Como parte do plano de ação para o inverno em Novo Hamburgo, a Prefeitura abrirá, pela primeira vez em 2026, um abrigo emergencial para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de frio intenso. A estrutura começa a funcionar a partir das 19 horas desta terça-feira (23), no Ginásio Alberto Mosmann, localizado na Rua Marechal Câmara, 925, no bairro Ideal, ao lado da Fenac (acesso pela Rua 3 de Outubro). A permanência será até às 7 horas de quarta-feira (24).
A iniciativa integra a ação de inverno desenvolvida em conjunto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (SDSH) e pela Defesa Civil de Novo Hamburgo, que acompanham de forma permanente a previsão meteorológica e a evolução das temperaturas.
Com a previsão de que a próxima madrugada registre temperaturas abaixo dos 5°C, o Município decidiu colocar em funcionamento a estrutura preparada para o acolhimento da população em situação de rua. A SDSH seguirá, sob orientação da Defesa Civil, monitorando a previsão do tempo e informando sobre a abertura do espaço. Há a expectativa que o abrigo esteja aberto nas noites de quarta, quinta e sexta-feira pela previsão atual. “Nossa equipe está preparada para atender a parcela mais vulnerável da população nos dias de frio intenso de forma digna e humanizada. O ginásio estará pronto para receber quem precisar de abrigo nesta noite”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Anne Saul.
O espaço estará estruturado para oferecer colchões, cobertas, roupas de cama, alimentação, banho e demais itens necessários ao acolhimento. A secretária também ressalta que o abrigo contará com espaço apropriado para os animais de estimação que acompanham as pessoas em situação de vulnerabilidade, além de disponibilizar ração para os pets.
A ação conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), responsável pela cedência do ginásio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMMADU), que prestará atenção aos animais acolhidos, e da Guarda Municipal, que atua de forma integrada na operação.
Contatos para atendimento
Em situações de urgência ou emergência relacionadas ao frio intenso, a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones (51) 3587-7863, (51) 99467-6568, (51) 98058-9979 e (51) 99707-9954, ou a Guarda Municipal, pelo telefone 153. Os órgãos mantêm atuação integrada com a SDSH para o encaminhamento dos atendimentos necessários.
Além disso, o Município conta com o Centro POP, serviço especializado no atendimento à população em situação de rua, que pode ser contatado pelo telefone (51) 3035-5904.
As doações da Campanha do Agasalho também seguem disponíveis nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para famílias cadastradas, reforçando a rede de proteção social durante o período de baixas temperaturas.


