Mais vistas
Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional...
Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta...
Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis
Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil
The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa...
Tesouro da Colônia é a rainha da Festa das Cucas...
Delly’s inaugura novo Centro de Distribuição no RS e reforça...
Senac Novo Hamburgo promove Semana NH Tech com atividades gratuitas...
Passaporte Outonal e Classificatória Gaúcha Sul acontecem neste final de...
Trajes de gala das soberanas da 37ª Oktoberfest de Igrejinha...
Expansão
Banner
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO
Autor

Caren Souza

Caren Souza

Cidades

Operação de fiscalização dispersa e orienta 270 pessoas em 19 locais em Novo Hamburgo

Por Caren Souza 10/05/2021
Por Caren Souza

Em mais um fim de semana de ações contra aglomerações, operação integrada da Guarda Municipal (GM) com a Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM) orientaram e dispersaram cerca de 270 pessoas em 19 locais nas noites de sexta-feira e sábado, dias 8 e 9, em Novo Hamburgo, a partir de denúncias à Central de Fiscalização da Prefeitura.

Na noite de sábado, foram vistoriados dez locais e aproximadamente 80 pessoas orientadas e dispersadas. Na noite de sexta-feira, a operação envolveu oito locais (três residências, três bares, uma via pública e um posto de combustível), com um total de 90 pessoas orientadas e dispersadas.

Após denúncia, a Guarda Municipal também se deslocou até a Associação Atlético Guarani, onde havia em torno de 100 pessoas. Todas foram orientadas e dispersadas.  A operação integrada é realidade dentro das ações do Comitê de Fiscalização Covid e mobiliza agentes da GM, PC, BM e CBM, na busca por conter a proliferação do vírus de covid na cidade.

Para fazer denúncias do descumprimento das regras da bandeira em vigência, as pessoas podem abrir um protocolo junto a Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, através do telefone (51) 3097-9400. Nos outros horários a denúncia pode ser feita para a Guarda Municipal através do telefone (51) 3524-8737.

Fonte: Assessoria
10/05/2021 0 Comentários 663 Visualizações
Variedades

Comitiva de Santa Cruz do Sul conhece estrutura do aeroporto de Canela

Por Caren Souza 10/05/2021
Por Caren Souza

Com o início da operação da Azul em Santa Cruz previsto para julho, a Prefeitura segue realizando adequações no aeroporto Luiz Beck da Silva. Em busca de ideias principalmente para o futuro terminal de passageiros, uma comitiva do governo esteve nesta sexta-feira conhecendo a estrutura existente em Canela, na Serra Gaúcha.

Santa Cruz do Sul, por ser um polo regional, certamente ganhará ainda mais em desenvolvimento e turismo.

A prefeita Helena Hermany, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcio Farias Martins, o coordenador de Turismo, Nairo Lopes, e a coordenadora de Obras Urbanas, Josiane Luiza Frantz, foram recepcionados pelo gestor do aeroporto, Amadeu Neto.

Conforme ele, em dois meses de operação de um projeto piloto da Azul Conecta, em dezembro e janeiro, 255 passageiros desembarcaram no local. Foram 75 pousos na pista de 1.260 metros, que possui autorização para receber também voos noturnos.

“É muito importante conhecermos as experiências de outros municípios, os erros e acertos. E a Serra Gaúcha é referência em bem acolher turistas e empresários. O terminal de passageiros é muito bonito, oferece muito conforto. Já saímos com ótimas ideias”, disse Helena.

Em Canela, o terminal de passageiros é administrado pela iniciativa privada, por meio de concessão. Já em Santa Cruz, a Prefeitura irá construir a estrutura inicial, mas não descarta futuras parcerias com empresas para incrementar o espaço.

De acordo com o secretário Marcio Farias Martins, as intervenções no aeroporto estão avançando conforme o cronograma. O fechamento parcial dos açudes já está concluído após a colocação de 1.036 cargas de aterro. Ainda são necessárias a instalação de placas de advertência, a pintura da pista e do pátio de manobras e a construção do terminal.

“Santa Cruz do Sul, por ser um polo regional, certamente ganhará ainda mais em desenvolvimento e turismo. Estaremos com tudo pronto para receber os voos da Azul, dentro do prazo estipulado”, afirma Martins.

Fonte: Assessoria
10/05/2021 0 Comentários 1,2K Visualizações
Saúde

Canoas inicia segunda fase da vacinação contra a Covid em pessoas com comorbidades

Por Caren Souza 10/05/2021
Por Caren Souza

A Secretaria Municipal da Saúde de Canoas dará início à segunda fase da vacinação contra a Covid-19 para o grupo das comorbidades, prevista no Plano Nacional de Imunizações. Nesta etapa, serão contempladas as pessoas a partir de 40 anos que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Poderão se vacinar, ainda, gestantes e puérperas, acima de 18 anos, com ou sem comorbidades. A aplicação das doses acontece a partir desta segunda-feira, 10, nas 27 unidades básicas de saúde do município, das 8 às 12 horas.

Para se vacinar, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF, comprovante de residência em Canoas e atestado médico que comprove a comorbidade. Os pacientes já atendidos na rede pública municipal devem procurar a sua unidade básica de referência para obter a comprovação. O Ministério da Saúde definiu 22 categorias de problemas crônicos de saúde (confira a lista abaixo).

A orientação é para que se respeite o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da dose da vacina contra a Covid-19 e a administração da vacina da gripe ou outra do calendário nacional. A prioridade, no entanto, deve ser da vacina Covid-19, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Confira o cronograma de vacinação

Segunda-feira (10) – Pessoas com comorbidades a partir de 52 anos

Terça-feira (11) – Pessoas com comorbidades a partir de 49 anos

Quarta-feira (12) – Pessoas com comorbidades a partir de 46 anos

Quinta-feira (13) – Pessoas com comorbidades a partir de 43 anos

Sexta-feira (14) – Pessoas com comorbidades a partir de 40 anos

Grupo de comorbidades

Diabetes mellitus: pessoas com diabetes mellitus

Pneumopatias crônicas graves: indivíduos com pneumopatias graves, incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática).

Hipertensão Arterial Resistente (HAR): quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos.

Hipertensão arterial estágio 3: pressão arterial sistólica igual ou superior a 180 mmHg e/ou diastólica igual ou maior a 110 mmHg, independentemente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade.

Hipertensão arterial estágios 1 e 2: com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade. Pressão arterial sistólica entre 140 e 179 mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109 mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

Insuficiência cardíaca (IC): insuficiência com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association.

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar: cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária.

Cardiopatia hipertensiva: hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo.

Síndromes coronarianas: síndromes coronarianas crônicas, como Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós-Infarto Agudo do Miocárdio, entre outras.

Valvopatias: lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, entre outras).

Miocardiopatias e Pericardiopatias: miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática.

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas: aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos.

Arritmias cardíacas: arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais, entre outras).

Cardiopatias congênitas no adulto: cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas, insuficiência cardíaca, arritmias, comprometimento miocárdico.

Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados: portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência).

Doença cerebrovascular: acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular.

Doença renal crônica: doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular menor do que 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.

Imunossuprimidos: indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.

Hemoglobinopatias graves: doença falciforme e talassemia maior.

Obesidade mórbida: índice de massa corpórea (IMC) igual ou superior a 40.

Síndrome de Down: trissomia do cromossomo 21.

Cirrose hepática: Child-Pugh (escore de classificação) A, B ou C.

A íntegra das etapas das comorbidades pode ser consultada no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

Para obter informações e esclarecer dúvidas sobre a Covid-19 e a vacinação, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo 0800 647 0156 e o WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas.

Fonte: Assessoria
10/05/2021 0 Comentários 531 Visualizações
Variedades

Live com Guri de Uruguaiana é atração de Dia das Mães

Por Caren Souza 07/05/2021
Por Caren Souza

Neste domingo, dia 9, em comemoração do Dia das Mães, a Prefeitura de Estância Velha transmitirá uma live com o Guri de Uruguaiana. A atração com o humorista gaúcho inicia às 18 horas e será transmitida na página da Prefeitura no Facebook. Nesta semana, o artista esteve na cidade, acompanhado do seu companheiro Licurgo, quando gravou um vídeo de valorização e incentivando a população a comprar no comércio local. O link da página da Prefeitura no Facebook é: www.facebook.com/PrefeituraEstanciaVelha.

O prefeito Diego Francisco conta que a ideia de realizar a live no final da tarde do Dia das Mães é para finalizar esse dia tão especial com alegria. “O Guri de Uruguaiana dispensa apresentações. Tenho certeza, que seu show nos fará rir demais”, coloca.

Desde quarta-feira, a Administração tem realizado ações voltadas ao Dia das Mães. Na quarta-feira, um vídeo incentivando a população a comprar no comércio local foi lançado. Neste vídeo, aparece Guri de Uruguaiana e Licurgo aproveitando as promoções e a diversidade do comércio para fazer as compras de Dia das Mães.

Nesta quinta-feira, a Prefeitura divulgou um vídeo em homenagem às mães. A história mostra a relação de mãe e filha. Todos os dias, a mãe leva a filha à escola e deixa um bilhete com uma mensagem de carinho à filha. Em dado momento, a filha retribui tanto amor e carinho e coloca um bilhete no lanche da mãe, que é profissional da saúde e atua na linha de frente da Covid.

Fonte: Assessoria
07/05/2021 0 Comentários 635 Visualizações
Variedades

Brasileirão de Basquete: a excelente campanha da equipe Stock Med/União Corinthians

Por Caren Souza 07/05/2021
Por Caren Souza

A Stock Med/União Corinthians conquistou a classificação para as quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com um excelente desempenho. Disputando a Conferência Hélio Rubens, a equipe terminou na primeira colocação com 18 pontos conquistados, oito vitórias e duas derrotas – NBPG Ponta Grossa e Londrina Basketball -, além de ter a maior diferença de pontos do torneio, 137 positivos.

No retorno às competições nacionais na categoria adulta depois de 19 anos, a equipe do Esporte Clube União Corinthians ainda contou com grandes performances individuais. O armador e capitão Enzo Cafferata liderou a Conferência em pontos totais (159), média de pontos (15.9), o segundo em roubos (1.9) e segundo em média de assistências com 5.2 por jogo – ao lado do ala/armador Ícaro Parisotto. O pivô Ralfi Ansaloni comandou a Conferência com 9.2 rebotes por partida. Já o ala/pivô Rafael Paulichi também de destacou nos rebotes, aparecendo na quarta posição, com 7.7 de média.

O ala/armador Ícaro Parisotto também chamou atenção no número de cestas de 3, ficando na primeira colocação, com 2.7 de média por partida. Ênfase, ainda, para o pivô Ralfi Ansaloni, que atuou em todos os jogos com vitória gaúcha. O líder em eficiência – estatística avançada que soma diversos quesitos do jogo – foi o armador Enzo Cafferata com 202 (segundo em todo o torneio), que também liderou a equipe em minutos jogados, com 318 totais.

Seguência – A disputa do Brasileirão Masculino volta no próximo dia 15 de maio, com os duelos da repescagem e das quartas-de-final. A Arena Brusque será o palco do torneio até o Final Four, nos dias 21 e 22 de maio, quando o novo campeão brasileiro será conhecido.

Crédito: Junio Nunes | Fonte: Assessoria
07/05/2021 0 Comentários 678 Visualizações
Variedades

Mãe Real: uma conversa leve sobre os desafios da maternidade

Por Caren Souza 07/05/2021
Por Caren Souza

Aprofundar e discutir sobre maternidade é o foco principal da palestra que a ACIST-SL promove no próximo dia 12 de maio, das 18h30 às 20 horas, com a psicóloga Cecilia Nunes e Silva, sócia da Estalo Consultoria. “Toda mulher, em algum momento da vida, toma a decisão de ser ou não mãe e com ela vem a mistura de sonho, realidade, medo, alegria, família, carreira, culpa, plenitude, dentre outros sentimentos”, destaca a psicóloga.

Não existe caminho certo ou errado. Porém, quando a maternidade vem, ela enche a vida de mudanças.

É sobre essa mistura de emoções e sentimento puros que ela vai conversar, de forma leve, descontraída e com muito bom humor. “Desde muito pequenas, as mulheres são questionadas sobre esta decisão. Não existe caminho certo ou errado. Porém, quando a maternidade vem, ela enche a vida de mudanças”, pontua Cecília.

O encontro ocorrerá pela plataforma Google Meet. Para receber o link de participação, é preciso fazer a inscrição pelo portal, na aba Agenda, ou pelo fone (51) 3037065 ou e-mail [email protected]. O investimento é de R$ 35,00 para associados e de R$ 70,00 para demais interessados.

Sobre a palestrante

Cecilia Nunes e Silva é sócia fundadora da Estalo Consultoria. Graduada em Psicologia pela PUCRS, especialista em Psicologia Organizacional pela UNC/SC e formada em Desenvolvimento dos Grupos pela SBDG. Tem experiência de 15 anos em grandes organizações na área de Gestão de Pessoas. Atendeu empresas como Taurus, SLC Alimentos e Adami. Também possui atuação como gestora e responsável pelo desenvolvimento de lideranças e equipes. É analista Comportamental DISC, professional coaching pela Sociedade Latino Americana de Coaching. Também é mãe da Laura, 7 anos e Miguel, 1 ano.

Fonte: Assessoria
07/05/2021 0 Comentários 703 Visualizações
Cidades

Câmara lança campanha Novo Hamburgo Sem Fome durante a sessão desta quarta

Por Caren Souza 07/05/2021
Por Caren Souza

O Legislativo hamburguense lançou nesta quarta-feira (5), durante a sessão plenária, a campanha Novo Hamburgo Sem Fome. A ideia é firmar um termo de cooperação com o Município para ampliar o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional, proporcionando, por meio do Banco de Alimentos da Região do Calçado (Barc), a doação de mil cestas básicas por mês em maio, junho e julho.

Por mais que arrecademos muito, não daremos conta da necessidade que nosso município tem.

As cestas serão adquiridas por meio da transferência de valores do orçamento da Câmara Municipal (nos dois primeiros meses) e de doações de pessoas físicas e jurídicas (na terceira etapa da proposta). Conforme o presidente Raizer Ferreira (PSDB), a campanha é fruto de um grande esforço de economia implementado em todos os processos internos do Parlamento.

Com a pandemia do novo coronavírus, que já vitimou mais de 700 pessoas em Novo Hamburgo, houve um expressivo aumento da procura por alimentos em diversas entidades e grupos de apoio que recebem repasses do Banco de Alimentos. Já as doações de cestas básicas por empresas e pessoas físicas diminuíram, e as arrecadações presenciais em mercados e outros eventos estão impedidas devido à necessidade de manter os cuidados com o distanciamento social. Pensando nisso, a Câmara Municipal, em nome de todos os vereadores, a Prefeitura e o Barc atuarão juntos para implementar a campanha Novo Hamburgo Sem Fome. Cada instituição terá responsabilidades específicas. A prestação de contas se dará no mês de agosto.

Poderão ser beneficiadas famílias hamburguenses que tenham feito o registro de carência nas entidades cadastradas no Banco de Alimentos. Em suma, a Câmara repassa os recursos ao Executivo; a Prefeitura adquire os alimentos e encaminha ao Barc; o Banco de Alimentos armazena e distribui as doações às entidades cadastradas, que, por sua vez, entregam as cestas básicas às famílias.

Raizer Ferreira destacou que os vereadores Ito Luciano (PTB) e Fernandinho Lourenço (PDT) trouxeram a demanda da doação de alimentos e que, junto a todos os vereadores, a campanha foi montada para amenizar a fome na cidade. “O objetivo é engajar o maior número de pessoas possível”, ressaltou da tribuna. “Tenho certeza que outras campanhas virão pela sociedade civil e pela Prefeitura, mas essa começa na Câmara e tem o prazo de três meses. Mas nada impede que seja postergado mês a mês, de acordo com as doações que forem acontecendo”, apontou. O presidente informou que o duodécimo de R$ 100 mil já foi repassado à Prefeitura, que dará agora o encaminhamento da proposta.

Ito lembrou que nada é feito sozinho, mas em coletividade. Ele pontuou que a campanha não pode ser exclusiva da Câmara. “Temos de envolver a sociedade e a imprensa. Por mais que arrecademos muito, não daremos conta da necessidade que nosso município tem. Nós vemos outras campanhas na qual empresários chegam a doar toneladas de alimentos”, disse, acrescentando que a união faz a força e que todos têm de trabalhar para que ação seja o orgulho da legislatura.

Darlan Oliveira (PDT) ressaltou que enquanto pessoas estão catando comida do lixo e passando fome toda a prosperidade é falsa. “Contem comigo”, reforçou.

Fernandinho Lourenço disse é muito importante poder ajudar as famílias que realmente precisam. “Nos primeiros dois meses, fizemos a economia da Câmara, uma ação nossa. Mas no mês de julho, estamos zerados. Então, conversamos e os vereadores sugeriram que cada um dê sua contribuição real e pessoal e trabalhe pela arrecadação”.

Enio Brizola (PT) enfatizou que as empresas pararam de doar ou diminuíram a contribuição. “Muitas pessoas antes doavam e hoje são carentes de doações. O Estado precisa, de fato, repensar a política de assistência social. Os R$ 150,00 que as famílias recebem não suprem as necessidades mensais. Precisamos também de políticas públicas para que as micro e pequenas empresas se fortaleçam. Nossa iniciativa vai servir de exemplo para as Câmaras da região, do estado e do país. Estamos sendo protagonistas e, claro, que devemos fortalecer a campanha. A fome não espera. Ela também mata”, frisou o parlamentar.

Lourdes Valim (Republicanos) também saudou a união de todos os vereadores nesta ação solidária. “Precisamos olhar para as pessoas carentes. Eu acredito que a campanha não será de apenas três meses, porque teremos empresários e voluntário em Novo Hamburgo engajados para tirar o município da fome”, disse.

Sergio Hanich (MDB) propôs que o Banco de Alimento relacionasse todas as instituições cadastradas para que a comunidade saiba onde procurar ajuda em cada bairro.

Banco de Alimentos

Neli Silveira, em nome do Banco de Alimentos, disse que o momento é de reconhecer a cidadania do ato promovido pela Câmara. “Tenho certeza que é um protagonismo em termos de poder legislativo, uma frente nova que estamos abrindo e, como banco, estamos extremamente felizes em fazer parte. Hoje, atendemos a 36 entidades em Novo Hamburgo e queremos agregar outras dentro da campanha para que realmente alcancemos uma Novo Hamburgo sem fome. Nosso lema é quem tem fome tem pressa. Não adianta ficarmos com cestas estocadas”, disse Silveira.

Ele acrescentou que faltam ao Barc informações de famílias que realmente precisam de ajuda. “Nos ajudem, indicando líderes comunitários e entidades sérias, para trabalharmos juntos. Ano passado, distribuímos 281 toneladas de alimentos. Mas, em 2021, instituições e empresas restringiram as doações e a demanda de quem precisa aumentou muito. Parabéns pelo projeto, seremos parceiros, firmes e transparentes como fazemos há 10 anos aqui na região. Sonhando junto, fazemos a realidade”, frisou.

Cesta padrão

A cesta básica padrão é composta por 2 quilos de arroz branco, 2 quilos de açúcar refinado, 1 quilo de farinha de trigo, 1 quilo de farinha de milho, 2 quilos de feijão, 1 quilo de leite em pó, 2 quilos de massa com ovos, 900 ml de óleo de soja, 1 quilo de sal moído e 0,8 kg de biscoito.

Empresas e entidades interessadas podem se tornar ponto de coleta da campanha. Basta solicitar material para a Câmara e, quando efetuar a doação ao Barc, fazer em nome da Câmara Municipal e da campanha Novo Hamburgo Sem Fome.

Fonte: Assessoria
07/05/2021 0 Comentários 679 Visualizações
Business

Antecipação do 13º salário dos aposentados pode impulsionar vendas do varejo gaúcho

Por Caren Souza 07/05/2021
Por Caren Souza

Autorizada pelo Governo Federal através da publicação de decreto no Diário Oficial da União desta quarta-feira (5) a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS é uma medida que pode representar mais um desafogo para as combalidas finanças dos varejistas gaúchos nos próximos dois meses.

Esse reforço financeiro e a chegada dos dias mais frios deve ter um reflexo muito bom nas vendas.

“Vivemos um momento em que uma injeção expressiva de recursos na economia como a que vai acontecer com o pagamento do 13º salário em duas parcelas nas folhas de maio e junho significa uma perspectiva animadora para o varejo do Rio Grande do Sul. Estimamos um incremento de até R$ 4 bilhões na economia gaúcha, com cerca de 60% a 65% deste valor sendo destinado ao consumo e o restante aplicado na quitação de débitos e recuperação de crédito pelos consumidores”, ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

O pagamento do 13º salário será feito em duas vezes, com a primeira parcela correspondendo a competência maio e sendo paga entre 25 de maio e 8 de junho e a segunda, valendo para a competência junho, com pagamento de 24 de junho a 7 de julho.

“A exemplo do que ocorreu em 2020, essa medida que o Governo Federal adota é muito importante. Ainda mais em um momento no qual as atividades econômicas estão permitidas com mais flexibilizações, o inverno se aproxima e a bolha de consumo que está freada há alguns meses nos parece estar se aquecendo novamente. Esse reforço financeiro e a chegada dos dias mais frios deve ter um reflexo muito bom nas vendas do chamado setor mole (vestuário e calçados), que enfrenta perdas de até 50% desde março de 2020”, lembra Vitor Augusto Koch.

Com essa boa perspectiva, é importante que os lojistas estejam preparados e focados para vender, ofertando qualidade no atendimento e produtos com preços adequados ao orçamento das famílias gaúchas. Além disso, é bom estarem cientes de que boa parte dos consumidores deverá optar por fazer compras à vista ou utilizando o crediário próprio das lojas.

Os aposentados também devem planejar a melhor estratégia para utilizarem os recursos oriundos da antecipação do 13º salário, seja renegociando dívidas ou efetuando novas compras. A principal delas é observar sua capacidade de pagamento mensal, para não criar débitos que não podem ser quitados futuramente. E, também, lembrar que com esta antecipação, o pagamento no final do ano não será efetuado.

No Brasil, a projeção do Ministério da Economia é de que cerca de R$ 53 bilhões sejam injetados na economia nacional. A primeira parte do 13º salário corresponde a 50% do valor do benefício e será distribuída juntamente com os outros benefícios do mês de maio, entre os dias 25 de maio e 8 de junho. Já a segunda, que pode receber descontos do Imposto de Renda, a depender do valor recebido, deve cair com os benefícios do mês que vem, entre os dias 24 de junho e 7 de julho.

Fonte: Assessoria
07/05/2021 0 Comentários 860 Visualizações
Business

ACINP lança promoção comercial exclusiva para associados no mês das mães

Por Caren Souza 07/05/2021
Por Caren Souza

O Dia das Mães é considerado a segunda melhor data em faturamento para o comércio, e representa um aumento significativo no movimento de bares e restaurantes. Pensando nisso, em fomentar a economia tão prejudicada com a pandemia, a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis- ACINP lançou a promoção Mês das Mães Premiado. A campanha é exclusiva para associados da entidade, e reúne mais de 80 lojas participantes de Nova Petrópolis.

Para participar é simples! Os consumidores que realizarem suas compras nos estabelecimentos participantes da campanha, de 6 a 30 de maio de 2021, receberão um cupom a cada R$ 150,00 em compras. O cupom deverá ser preenchido com os dados do participante e depositado em urna específica disponível no próprio estabelecimento.

Serão sorteados cinco vales compra de R$ 500,00, duas cestas com presentes especiais para as mães, um ensaio fotográfico da Margarida Neumann Fotografia e uma diária para casal no Hotel Petrópolis. Ao total, serão nove contemplados.

Não podem participar lojistas e funcionários das lojas participantes da campanha com cupons da própria loja. Da mesma forma, diretores e colaboradores da ACINP e das gráficas fornecedoras. O sorteio será realizado no dia 02 de junho de 2021, às 11 horas, na sede da entidade, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Associação.

O Mês das Mães Premiado é uma realização ACINP, e conta com o patrocínio de gestão de Círculo Operário Caxiense, Hotel Petrópolis, Safeweb e Sicredi. Acesse www.acinp.com.br/mesdasmaes e confira a lista completa das empresas participantes. Mais informações pelos fones (54) 3281.1755/ 3281.3750 ou pelo email [email protected].

Fonte: Assessoria
07/05/2021 0 Comentários 673 Visualizações
Variedades

Vagas em TI superam crescimento de 2020 e aumentam 20% só no trimestre de 2021

Por Caren Souza 07/05/2021
Por Caren Souza

O Banco Nacional de Empregos – BNE realizou levantamento que aponta que as vagas de TI continuam em crescimento. Segundo o site de currículos, a área já vinha em crescimento há alguns anos, mas ganhou mais fôlego após a eclosão da pandemia. Na comparação de janeiro a setembro de 2019 com o mesmo período de 2020, a ampliação de oportunidades foi de 63%.

A tendência se mantém no início de 2021. No primeiro trimestre, o aumento foi de quase de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 3.958 vagas somadas no trimestre do ano passado e 4.735 oportunidades neste ano.

Para o CEO do BNE, Marcelo de Abreu, a propensão é que a área de TI continue em expansão. “Com a pandemia, muitas profissões foram afetadas negativamente. Porém, algumas ocupações tiveram grande crescimento de vagas, como é o caso da área de TI, que espelha a mudança comportamental do empreendedor e do consumidor após os efeitos da Covid-19 no país”, comenta.

Os números

Em janeiro de 2021, o número de vagas na área foi quase 110% em relação ao mesmo período do ano anterior: 1.603 oportunidades contra 766. Em março, foram 1.633 contra 1.609. “Em março do ano passado, com o início da pandemia do Brasil, já se registrava aumento de vagas para os profissionais de TI”, explica Abreu. Além do aumento de vagas deste setor, as áreas de saúde, logística e construção civil também foram na contramão da crise.

“Devido aos esforços no combate à pandemia, houve crescimento de oportunidades para os profissionais na área da saúde. Além disso, os consumidores passaram a utilizar muito mais os serviços de delivery, internet e e-commerce, ou seja, áreas diretamente ligadas à tecnologia e à logística. Já o setor de construção civil cresceu por conta da compra da casa própria facilitada, pois houve redução dos juros e a criação de linhas de financiamento nos bancos”, finaliza Abreu.

BNE – Banco Nacional de Empregos

Há mais de 20 anos no mercado, o BNE é um dos sites de currículos mais importantes do Brasil. O principal objetivo é facilitar a interligação entre o empregador e empregado no mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente. O BNE conta com mais de 135 mil empresas cadastradas, que buscam currículos diariamente e oferecem diversas novas oportunidades de trabalho todos os dias. Saiba mais em: http://www.bne.com.br/

Fonte: Assessoria
07/05/2021 0 Comentários 1,1K Visualizações
Notícias mais recentes
Notícias mais antigas

Edição 306 | Mai 2026

Entrevista | Entenda os impactos da nova Lei de Licenciamento Ambiental

Comportamento | Mulheres estão mais criteriosas quando o assunto é casamento

Feira | Sapiranga reuniu 129 expositores no Fly Hub em evento de networking

Arte | Presto Produções comemora duas décadas de história

Acompanhe a Expansão

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube

Notícias mais populares

  • 1

    Cidades atendidas pelo Sebrae RS são destaque em ranking nacional de desburocratização

  • 2

    Salton reúne 400 pessoas no Ciclos & Vinhas e apresenta vinhedos 100% livres de herbicida

  • 3

    Evento reúne noivos e fornecedores de casamentos sustentáveis

  • 4

    Hambúrgueres certificados ampliam mercado da carne Angus no Brasil

  • 5

    The Soccer Point retorna a Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2026

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin
  • Youtube
  • Email

© Editora Pacheco Ltda. 1999-2022. Todos os direitos reservados.


De volta ao topo
Expansão
  • INÍCIO
  • NOIVAS
  • CATEGORIAS
    • Business
    • Cidades
    • Cultura
    • Ensino
    • Gastronomia
    • Moda e beleza
    • Projetos especiais
    • Saúde
    • Variedades
  • EDIÇÕES ONLINE
  • Bicentenário
  • SOBRE
  • ASSINE
  • FALE CONOSCO