizaram, criaram produtos e pacotes e, acima de tudo, mantiveram o relacionamento com franqueados e os consumidores. É importante destacar também o crescimento de serviços essenciais por meio do franchising, como odontologia, oftalmologia, clínica geral e cuidados com idosos que tiveram mais uma vez seu valor e potenciais reconhecidos mesmo com o mercado passando por tantas transformações”, afirma Thais Ramos, coordenadora do Comitê de Saúde e Beleza da ABF.

Expansão

Atualmente, a Rede conta com cerca de 400 unidades. Para este ano, a expectativa é bastante audaciosa, visto que os planos são finalizar 2021 com mais 107 unidades inauguradas. O principal atrativo da rede é seu faturamento médio, tido como o maior entre as franquias do segmento odontológico, na casa dos R$250 mil, sendo o ticket médio de R$ 5 mil.

Outro número que reflete o sucesso do negócio é o fato de que mais de 70% dos franqueados são proprietários de mais de uma unidade. São três modelos de franquias com um investimento inicial a partir de R$ 535 mil e faturamento que pode chegar a mais de R$ 3 milhões anuais, dependendo do modelo. O prazo mínimo de retorno é de 18 meses.

Sobre a Oral Sin

Fundada em 2004, no Paraná, a Oral Sin é a maior rede de franquias de implantes dentários do país e, desde 2009 atua no segmento de franquias. Atualmente, são cerca de 400 unidades distribuídas por todas as regiões brasileiras. Pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia, além dos implantes, também oferece atendimento clínico em geral, próteses dentárias, estética dental, ortodontia, toxina botulínica e enxerto ósseo.

Fonte: Assessoria
24/05/2021 0 Comentários 832 Visualizações
Business

CDL-NH apresenta novo vice-presidente

Por Caren Souza 24/05/2021
Por Caren Souza

Nesta segunda-feira (24), Jaime Machado, diretor Financeiro e de Patrimônio da CDL-NH assume também a vice-presidência da Entidade. O cargo era ocupado por Luis Paulo Kayser (Preto), empresário da Katy Calçados, que deixa de exercê-lo por questões particulares. “Estou saindo, mas não me despedindo. Quem sabe volto em outro momento”, disse ao reafirmar seu imenso carinho pela CDL.

Preto fez questão de lembrar a importância da constante renovação de ideias e pessoas, dinâmica necessária para a evolução da Entidade. “Nesses mais de seis anos de CDL acumulei os cargos de diretor de Marketing, Financeiro, de Patrimônio e por último de vice-presidente testemunhando a dedicação e trabalho contínuo da Entidade pelos associados e pelo comércio local”.

Ao deixar a função, Luis Paulo Kayser ainda comenta que “aprendi muito com toda a equipe, mas não posso deixar de prestar merecida homenagem ao Presidente Jorge Stoffel, um grande homem à frente da CDL-NH. Mesmo agora, diante dessa pandemia que torna tudo mais complicado, o Jorge é atuante, correto e prestativo. Ele não entrega os pontos e não foge da luta!” enfatiza.

O presidente Jorge Stoffel, por sua vez, agradece a Luis Paulo por sua história de trabalho, dedicação e empenho em todos os cargos exercidos na CDL ao longo dos anos. Para o novo vice-presidente o caráter do discurso é de boas vindas, com votos de um excelente trabalho. “Jaime Machado é proprietário da Selet Comércio de Materiais Elétricos e Iluminação e já está engajado na Entidade, onde ocupa mais duas pastas participando das nossas lutas do dia a dia com seus conhecimentos e colaboração”, considera Jorge Stoffel.

Jaime Machado, o vice-presidente que acaba de assumir, afirma sua intenção em dar continuidade nos trabalhos que a Entidade vem desenvolvendo e aumentar ainda mais sua representatividade. “Entre os planos está o de terminar o terceiro piso da sede e ampliar a oferta de serviços aos nossos associados. Vamos trabalhar com muito empenho em prol dos empresários de Novo Hamburgo, para fortalecer cada vez mais nossa Entidade e por consequência todos os associados, pois juntos somos mais fortes!” finaliza Jaime Machado.

Fonte: Assessoria
24/05/2021 0 Comentários 924 Visualizações
Cidades

Nova Petrópolis alerta para a necessidade de vacinação contra a febre amarela e prevenção da dengue

Por Caren Souza 24/05/2021
Por Caren Souza

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis reforça o alerta por medidas preventivas contra a febre amarela e a dengue. Nas últimas semanas, exames laboratoriais confirmaram um caso positivo de dengue em um morador e a existência do vírus da febre amarela em um bugio encontrado morto no Município. No caso da dengue, a prevenção ocorre através da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti em zona urbana. No caso da febre amarela, a melhor forma de prevenção é a vacina, disponível em todos os postos de saúde.

O bugio contaminado foi encontrado morto no dia 1º de maio por caminhantes que realizavam trilha entre a Linha Temerária e o Ninho das Águias. O grupo imediatamente informou a Vigilância Ambiental em Saúde, que procedeu a coleta de material biológico e encaminhou para análise.

Com a confirmação laboratorial de morte do primata não humano (PNH) pelo vírus amarílico, Nova Petrópolis passa a ser considerada área afetada para a febre amarela silvestre. Desde 2009, o Rio Grande do Sul não registrava a circulação do vírus amarílico. Contudo, em 28 de abril de 2021 a Secretaria Estadual de Saúde declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Estadual (ESPIE), em decorrência da confirmação da circulação do vírus da febre amarela no Estado. Até o momento 23 municípios registraram a morte PNH pelo vírus.

A Secretaria de Saúde de Nova Petrópolis já vem desenvolvendo ações prioritárias contra a febre amarela, como o monitoramento das populações de primatas, a verificação e aumento da cobertura vacinal na população e identificação de munícipes suspeitos de febre amarela. Divulgação nas mídias, busca ativa “casa a casa” e “Dia D” de vacinação são estratégias que estão sendo programadas para intensificar a vacinação.

Os bugios são afetados pela doença da mesma forma que os humanos. Eles não transmitem a febre amarela e sua morte pode preceder a ocorrência de casos em humanos. O vetor da doença no Rio Grande do Sul é Haemagogus leucocelaenus, espécie nativa de mosquito, de ampla distribuição nas áreas silvestres e não passível de controle.

Pessoas que adentram matas e não estão vacinadas estão sob maior risco. A melhor forma de prevenção da doença é através da vacina que pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde.

Vacinação contra a febre amarela

Crianças de até 5 anos incompletos devem tomar uma dose da vacina contra a febre amarela a partir dos 9 meses de idade e uma dose de reforço aos 4 anos de idade.

Crianças de 5 anos, ou mais, que já receberam a vacina antes dos 5 anos, devem receber o reforço, mas com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Quem teve a primeira dose da vacina administrada com mais de 5 anos de idade já é considerado vacinado.

Pessoas não vacinadas ou sem comprovante de vacinação recebem a dose única da vacina. Pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação devem passar por avaliação médica antes de receber a imunização.

Caso positivo de dengue em maio

Também em maio ainda, Nova Petrópolis registrou o primeiro caso de dengue. Trata-se de morador do bairro Pousada da Neve, que se encontra bem e já passou pelo período de viremia.

As medidas de ação contra o Aedes aegypti são mantidas constantemente pela Secretaria de Saúde. As atividades concentraram-se principalmente na orientação a comunidade e eliminação de criadouros.

Atualmente são sete agentes de campo, que inspecionam mais de 6 mil imóveis em área urbana a cada dois meses. No caso específico do Pousada da Neve, os agentes retornaram ao bairro e fizeram um intensivo de vistorias em um raio de 150 metros da residência.

Nova Petrópolis é infestada desde abril de 2018 pelo mosquito vetor da dengue, da chikungunya e do zika vírus. O mosquito Aedes aegypti também é o responsável pelo ciclo urbano da febre amarela, mas esta forma de transmissão está erradicada desde 1942. Porém, sua reurbanização não pode ser descartada.

“A eliminação de criadouros ainda é a melhor forma de combater o Aedes aegypti. Por ser um mosquito doméstico, a participação da população no seu controle é fundamental. Uma vez por semana inspecione seu pátio e elimine qualquer recipiente capaz de acumular água. Não dê chance ao mosquito e vacine-se contra a febre amarela”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis, Rafael Aguiar Altreiter.

Painel aedes

Mensalmente, a Vigilância Ambiental em Saúde divulga os resultados do trabalho. No período compreendido entre fevereiro e março de 2021 foram verificados 6.297 imóveis, sendo identificados 67 focos de criação do Aedes aegypti. O número representa uma leve redução na comparação com o período anterior, quando foram encontrados 69 focos. Mas está acima dos resultados do final de 2020 e início de 2021, quando foram localizados, respectivamente, 10 e 33 focos.

Na comparação com o período anterior, o número de bairros com focos com mosquito aumentou. Além do Centro (18), Pousada da Neve (16), Piá (6), Logradouro (12), Vila Germânia (5), Juriti (3), Bavária (4) e Recanto do Sossego (2), o Vale Verde teve um foco encontrado. Por isso, neste mês, as placas da campanha de conscientização foram instaladas no Vale Verde.

Os bairros BR-116 e Vila Olinda não tiveram focos de criação localizados.
Nas 201 amostras coletadas havia 1.083 larvas (97 positivas para o Aedes aegypti), 143 pupas (15 positivas) e 44 mosquitos adultos (7 positivos). Nova Petrópolis conta com sete agentes de endemias e um laboratório próprio para a análise das amostras coletadas.

Fonte: Assessoria

24/05/2021 0 Comentários 633 Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 2

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 3

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 4

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • 5

    Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO